Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Hospital Infantil recebe novos equipamentos com tecnologia de ponta para cirurgias e exames

Fotos: Fabricio Escandiuzzi / SES

O Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, recebeu novos equipamentos para cirurgias e exames com tecnologia de ponta para o atendimento dos pacientes. Entre as aquisições está uma mesa cirúrgica única na América Latina para tratamento da escoliose infantil, um novo sistema de vídeo cirurgia portátil e um aparelho de ultrassom.

A nova mesa de escoliose (Mesa Allen) foi usada pela primeira vez nesta segunda-feira, 18, pela equipe de cirurgia da coluna composta pelos cirurgiões André Luis Fernandes Andujar, Henrique Dagostin de Arjona e anestesista Valeria Blanco. Entre as vantagens em relação ao equipamento tradicional, destaca-se o posicionamento do paciente, o que significa maior proteção e menos riscos de lesões na pele da criança devido às pressão durante procedimentos cirúrgicos. O posicionamento possui controles de movimento com maior precisão e suavidade, trazendo segurança ao paciente e facilidade para a equipe cirúrgica.

O apoio para cabeça é mais confortável e possibilita a avaliação constante da face e via aérea pelo espelho acoplado a este componente, bem como possibilita a mobilização da cabeça e mudança dos pontos de apoio de forma muito simples e segura. Os apoios das articulações dos membros superiores são ergonométricos e estáveis, protegendo os acessos venosos realizados no paciente.

A escoliose é uma enfermidade que, dependendo sua gravidade, provoca um incômodo forte e se não tratada pode comprometer as funções cardiopulmonares. Em casos muito especiais, pode atingir o sistema nervoso e causar paralisia nos membros inferiores. A unidade catarinense ainda conta com uma impressora 3D onde serão feitos os moldes de coluna para o planejamento da cirurgia.

“Essa mesa é única na América Latina, não havendo nenhuma similar no mercado brasileiro. Tal equipamento satisfaz as necessidades técnicas que surgem durante o ato cirúrgico de alta complexidade realizado pela equipe, minimizando os riscos e melhorando a segurança do paciente, reduzindo os custos e melhorando a qualidade final do procedimento realizado”, explica o diretor do HIJG, Flamarion Lucas.

Procedimentos sem uso de centro cirúrgico

O otorrinolaringologista André Maranhão explica que o novo equipamento de vídeo cirurgia portátil Tele Pack X Led proporcionará a realização de exames delicados, como a videoendoscopia nasal, sem a necessidade de centro cirúrgico. “Esses procedimentos poderão ser realizados no leito do paciente ou no ambulatório, sem ser preciso deslocamento. Isso representa menor exposição a riscos de infecção hospitalar, com procedimentos menos invasivos e com maior assertividade”, disse. “Além disso, os exames são gravados e podem ser utilizados para estudos e debates, otimizando os laudos”

“É um benefício, uma conquista histórica para crianças que apresentam dificuldades para respirar e que agora poderão ser tratadas aqui sem a necessidade de deslocamento a outros estados”, comemora a médica otorrinolaringologista do HIJG, Ana Amélia. “O aparelho permite que pacientes graves possam ser atendidos no leito e que lesões mínimas na laringe possam ser identificadas”.

O serviço de otorrinolaringologia do Joana de Gusmão é responsável pelo tratamento de inúmeras patologias nasais, orais, supraglóticas, de laringe e em alguns casos, em que é possível o acesso endoscópico até mesmo patologias subglóticas. Essas são patologias potencialmente graves e até mesmo fatais. Em alguns casos, o tratamento cirúrgico imediato, se faz necessário pelo risco de obstrução respiratória e óbito

O tratamento cirúrgico de muitas patologias é feito através da microcirurgia de laringe que é indicada para remoção de pólipos, nódulos, cistos, hemangiomas, papilomas, tumores malignos precoces, biópsias e outras lesões de pregas vocais ou da laringe como um todo. O acesso cirúrgico exige o uso de um laringoscópio de suspensão, que se apóia nos dentes (geralmente incisivos centrais) e sobre o tórax, e adaptação de microscópio.

Ultrassom

O médico Alexandre Buffon ainda destaca que o ultrassom portátil adquirido pelo HIJG pode ser utilizado em procedimentos cirúrgicos mais simples. “É um equipamento de grande relevância para a nossa prática médica diária, pois facilita procedimentos de anestesia como bloqueio de plexos nervosos, acessos venosos e arteriais, ultrassonografia pulmonar e cardíaca que pode ser utilizada para monitorização”, destaca.

Posts Relacionados

De Vw Voyage a imóveis no litoral: veja os bens dos candidatos à prefeitura de Balneário Camboriú.

Diário da Cidade

Agência Nacional de Águas inclui Santa Catarina no projeto Monitor de Secas

História em quadrinhos valoriza cultura italiana do sul do Brasil

Prazo para inscrições no Programa de Pesquisa Universal termina dia 23 de setembro

Recicla Xanxerê coleta mais de 6 toneladas de produtos

Setembro amarelo e o tabu com o tema

Projeto de Dário torna inafiançável crime relacionado a pedofilia

Novo protocolo sanitário define regras para retorno de esporte recreativo em SC

Alesc aceita segundo pedido de impeachment de governador e vice

Movimento MP Mulheres SC lamenta “prática de fazer graça com a violência doméstica”

Grupo Pereira dobra as doações do tradicional Troco Solidário

CartonDruck doa mais de 1,3 milhão de copos descartáveis de papel para hospitais de Santa Catarina

A EFICÁCIA DA GRATIDÃO pela psicóloga Sandra Morais

Lei institui Delegacia Virtual da Mulher em Santa Catarina

Diário da Cidade

Produtor artesanal catarinense vai expandir o mercado para todo o território nacional

Cuidados simples evitam a entrada de escorpiões em casa

Diário da Cidade

Governo do Estado entrega nova frota de ônibus escolares

Governo realiza chamada de 36 engenheiros para a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade

Santa Catarina passa a ter ligação aérea com Miami no transporte de cargas

Caixa credita hoje saque emergencial do FGTS para nascidos em junho

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: