Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Hospital Ruth Cardoso recebe apresentações culturais nesta semana

Hospital Ruth Cardoso recebe apresentações culturais nesta semana

Distribuir sorrisos e espalhar alegria, esse é o principal objetivo de voluntários que realizam apresentações regularmente no Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú. Nesta semana as atividades começam nesta quarta-feira (30) e seguem até sábado (02), com apresentações musicais, contação de histórias e intervenções de palhaços.

Na quarta-feira, a partir das 14h, os voluntários do Projeto Rede da Alegria, irão realizar intervenções nos quartos da pediatria e clínica médica. Ainda na quarta, às 15h30, alunos do Colégio Energia, de Balneário Camboriú, visitarão a maternidade, a ala pós-cirúrgica e também a Clínica Médica, tocando, cantando e contando histórias aos pacientes. Os estudantes estão entre o 1º e o 3º ano do Ensino Médio e se dispuseram a participar destas atividades voluntariamente.

A professora e responsável pelo Projeto de Responsabilidade Social do colégio, Joélia Marta Alves, fala sobre a importância de realizar trabalhos como este. “Por mais que seja pouco tempo, só uma vez por mês, é extremamente importante ações assim para estarmos presentes, poder escutar quem está se sentindo sozinho e compartilhar um pouquinho do nosso tempo e carinho”, contou ela.

Já na quinta-feira (31), quem irá se apresentar é o cantor e compositor Diego Hobus. O pequeno show, ao som apenas de voz e violão, vai acontecer a partir das 20h, no hall da Clínica Médica do hospital. O músico, natural de Blumenau, já se apresentou diversas vezes no local e leva músicas de autoria própria para entreter seu público. Para ele, a arte tem um papel importante na cura e no desenvolvimento do ser humano, portanto é muito bacana poder ajudar através da música.

A última intervenção, que acontecerá no sábado (02), às 14h, também será realizada por meio da Rede da Alegria, dessa vez na maternidade e clínica cirúrgica. Para quem possui interesse em participar de ações como esta, a Rede da Alegria abrirá nas próximas semanas, um edital para inscrição de novos voluntários. Acompanhe através do Facebook – facebook.com/arededaalegria.

Ações de voluntariado no Ruth Cardoso

No primeiro semestre deste ano, cerca de 235 pessoas estiveram envolvidas em alguma ação artística ou terapêutica no hospital, dentre ONG’s e artistas independentes. Existem grupos que desenvolvem suas ações semanalmente, como a Rede da Alegria formada por “doutores de palhaçaria” que levam música e alegria ao ambiente hospitalar. Outros grupos visitam o hospital a cada 15 dias, como o Coral dos Idosos, a Cão Terapia e outros que vão mensalmente ao HMRC como o Colégio Energia, Colégio de Aplicação da Univali e o Canto Terapia.

“Neste primeiro semestre os voluntários realizaram mais de 119 ações no hospital, dentre dança, teatro, música, literatura e até cinema, como o Cine SESC” conta o diretor do Ruth Cardoso, Rodrigo Massaroli. Além disso, os voluntários realizam doações, quase que diárias, aos pacientes. “Nesse semestre foram cerca de 108 doações dentre fraldas adulto e infantis, brinquedos, kits para recém-nascidos, roupas, material higiene pessoal. Tivemos também um profissional de arquitetura e um designer de interiores que elaboraram projeto de adequação para pediatria e maternidade”, disse o diretor.

O Hospital mantém uma agenda para programação, organizada pelos assistentes sociais. Interessados em fazer algum trabalho voluntário no local podem fazer contato por telefone no (47) 3169-3700, pelo e-mail servicosocial.hmrc@gmail.com ou presencial.

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)