Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

IFC Campus Blumenau entrega máscaras de proteção para instituições de saúde do município

O Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau está produzindo máscaras de proteção para serem utilizadas por profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19. Na segunda-feira, foram doadas 85 máscaras ao  presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Blumenau (Sesblu), Ingo Ehler.

Neste primeiro lote, serão contemplados os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), dos Centros de Triagem da Prefeitura, instalados na Policlínica Lindolf Bell e na Vila Germânica, da UTI do Hospital Santo Antônio, da UTI do Hospital Santa Isabel e da UTI do Hospital Santa Catarina.

O diretor-geral do Campus Blumenau, professor Aldelir Fernando Luiz, reforça a importância da atuação dos institutos federais em conformidade com os arranjos produtivos locais. “Essa ação é mais um exemplo de que a atuação conjunta do Instituto com entidades parceiras e sociedade civil traz benefícios para o coletivo, ainda mais em momentos tão difíceis, como este que vivenciamos por conta da pandemia”.

As máscaras são no formato face shields, que oferece maior proteção aos profissionais de enfermagem e médicos, principalmente àqueles que atuam nas UTIs. “O objetivo inicial é chegar a 400 máscaras”, adianta o professor Carlos Monteiro. Ele lembra que, como a impressora 3D é lenta, isso impede que a produção ganhe escala. Mas comemora uma redução no tempo de produção: “Já conseguimos reduzir o nosso tempo de produção, levando agora cinco horas para produzir 12 máscaras, e atingindo o número de 40 máscaras por quilo de filamento”.

O processo de produção consiste em imprimir o suporte para a cabeça na impressora 3D e cortar o material plástico que fica na frente do equipamento. O corte das lâminas está sendo feito com tesouras e furador de fichário. À frente de todo este trabalho estão os professores de Controle e Automação, Carlos Monteiro, de Mecânica, Luciano Sena, e, de Elétrica, Alessandro Braatz.

 

Campanha chamou atenção de organizações da cidade

Assim que o campus soube da possibilidade de produzir as máscaras face shields usando a impressora 3D da instituição, os docentes envolvidos no projeto se depararam com um problema: a falta de matéria-prima.

Uma campanha nas redes sociais oficiais do campus e a parceria de alguns veículos de comunicação da região, solicitando apoio na doação de materiais, chamou a atenção de Eleutério Proesi, da Proesi Componentes Eletrônicos, que doou filamentos, e do próprio Sesblu, que doou 400 lâminas de acetato.

Mas para que o campus siga produzindo as máscaras, é importante que a corrente de solidariedade não se rompa, e que mais instituições contribuam com insumos (folhas cristalinas de acetato, com espessura de 0.5 mm, e filamentos PLA de 1,75mm). Os interessados podem entrar em contato por meio dos canais oficiais do Campus Blumenau, através do e-mail cecom.blumenau@ifc.edu.br, ou inbox, nas redes sociais oficiais Facebook e Instagram.

 

Texto: Cecom/IFCBlumenau

Fotos: divulgação

Posts Relacionados

Estado cede prédio para abrigar a nova sede da 1ª Delegacia de Polícia em Blumenau

Traficante procurado pela Interpol é preso em Balneário Camboriú

Edson Piriquito anuncia Ademar Schneider como vice-candidato em Balneário Camboriú

Diário da Cidade

Acidente fatal causa lentidão na BR-101 em Balneário Camboriú

Propagandas políticas deverão conter audiodescrição e interpretação de Libras

Setembro Amarelo: a importância de falar sobre a prevenção do suicídio

Novos prefeitos precisarão acelerar o saneamento

Balneário Camboriú registrou 17 novos casos de Covid-19

Câmara de Balneário Camboriú retoma atendimento ao público externo

Edson Piriquito é definido como Pré-Candidato a Prefeito em Balneário Camboriú

MDB Balneário Camboriú realizará convenção no próximo dia 12/09 e lançará Edson Piriquito

Saúde da Mulher: câncer no colo do útero

Transferência de Messi pode ser mais cara do que as quatro maiores da história somadas

Diário da Cidade

IFC busca voluntários para acolhimento de futuros cães-guia

INSS notifica beneficiários por cartas físicas e digitais enviadas pelos Correios

Interditado o cultivo de moluscos de Laranjeiras e Barra em Balneário Camboriú

Udesc segue entre melhores universidades no ranking global da Times Higher Education

Mesmo com empréstimo de 30 milhões “requalificação” não passou no Nova Esperança

59 vagas de emprego abertas em Balneário Camboriú e região

Homem de 54 anos é a 67ª vítima do coronavírus em Balneário Camboriú

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: