Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

IFC oferece novo curso de Mestrado

IFC oferece novo curso de Mestrado

Neste ano, o Instituto Federal Catarinense (IFC) oferece uma nova opção de curso de Mestrado Acadêmico, totalmente gratuito. A novidade é o Mestrado em Educação, que terá as aulas ministradas presencialmente no IFC Campus Camboriú a partir de maio.

Ao todo serão ofertadas 20 vagas, distribuídas em duas linhas de pesquisa: a) Processos Formativos e Políticas Educacionais; e b) Processos Educativos e Inclusão.

As inscrições para o processo seletivo serão recebidas entre 22 de janeiro e 10 de fevereiro pelo site https://sig.ifc.edu.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf

Processo seletivo para ingresso no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação do IFC será realizado em três etapas, todas de caráter eliminatório e classificatório, sendo divididas em: Etapa 1 – análise de projeto de pesquisa; Etapa 2 – prova escrita; e Etapa 3 – arguição e análise do Currículo Lattes.

Confira mais informações sobre as linhas de pesquisa:

a) Processos Formativos e Políticas Educacionais: A linha estuda os processos formativos e as políticas educacionais, tendo por base os fundamentos epistemológicos do campo educacional, nos diferentes períodos, contextos sócio-históricos e práticas sociais. Discute as políticas educacionais, consideradas como forças sociais em disputa, bem como suas interfaces com os processos formativos e com a gestão educacional. Problematiza a educação em e para os direitos humanos, envolvendo questões, temas e problemas contemporâneos em contextos formais e não formais. Investiga os processos de formação de professores e demais profissionais da educação, considerando as especificidades dos processos, seus níveis e modalidades de ensino, em espaços formais e não formais.

b) Processos educativos e inclusão: A linha Processos Educativos e Inclusão tem como objetos de estudo os processos educativos e as políticas de inclusão relacionados com os campos de interrogação epistemológica que problematizam a diferença, a diversidade, a desigualdade sociocultural e as formas históricas de manifestação do poder e dos contra-poderes. A educação, nesta perspectiva, é entendida como prática social comprometida com uma sociedade mais justa. Problematiza os processos que engendram a opressão e a exclusão, compreendendo a sociedade como espaço de disputas de poder que geram as desigualdades. Atua na perspectiva teórico-metodológica com diferentes temas do campo educacional, tais como: direitos humanos, movimentos sociais, inclusão digital e recursos tecnológicos na aprendizagem, educação especial, educação profissional e tecnológica, educação do campo, capital social e cultural, conceitos de classe, raça, etnia, povos indígenas e populações tradicionais no contexto brasileiro e latinoamericano.

Edital do processo seletivo está disponível no site do IFC. (http://editais.ifc.edu.br/2018/12/21/edital-no-176-2018-processo-seletivo-de-discentes-do-programa-de-pos-graduacao-em-educacao-ppge-ifc/)

Serviço

Seleção para mestrado em Educação

Inscrições: 22 de janeiro a 10 de fevereiro

Inscreva-se somente pelo site https://sig.ifc.edu.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf

Edital aqui (http://editais.ifc.edu.br/2018/12/21/edital-no-176-2018-processo-seletivo-de-discentes-do-programa-de-pos-graduacao-em-educacao-ppge-ifc/)

Início das aulas: maio de 2019

Local: IFC Camboriú – Rua Joaquim Garcia, s/nº, Camboriú, Santa Catarina

Mais informações

Cecom IFC/Reitoria

Jornalistas: Rosiane Magalhães e Thomás Müller

cecom.reitoria@ifc.edu.br

(47) 3331 7800 / 7868 – Cecom

Posts Relacionados

Associação Amar Cura realiza ação de bem-estar para pacientes da Associação Madre Teresa

‘Celebration Tour’ no Rio: conheça detalhes do show que Madonna vai trazer para Copacabana

Diário da Cidade

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana

Balneário Camboriú terá mais 3,2 mil vagas de estacionamento rotativo