Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navenantes

Hospital Marieta recebe homenagem por estar entre os hospitais que mais captam órgãos em SC

Hospital Marieta recebe homenagem por estar entre os hospitais que mais captam órgãos em SC

No ano em que celebra o início das cirurgias de transplante renal, o Hospital Marieta comemora também o feito de estar entre os cinco maiores de Santa Catarina na captação e doação de órgãos. O reconhecimento veio durante o 21º Curso Estadual de Coordenadores Hospitalares de Transplantes, evento em que o principal hospital da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri) recebeu a homenagem. A organização foi da Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina (SC Transplantes).

Quando o assunto é captação de córneas, o Hospital Marieta está em primeiro lugar do ranking e atua lado a lado com algumas instituições na captação de outros órgãos. Estes números refletem diretamente nas pessoas que estão na fila de espera e terão mais uma chance de viver com qualidade.

Santa Catarina é o terceiro Estado com o maior número de doações efetivas, ficando atrás apenas de São Paulo e Paraná, respectivamente. O número de doadores de órgãos no Estado catarinense segue em uma crescente nos últimos anos. Em 2015 foram 203 doadores, em 2016 o número foi de 251 e em 2017 chegou a 282.

Uma equipe interna, chamada de Comissão Intra-Hospital de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), formada por enfermeiros e psicóloga, trabalha para dar suporte aos familiares dos pacientes com morte cerebral, o que garante a efetividade das doações.  E recentemente, há cerca de um mês, a unidade realizou o primeiro transplante de rins de sua história. “A abertura deste procedimento no Hospital Marieta cria um caminho para mais uma vocação. Já somos o hospital que mais capta órgãos em Santa Catarina. Começar a transplantar é algo totalmente benéfico aos pacientes da região”, afirma a diretora geral, Irmã Mercia Lemes.

Related posts

Motoristas e monitoras da Secretaria Municipal de Educação participam de capacitação

Projeto Brasil Velejador difunde projetos itajaienses pelo Brasil

Fama do litoral catarinense abre os olhos de investidores para novos destinos

diariodacidade

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: