Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Hospital Municipal Ruth Cardoso realizou duas captações de órgãos nesta semana

Hospital Municipal Ruth Cardoso realizou duas captações de órgãos nesta semana

O Hospital Municipal Ruth Cardoso, de Balneário Camboriú é um dos hospitais catarinenses com a menor taxa de negativa familiar para doação de órgãos. Nesta semana, o hospital realizou duas captações de órgãos. A primeira ocorreu no domingo (18), quando foram doados rins e globo ocular. Nesta quarta-feira (21) foi feita mais uma captação de rins e fígado.

Neste ano, dos 20 protocolos abertos no Ruth Cardoso (paciente com potencial para doação de órgãos), em 12 foram realizadas a captação, ou seja, a família aceitou fazer a doação dos órgãos em 60% dos casos.

O HMRC e os hospitais que lidam com a doação de órgãos possuem profissionais que fazem parte da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT). Esses profissionais são responsáveis pela busca ativa de possíveis doadores. O possível doador é aquele paciente que tem uma lesão neurológica grave e está respirando com a ajuda de aparelhos (em ventilação mecânica).

Um dos diferenciais do hospital é o acolhimento dado às famílias durante todo o tratamento do paciente. Durante toda a internação, a equipe acompanha as famílias, orientando e respondendo a todos os eventuais questionamentos que surgirem durante o processo, além de flexibilizarem os horários para visita. A doação de órgãos só é abordada após a equipe médica confirmar o diagnóstico final de morte encefálica (equipe essa que não tem relação nenhuma com a CIHDOTT).

Sobre a doação de órgãos:

Um doador pode doar coração, dois pulmões, dois rins, fígado, tecido ocular, pâncreas, válvulas cardíacas, pele e tecido ósseo. A maioria dos doadores tem entre 50 e 64 anos e, ao contrário do que se pensa, a idade avançada não é uma contraindicação à doação. Grande parte dos órgãos doados ficam em Santa Catarina, mas cerca de 25% são enviados para outros estados, como o Rio Grande do Sul e São Paulo.

_________________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Saúde
Hospital Municipal Ruth Cardoso
(47) 3169-3700

Posts Relacionados

Balneário Camboriú e Itajaí recebem primeira etapa do Circuito Catarinense de Padel

Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú reforça a importância da vacinação contra a gripe

Abril Azul: Balneário Shopping tem ações inclusivas no mês de conscientização do autismo

Mulher é detida após furtar espumante de quase R$ 500 em estabelecimento de Balneário Camboriú

ReciclaBC amplia capacidade de coleta com novo caminhão compactador

Motorista danifica comércio em Camboriú após suspeita de traição

Tempo bom com friozinho em Balneário Camboriú neste final de semana

Camboriú oferece 30 Vagas para o Curso de Bombeiro Comunitário

Homem é preso por arrombamento e furto em mercado na Vila Real em Balneário Camboriú

1º Congresso Nacional de Concorrência e Regulação no Setor Portuário reúne autoridades e especialistas em Balneário Camboriú