Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Hospital de campanha para atender pacientes com Covid-19 conta com tecnologia ECTAS para o tratamento do efluente

Empresa especializada em saneamento é a responsável por desenvolver e implantar toda a solução para o tratamento eficiente do esgoto do empreendimento

ECTAS, empresa especializada em saneamento, é a fornecedora de toda a solução para o tratamento eficiente do esgoto do hospital de campanha para pacientes infectados pela Covid-19, que está em fase final de construção em Manguinhos, Rio de Janeiro.

O empreendimento contará com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de alto desempenho pronta para operar uma vez que sairá da fábrica pré-montada, proporcionando rápida instalação e atendendo a urgência da ação. Os equipamentos estarão em funcionamento em até três dias após a sua chegada ao hospital. A previsão é que tudo esteja funcionando em 30 de abril, conforme expectativa da direção da ECTAS. A partir de então, o centro hospitalar tratará de forma eficaz todo efluente gerado em sua unidade.

A contratação para os trabalhos se deu em caráter emergencial, e a ECTAS correspondeu com agilidade tanto com relação ao atendimento inicial quanto à produção dos produtos, reconhecidamente rápida em função do processo produtivo patenteado pela empresa e sua comprovada experiência no setor. Com isso, toda a solução para o tratamento eficiente do esgoto do hospital será entregue em prazo recorde de 23 dias. O sistema inclui:

  • Projeto;
  • Estação elevatória de esgoto;
  • Estação de tratamento de esgoto (sistema de tratamento preliminar / sistema de tratamento biológico MBBR/IFAS / sistema de desinfecção e dosagem de químicos);
  • Fornecimento de tanques especiais em PRFV (plástico reforçado com fibra de vidro) ultrarreforçados; e
  • Equipamentos automatizados para diminuir a incidência de mão de obra.

Importante frisar que a ECTAS está em linha com a Organização Mundial de Saúde – OMS, seguindo todas as recomendações para a segurança de seus funcionários dentro da empresa e em campo durante as instalações. Uso do álcool gel, alternância dos horários de almoço, ações pontuais nos horários de pico (entradas, saídas e trocas de turnos) para evitar aglomeração, bem como o uso de máscaras e EPIs indicados pelo Ministério da Saúde.

O vírus e a falta de saneamento

Em tempos de Covid-19 a problemática recorrente no Brasil da falta de saneamento básico fica ainda mais evidenciada. De acordo com dados do Instituto Trata Brasil, quase 100 milhões de brasileiros não têm acesso ao serviço de esgoto e aproximadamente 35 milhões, à água tratada. Ou seja, sem água de boa qualidade, como fazer a higiene correta das mãos?

A preocupação cresce ao passo que pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG alertam para efeitos de presença do novo coronavírus no esgoto. Nota técnica publicada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – INCT ETEs Sustentáveis, que se dedica a pesquisas e ações relacionadas ao tratamento de esgoto e é sediado na UFMG, menciona estudo divulgado pela revista Lancet Gastroenterol Hepatol (vol. 5, abril/2020) para defender que uma das estratégias para detecção da presença de doença ou infecção viral na população (mesmo entre portadores assintomáticos) é o monitoramento do esgoto.

Os trabalhos publicados na revista mostraram que pacientes com a Covid-19 apresentaram em suas fezes o RNA do Sars-CoV-2, o novo coronavírus, causador da doença. Com o objetivo de avançar nessa pesquisa, o INCT ETEs Sustentáveis já vem realizando estudos do gênero, concentrados, num primeiro momento, em bactérias resistentes a antibióticos e outros potenciais patógenos conhecidos.

De acordo com o texto, outra implicação importante da possibilidade de transmissão feco-oral do Sars-CoV-2 é que, no período de duração da pandemia, uma enorme quantidade de carga viral deve estar sendo despejada nos rios. Isso está diretamente relacionado à situação sanitária do Brasil, já que apenas 46% do esgoto no país são tratados, segundo a edição de 2018 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS. Para os pesquisadores, como consequência poderá haver aumento da disseminação do Sars-CoV-2 no ambiente e a infecção da parcela mais vulnerável da população, que não tem acesso à infraestrutura adequada de saneamento básico.

Tecnicamente falando

A solução ECTAS feita sob medida para o centro hospitalar conta com um sistema tipo monobloco (todas as fases de tratamento em um único bloco compacto), com capacidade para receber e tratar a vazão de até 65,00 m³/dia, provenientes dos 200 leitos do hospital modular. Como complemento, a solução dispõe de dosagem de químicos (alcalinizante + antiespumante) e sistema de desinfecção.

Tendo em vista as características do empreendimento e do efluente gerado, optou-se pela tecnologia de tratamento MBBR, um aprimoramento da tecnologia lodos ativados, onde se inserem meios suportes de alta área superficial (Mídias/ECTAS) dentro do reator biológico, resultando num sistema extremamente eficiente, com menor área de instalação, menor consumo de energia e simplicidade operacional e de instalação.

meio suporte (Mídias/ECTAS) é construído com material inerte e possui elevada área interna, propiciando o estabelecimento das bactérias e formação do biofilme. Este último fornece um substrato mais estável para as bactérias se desenvolverem, requerendo assim menor espaço quando comparado com outros sistemas biológicos e muito menos controles.

Perfil ECTAS Saneamento

Especializada em saneamento, a ECTAS promove, há mais de 20 anos, soluções de alta qualidade para o mercado mundial. De forma personalizada, atende aos mais diversos segmentos, desde residências, hospitais, universidades, indústrias e construtoras a companhias públicas e privadas, empresas de projetos, consultorias e empreiteiras, baseada nos quatro pilares essenciais para as soluções de saneamento: Eficiência, Modularização, Descentralização e Opex extremamente baixo.

Com equipe altamente qualificada, e um amplo portfólio de soluções e projetos robustos, a ECTAS se posiciona no mercado de saneamento como uma empresa completa, apta a atender toda e qualquer demanda deste setor. Projetos especializados, estações de tratamento (água e esgoto), estações elevatóriassistemas unifamiliaresreservatórios, poços de visitaplantas industriais e planos municipais de saneamento, tudo é desenvolvido por meio de projetos inovadores, com capacidade de geração de Value for Money e entregue de forma profissional e customizada para garantir alto valor agregado.

Tendo a sustentabilidade como indicador de qualidade dos negócios, a ECTAS trabalha com metas alinhadas às melhores práticas internacionais. Suas soluções colaboram para que a atuação das cidades gere o menor impacto possível na natureza, bem como com empreendimentos que buscam ou já possuem o “selo verde”. Por isso, não abre mão da busca contínua por produtos, tecnologias e aplicações com melhor desempenho, visando otimização dos recursos disponíveis, assegurando qualidade, confiança e preservação do meio ambiente.

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)