Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Hospital Marieta recebe homenagem por estar entre os hospitais que mais captam órgãos em SC

Hospital Marieta recebe homenagem por estar entre os hospitais que mais captam órgãos em SC

No ano em que celebra o início das cirurgias de transplante renal, o Hospital Marieta comemora também o feito de estar entre os cinco maiores de Santa Catarina na captação e doação de órgãos. O reconhecimento veio durante o 21º Curso Estadual de Coordenadores Hospitalares de Transplantes, evento em que o principal hospital da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri) recebeu a homenagem. A organização foi da Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina (SC Transplantes).

Quando o assunto é captação de córneas, o Hospital Marieta está em primeiro lugar do ranking e atua lado a lado com algumas instituições na captação de outros órgãos. Estes números refletem diretamente nas pessoas que estão na fila de espera e terão mais uma chance de viver com qualidade.

Santa Catarina é o terceiro Estado com o maior número de doações efetivas, ficando atrás apenas de São Paulo e Paraná, respectivamente. O número de doadores de órgãos no Estado catarinense segue em uma crescente nos últimos anos. Em 2015 foram 203 doadores, em 2016 o número foi de 251 e em 2017 chegou a 282.

Uma equipe interna, chamada de Comissão Intra-Hospital de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), formada por enfermeiros e psicóloga, trabalha para dar suporte aos familiares dos pacientes com morte cerebral, o que garante a efetividade das doações.  E recentemente, há cerca de um mês, a unidade realizou o primeiro transplante de rins de sua história. “A abertura deste procedimento no Hospital Marieta cria um caminho para mais uma vocação. Já somos o hospital que mais capta órgãos em Santa Catarina. Começar a transplantar é algo totalmente benéfico aos pacientes da região”, afirma a diretora geral, Irmã Mercia Lemes.

Posts Relacionados

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes

Unimed Litoral tem vagas de emprego para Itajaí e região

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13) em Navegantes

Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza doação de 30 cadeiras de rodas ao Hospital Marieta

Itajaí oferece aula gratuita de Tai Chi e Qi Gong no Ginásio Gabriel Collares

Procon divulga pesquisa de preço da cesta básica em Navegantes

Intervenção artística TOSKA – Uma estranha passageira vai circular pelos ônibus de Navegantes no fim de semana

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com soluções digitais e novo formato clean e intuitivo