Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR Notícias

Homenagem póstuma ao idealizador do projeto U2 & 22, uma série de bootlegs com canções ao vivo de shows do U2

Homenagem póstuma ao idealizador do projeto U2 & 22, uma série de bootlegs com canções ao vivo de shows do U2

Os seguidores do blog estão acompanhando que, nas comemorações da vinda do U2 ao Brasil com shows da ‘The Joshua Tree Tour 2017’, está sendo disponibilizado aqui à cada final de semana, até 14 de Outubro, uma série de bootlegs com canções ao vivo de shows da banda intitulados U2 & 22, criados pelo extinto grupo ‘Sem Limites No Horizonte’.
Mas uma triste notícia chegou esta semana através de Carlos Lopes Anselmo, um dos colaboradores pelo projeto: o falecimento repentino de Antonio Mancio, o idealizador deste projeto, que foi quem selecionou as coletâneas. Um presente de um grande fã, para todos os fãs.
Seu trabalho continuará sendo disponibilizado no blog conforme o planejado inicialmente, como homenagem e também, agradecimento.
Para quem não teve acesso aos primeiros volumes, seguem os links das postagens:

VOLUMES 1 – 2

VOLUMES 3 – 4

VOLUMES 5 – 6

Carlos Lopes Anselmo nos enviou uma nota:

“Antonio Mancino Mancio, um italiano que nasceu em Reggio-Emilia em 1964 e que em sua juventude nos anos 80 teve o privilégio de assistir ao vivo lendas do rock como Led Zeppelin, The Police, Bruce Springsteen e para ele, o grupo que ele mais amava, o U2; cujo primeiro show que ele foi ao vivo, foi simplesmente na WAR Tour, e desde então ele foi em quase todas as turnês do U2, com exceção da iNNOCENCE + eXPERIENCE e a atual The Joshua Tree Tour 2017. Mesmo não vendo a turnê de 30 anos agora, ele viu 2 shows da turnê original em 1987.

Um italiano quase brasileiro, que morou durante alguns anos aqui em São Paulo nos anos 90, depois retornando para a Itália, onde testemunhou praticamente da esquina de onde morava, o show do U2 com maior público da história, em Reggio-Emilia no ano de 1997, pela PopMart Tour. Não é qualquer um que tem um show tão especial no quintal de casa praticamente, e ele era especial, amava o U2 e principalmente, era um bom amigo e tinha um coração maior do que ele mesmo. Talvez isto explique o motivo de sua morte, um infarto fulminante no dia 20/09/2017.
Se casou com uma brasileira e retornou ao Brasil em 2012 para João Pessoa, terra de sua esposa, e lá passou os últimos anos de sua vida, até retornar para a Itália em Junho, para talvez um capricho do destino, partir em sua terra natal.
Em 2009 ele criou o grupo U2ItaliaDownloads no antigo Orkut, onde compartilhava shows ao vivo do U2 (áudios, gravados por fãs em shows, ou soundboards), que ele baixava em sites como U2torrents e U2Start, e na época, ele subia no Rapidshare, Megauploud e compartilhava em seu grupo. Ele sempre dizia que tinha tantos shows maravilhosos, que tinha que compartilhar isto com os fãs.
Foi ali, em 2009, que eu o conheci. Nem sabia o que era bootlegs (gravações não oficiais), e baixava todos os shows que ele postava, e ia ouvindo num aparelhinho de MP3 indo para o trabalho, ou no fim de semana no rádio do carro, e sempre um show novo surgia, pois o Antonio sempre que conseguia uma nova gravação naquela fase, da 360°, disponibilizava para nós.

Ficamos amigo e em 2009 ainda, já na expectativa da 360° vir para o Brasil, comentei do receio de não conseguir ingressos, e foi quando ele me disse: “Anselmo, assine o U2.com, lá tem pré-venda para os assinantes”.
E foi o que eu fiz, entrei no site e não conseguia e o chamei, daí ficamos umas duas horas com ele me ajudando até dar certo, aqui era umas 23:00 quando começamos, e depois que me dei conta que lá era umas 03:00, e mesmo ele tendo que trabalhar no dia seguinte, ficou ali até eu conseguir, e disse que fazia isto por prazer, pois ele tinha ido num show em Milão e disse que eu tinha que ir também aqui no Brasil. Era um grande amigo.
O tempo passou, a turnê 360° foi embora, mas a amizade permaneceu.

Em 2015 quando o Orkut já não mais existia, na expectativa da iNNOCENCE + eXPERIENCE, eu sugeri a ele que fizéssemos um grupo no Facebook, para revivermos aquela faze bacana da U2ItaliaDownloads. Ele baixava os shows, eu fazia as capas e postávamos. As vezes o show era um dia e no dia seguinte já tínhamos o áudio. E o grupo chegou a ter 1500 pessoas. Mas infelizmente pelas políticas do Facebook, o grupo foi excluído. Neste ano tentamos de novo, e quando estávamos com 30 pessoas, de novo fomos banidos, por causa dos links e por acharem que talvez fosse pirataria, mas no mundo todo, bootlegs não são considerados pirataria, desde que compartilhados, e jamais vendidos.
Desde o ano passado, começamos a desenvolver uma ideia, inspirado no U22 da 360°, disponibilizado pelo U2.COM a seus assinantes. A ideia era montar uma seleção de 22 músicas com alta qualidade de cada turnê, e fizemos, refizemos, até que ele ficou satisfeito. Ele fazia as seleções e eu as capas, foi uma brilhante parceria, e fica sendo isto um último presente dele para os fãs, da banda que ele mais amava.

Era raro um dia em que eu não conversava online com ele, ou através de aplicativo de mensagens no celular. Conversávamos horas as vezes e tínhamos combinado de quem um dia, numa futura turnê do U2, iriamos ver um show juntos na Europa. Mas não deu tempo. Mas muito obrigado meu amigo, por toda a sua consideração e amizade, e hoje sei que está num lugar em que as ruas não tem nome, um lugar onde pessoas como você habitam. Vai com Deus meu amigo.”

Anselmo

Posts Relacionados

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Tecpar lança edital para credenciar profissionais para realização de auditorias internas

Estudo Prefeitura do Rio de Janeiro – Impacto econômico do show de Madonna na Praia de Copacabana

Intercambistas compartilham experiências e revelam principais aprendizados

11,4% – Inadimplência atinge o menor nível desde 2022

MuleBule completa 20 anos de história e se consolida como a maior em seu segmento no Sul do Brasil

Mercur lança nova marca no ano do seu centenário

Empreendedorismo com propósito