Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Hospital Ruth Cardoso realiza primeira captação de órgãos do ano

O Hospital Municipal Ruth Cardoso, realizou nesse domingo (22), o primeiro procedimento de captação de órgãos deste ano. Foram doados o fígado e o pâncreas da paciente J.S.F de 67 anos, vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). A captação foi feita pela SC Transplantes e durou pouco mais de três horas.

A possibilidade da captação ocorreu após o diagnóstico da morte encefálica da paciente. Com a autorização da doação dos órgãos dada pela família, o hospital acionou a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgão e Tecidos para Transplante (CIDOT), que é a comissão responsável pela captação e translado de órgãos em Santa Catarina. Todo o procedimento foi realizado no Hospital Ruth Cardoso, coordenado pelo diretor de Enfermagem, Ricardo Lorens Brodersen, com auxílio dos profissionais Fabiana Cristina Koneski Rodrigues, Lucia Aparecida Fermino Dias, Adriano Acosta e Leoniza Mattos Trindade.

A Central de Transplantes do Estado, com base em um cadastro de espera, é quem define quais pacientes receberão os órgãos. O tempo máximo de preservação extracorpórea do fígado e do pâncreas é de 12 a 24 horas.

Como funciona a captação de órgãos

Com a confirmação do óbito do paciente e a verificação da possibilidade de captação de órgãos, inicia uma etapa bastante delicada, a de convencer os familiares sobre a importância da doação. “Os familiares estão vivendo um momento de muita dor e precisam tomar uma decisão bastante importante. Por isso, o hospital tem uma equipe formada por profissionais capacitados para conversar com os familiares e apresentar a possibilidade da doação” conta a diretora da Divisão de Saúde de Balneário Camboriú, Andressa Bertiel Wilkeke Hadad.

Por isso, é tão importante que as pessoas informem seus familiares sobre a vontade de doar órgãos. Essa autorização pode constar na carteira de identidade ou ser registrada em cartório. “Temos a possibilidade de salvar várias vidas de pessoas que tem como última alternativa de sobreviver com o transplante de órgãos” ressalta Andressa.

Com a autorização dos familiares o hospital aciona o CIDOT e inicia uma bateria de exames para assegurar que os órgãos estão saudáveis para a doação. Durante este tempo o paciente doador permanece ligado em aparelhos, para que os órgãos continuem em condição ideal para ser doado. Feita a verificação a equipe do CIDOT faz a cirurgia para retirada dos órgãos, que são acondicionados em gelo num recipiente especial e encaminhados para o transplante.

Após a captação os órgãos são enviados para doação. O hospital referência para transplante de córneas é o H.M. Marieta Konder Bornhausen; de fígado o Santa Isabel e o HU; de rins o Joinville e Santa Isabel, e de coração o Santa Isabel.

__________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Soraya da Silva
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022

www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefbc

 

Posts Relacionados

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina