Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Hospital Marieta firma parceria com fotógrafa e realiza sessão especial com os prematuros

Bebês com roupas de super-herói fazem sucesso na maternidade e proporcionam ainda mais alegria aos pais

 

Novembro recebe várias cores e uma delas é o roxo, em alusão à campanha de sensibilização para a prematuridade, que é quando o bebê nasce com menos de 37 semanas. Durante todo o mês, diversas campanhas são realizadas para alertar os pais sobre a importância de todos os exames e acompanhamento médico durante a gestação, mas além de falar sobre as possíveis causas, a ação também gira em torno dos prematuros e do contato deles com a mãe.

 

 

Neste ano, a campanha do Novembro Roxo fala da importância de não ter separação entre mãe e filho. No Hospital Marieta, os médicos atuam dessa forma, com o método chamado Canguru, onde a mãe fica direto com a criança. “Mesmo quando o bebê está na incubadora, incentivamos as mães a estarem próximas, cantando para a criança, fazendo com que ele sinta a presença dela. E, assim que a criança estiver estável, já pode ter o contato pele a pele, que além das melhoras científicas, ainda traz um vínculo muito forte entre a criança e a mãe”, comenta Roque Antônio Foresti, pediatra da UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen.

São em média 317 partos realizados todos os meses na instituição e mais de 655 atendimentos a gestantes e puérperas de todos os municípios da região da AMFRI.  Para levar alegria e ainda mais esperança ao setor de UTI neonatal, o Hospital Marieta firmou parceria com a fotógrafa Thamiris Pessoa (que há 4 anos vem fotografando partos no hospital e já passou pela experiência de ter uma filha prematura) para registrar os pequenos vestidos como eles realmente são: verdadeiros super-heróis. Atualmente, a UTI neonatal conta com 13 bebês prematuros e este momento é muito especial e de muita emoção para os pais. “É um gesto pequeno, mas que tem grande significado para as famílias e também para a equipe médica. É um momento de alegria e muita fofura com os pequenos lutadores vestidos de super-heróis”, Karine Martins, enfermeira supervisora da Maternidade e UTI Neonatal.

Os pais receberão uma foto, assim como um cartão especial com o pezinho do bebê carimbado para guardar de lembrança.

 

Motivos para a prematuridade

            De acordo com o pediatra da UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, os motivos são variados e podem surgir desde infecções e deslocamento prematuro de placenta até mesmo histórico familiar. O médico ainda afirma que, muitas vezes, é difícil evitar a prematuridade, porém, existem alguns cuidados que as mamães devem ter durante a gestação.  “Fumar, por exemplo, prejudica muito a saúde da mulher e do bebê e pode levar ao nascimento prematuro. É importante também que a mãe faça todos os exames de pré-natal corretamente e tenha uma alimentação saudável. O sobrepeso da mãe também pode causar a prematuridade”, explica o pediatra.

Posts Relacionados

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição