Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Hospital Municipal Ruth Cardoso completa 10 anos neste domingo

Foto: Arthur Miranda

Com início do atendimento ao público em 10 de outubro de 2011, o Hospital Municipal Ruth Cardoso completa 10 anos neste domingo (10). A unidade atende moradores de toda região, sendo a maior parte das cidades de Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas. Segundo dados do hospital, 33% dos atendimentos são de moradores de Balneário Camboriú, e em torno de 67% são moradores de outros municípios.

O Hospital Ruth Cardoso atua com atenção especial à humanização do atendimento, contando com 21 especialidades em regime de plantão e sobreaviso, sendo elas: Anestesiologia, Bucomaxilofacial, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Ginecologia, Obstetrícia, Hemoterapia, Infectologia, Nefrologia, Neonatologia, Neurocirurgia, Oftalmologia, Ortopedia, Pediatria, Pronto Socorro, Radiologia, Terapia Intensiva Adulto, Terapia Intensiva Neonatal e Urologia.

Também possui equipe multidisciplinar, composta por cerca de 400 médicos e prestadores de serviço de exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem (raio-x, ultrassonografia e tomografia) e mais de 800 colaboradores das áreas de enfermagem, nutrição, farmácia, fisioterapia, serviço social, psicologia, segurança do trabalhador, segurança patrimonial, manutenção, higienização, administrativo e agência transfusional.

“As equipes do Hospital Municipal Ruth Cardoso estão dedicadas a preservar e recuperar a vida dos pacientes, e é com este propósito que trabalhamos todos os dias. Além disso, presenciamos a alegria de novas vidas, visto que nascem mais de três mil bebês por ano na Maternidade do Ruth Cardoso. São 10 anos de muita dedicação ao próximo e a vida”, compartilha a diretora geral, Syntia Sorgato.

10 anos em números

INTERNAÇÕES – De janeiro a setembro deste ano, o Hospital Ruth Cardoso realizou cerca de 8 mil internações de urgência e por complicações da Covid-19. No mesmo período, o Pronto Socorro Obstétrico atendeu mais de 9,4 mil pacientes. Graças aos trabalhos realizados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, o Hospital ganhou ano passado o selo “UTI Eficiente 2020”, certificação concedida pela Epimed Solutions, que avalia os números das unidades de todo o país no que se refere aos resultados clínicos associados a utilização eficiente dos recursos.

MATERNIDADE – Nos últimos cinco anos, ocorreram mais de 15 mil nascimentos na Maternidade do Hospital Ruth Cardoso. Somente em 2021, a unidade prestou mais de 8,6 mil atendimentos a gestantes e puérperas. De janeiro a agosto, foram mais de dois mil nascimentos, uma média de 285 nascimentos por mês.

CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS – A unidade foi líder na captação de órgãos em Santa Catarina por duas vezes seguidas – uma em 2019 e outra em 2020. Neste ano, o Hospital já captou 24 córneas, 17 rins e nove fígados, totalizando 50 órgãos doados. O trabalho é desenvolvido pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Ruth Cardoso, composta por seis enfermeiras, uma psicóloga e dois médicos intensivistas. A unidade realiza captação de coração, fígado, rim, pâncreas, medula óssea, osso, pele, córnea e esclera do olho.

O Hospital Ruth Cardoso está localizado na Rua Angelina, s/n, no Bairro dos Municípios. O telefone para contato é (47) 3169-3700.

Posts Relacionados

Teatro Municipal Bruno Nitz terá espetáculo The Beatles nesta quinta-feira

Balneário Camboriú e região foram divulgadas no Peru e na Argentina, através do projeto Visite BC

Camboriú vai sediar o 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes

Abril Azul: Balneário Shopping tem ações inclusivas no mês de conscientização do autismo

O Passeio San Miguel vai fechar?

Grupo Koch celebra 30 anos com jantar especial em Balneário Camboriú

Futevôlei Challenge Cup agita as areias da Praia Central

Secretaria da Pessoa Idosa promove tarde musical nesta sexta-feira

Dia Mundial da Saúde será comemorado com ações na Praça Tamandaré

Últimos dias para se inscrever no curso de boas práticas para manipuladores de alimentos de Camboriú