Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Hospital Infantil recebe novos equipamentos com tecnologia de ponta para cirurgias e exames

Fotos: Fabricio Escandiuzzi / SES

O Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, recebeu novos equipamentos para cirurgias e exames com tecnologia de ponta para o atendimento dos pacientes. Entre as aquisições está uma mesa cirúrgica única na América Latina para tratamento da escoliose infantil, um novo sistema de vídeo cirurgia portátil e um aparelho de ultrassom.

A nova mesa de escoliose (Mesa Allen) foi usada pela primeira vez nesta segunda-feira, 18, pela equipe de cirurgia da coluna composta pelos cirurgiões André Luis Fernandes Andujar, Henrique Dagostin de Arjona e anestesista Valeria Blanco. Entre as vantagens em relação ao equipamento tradicional, destaca-se o posicionamento do paciente, o que significa maior proteção e menos riscos de lesões na pele da criança devido às pressão durante procedimentos cirúrgicos. O posicionamento possui controles de movimento com maior precisão e suavidade, trazendo segurança ao paciente e facilidade para a equipe cirúrgica.

O apoio para cabeça é mais confortável e possibilita a avaliação constante da face e via aérea pelo espelho acoplado a este componente, bem como possibilita a mobilização da cabeça e mudança dos pontos de apoio de forma muito simples e segura. Os apoios das articulações dos membros superiores são ergonométricos e estáveis, protegendo os acessos venosos realizados no paciente.

A escoliose é uma enfermidade que, dependendo sua gravidade, provoca um incômodo forte e se não tratada pode comprometer as funções cardiopulmonares. Em casos muito especiais, pode atingir o sistema nervoso e causar paralisia nos membros inferiores. A unidade catarinense ainda conta com uma impressora 3D onde serão feitos os moldes de coluna para o planejamento da cirurgia.

“Essa mesa é única na América Latina, não havendo nenhuma similar no mercado brasileiro. Tal equipamento satisfaz as necessidades técnicas que surgem durante o ato cirúrgico de alta complexidade realizado pela equipe, minimizando os riscos e melhorando a segurança do paciente, reduzindo os custos e melhorando a qualidade final do procedimento realizado”, explica o diretor do HIJG, Flamarion Lucas.

Procedimentos sem uso de centro cirúrgico

O otorrinolaringologista André Maranhão explica que o novo equipamento de vídeo cirurgia portátil Tele Pack X Led proporcionará a realização de exames delicados, como a videoendoscopia nasal, sem a necessidade de centro cirúrgico. “Esses procedimentos poderão ser realizados no leito do paciente ou no ambulatório, sem ser preciso deslocamento. Isso representa menor exposição a riscos de infecção hospitalar, com procedimentos menos invasivos e com maior assertividade”, disse. “Além disso, os exames são gravados e podem ser utilizados para estudos e debates, otimizando os laudos”

“É um benefício, uma conquista histórica para crianças que apresentam dificuldades para respirar e que agora poderão ser tratadas aqui sem a necessidade de deslocamento a outros estados”, comemora a médica otorrinolaringologista do HIJG, Ana Amélia. “O aparelho permite que pacientes graves possam ser atendidos no leito e que lesões mínimas na laringe possam ser identificadas”.

O serviço de otorrinolaringologia do Joana de Gusmão é responsável pelo tratamento de inúmeras patologias nasais, orais, supraglóticas, de laringe e em alguns casos, em que é possível o acesso endoscópico até mesmo patologias subglóticas. Essas são patologias potencialmente graves e até mesmo fatais. Em alguns casos, o tratamento cirúrgico imediato, se faz necessário pelo risco de obstrução respiratória e óbito

O tratamento cirúrgico de muitas patologias é feito através da microcirurgia de laringe que é indicada para remoção de pólipos, nódulos, cistos, hemangiomas, papilomas, tumores malignos precoces, biópsias e outras lesões de pregas vocais ou da laringe como um todo. O acesso cirúrgico exige o uso de um laringoscópio de suspensão, que se apóia nos dentes (geralmente incisivos centrais) e sobre o tórax, e adaptação de microscópio.

Ultrassom

O médico Alexandre Buffon ainda destaca que o ultrassom portátil adquirido pelo HIJG pode ser utilizado em procedimentos cirúrgicos mais simples. “É um equipamento de grande relevância para a nossa prática médica diária, pois facilita procedimentos de anestesia como bloqueio de plexos nervosos, acessos venosos e arteriais, ultrassonografia pulmonar e cardíaca que pode ser utilizada para monitorização”, destaca.

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê