Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Hospitalidade de Santa Catarina é aprovada por quase 100% dos turistas estrangeiros

A hospitalidade é um dos itens mais bem avaliados pelos turistas internacionais que visitaram Santa Catarina em 2018. 99% dos visitantes estrangeiros aprovaram a receptividade e a atenção dos catarinenses. É o que aponta o Estudo de Demanda Turística Internacional, pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo (MTur) à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgada em setembro. A boa notícia é mais uma razão para celebrar o Dia Mundial do Turismo, neste 27.
A pesquisa do MTur ouviu cerca de 39 mil turistas de outras nacionalidades ao longo de 2018. Outro dado que comprova a boa avaliação é o índice de fidelização ao destino e a intenção de retorno: 79,1% dos entrevistados já havia estado em Santa Catarina anteriormente e 92,1% declararam que pretendem retornar. Em relação ao nível de satisfação com a viagem, 94,5% tiveram as expectativas superadas ou atendidas plenamente.
Quatro cidades de Santa Catarina estão entre as 10 mais visitadas pelos turistas estrangeiros: Florianópolis, Bombinhas, Balneário Camboriú e Itapema. Além de estar em destaque no ranking da pesquisa, esses quatro municípios integram a categoria A do Mapa do Turismo Brasileiro 2019. Esse estrato representa os municípios com maior fluxo turístico e número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem. A categorização é um instrumento do Ministério do Turismo (MTur) para identificação do desempenho da economia do turismo dos municípios que integram o Mapa.

Floripa em destaque

A capital do Estado foi a segunda cidade brasileira mais visitada em 2018, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro. Na visão do superintendente de turismo da Prefeitura de Florianópolis, Vinicius de Lucca, esse resultado demonstra a força que o destino Florianópolis possui: “Conquistamos isso ao longo de mais de 40 anos de esforços de todo o trade e do poder público. Pretendemos manter esses resultados e pulverizar os mercados de atuação”, pontua.
No quesito composição do grupo turístico, 68,8% viajou em família e, dentre os tipos de hospedagem utilizadas, as casas alugadas atingiu um índice de 54%, seguido por hotel, flat ou pousada, com 32,5% das escolhas. Os turistas que vieram a lazer, eventos ou negócios permaneceram, em média, dez dias em território catarinense.
“Queremos, além de receber bem, qualificar o turista, com maior tempo de permanência no Estado, renda e valores gastos na economia local. As empresas aéreas de baixo custo já estão começando a atuar no país e podem auxiliar nisso – afinal, quanto menor o gasto com passagens aéreas, mais recursos o turista dispõe para desfrutar dos atrativos”, destaca a presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo em Santa Catarina (Santur), Flavia Didomenico.
Apesar da crise econômica, a Argentina continua sendo o país que mais envia visitantes ao Estado, seguida do Paraguai e Uruguai. O Chile aparece em quarto lugar como um dos maiores emissores de turistas para Santa Catarina. Os Estados Unidos e países da Europa aparecem na sequência. A internet foi a principal fonte de informação sobre o Estado 66,3%, seguida de dicas de amigos e parentes para 28,3% dos entrevistados.
O estudo também identificou que o lazer é a principal razão da procura para 90,1% dos entrevistados, e 95,1% deles veio em busca de sol e praia. A maior parte dos turistas internacionais é  oriunda de países da América do Sul.
Emissivo aéreo
O maior crescimento de emissivo aéreo registrado pela pesquisa, entre 2017 e 2018, foi o de uruguaios (39,3%), seguido dos chilenos (23,2%) e os argentinos com 19%.  Já os paraguaios, tanto por via aérea ou terrestre, entraram no radar com um acréscimo de 14% em comparação à última pesquisa. A via Aérea responde por 65,4% do acesso dos turistas não residentes, seguida pela via Terrestre (31,5%).
“Pesquisas como essa nos fornecem subsídios para a elaboração de estratégias de marketing que contribuam para o aumento da permanência e gastos dos turistas e a ampliação da oferta de produtos turísticos de qualidade adequada à demanda”, pontua a presidente.

Pesquisa
O estudo do MTur entrevistou 39.811 pessoas em 15 aeroportos internacionais e 10 fronteiras terrestres em todo país, abrangendo os principais pontos de entrada e saída de turistas no Brasil. Levanta o perfil e os hábitos dos turistas internacionais, tendo como principais dados as principais motivações das viagens, meios de hospedagens e de transportes utilizados, tempo de permanência no País; gastos no Brasil;  fidelização ao destino; intenção de retorno, frequência e preferência; fontes de informações sobre o país; avaliações dos destinos, dos atrativos e da infraestrutura turística e perfil socioeconômico do entrevistado (grau de instrução, idade e renda). O estudo completo está disponível neste link. 

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira