Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

IFC oferta primeira pós-graduação em Treinador e Instrutor de Cães-guia da América Latina

IFC oferta primeira pós-graduação em Treinador e Instrutor de Cães-guia da América Latina

O curso é totalmente gratuito e será realizado em Camboriú, SC

Você gosta de cães-guia e tem interesse em trabalhar na área? O Instituto Federal Catarinense (IFC) está com as inscrições abertas, até 22/10, para a pós-graduação, em nível de especialização, em Treinador e Instrutor de Cães-guia. De acordo com o coordenador do curso, Marcio Pereira Soares, essa é a primeira pós-graduação na área da América Latina.

“O curso é totalmente gratuito e tem como objetivo formar profissionais para atuar como especialistas em treinamento de cães-guia e como instrutores de duplas, entre pessoa com deficiência visual e o cão-guia. As aulas são ministradas no Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia, em Camboriú, Santa Catarina”, destacou o coordenador.

Para participar do processo seletivo, o candidato necessita ter o ensino superior completo em qualquer área. O curso é ministrado em período integral e tem duração de 2 anos e meio. Clique aqui (https://sig.ifc.edu.br/sigaa/public/processo_seletivo/view.jsf ) para fazer a inscrição.

Atuação profissional

Segundo Marcio Soares, o número de profissionais atuantes no país ainda é escasso e a demanda é alta. “Estima-se que temos em torno de 120 a 150 cães-guias atuantes no Brasil. O número ainda é muito baixo em relação aos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, dados do Censo 2010), em que apontam a existência de mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegos e seis milhões com baixa visão.

Com a oferta da pós-graduação, o IFC Camboriú pretende aumentar não somente o número efetivo de profissionais, mas também a quantidade de cães-guia atuantes no país, contribuindo com o desenvolvimento da tecnologia assistiva e com a inclusão de pessoas com deficiência visual.

Sobre o curso

O curso de pós-graduação em Treinador e Instrutor de Cães-guia é pioneiro na América Latina. Já formou oito servidores públicos federais para atuação nos outros seis Centros de Treinamento dos Institutos Federais (IFs) do Brasil e 27 duplas compostas por pessoas com deficiência visual e cão-guia, alocados em diversas regiões do sul do país.

Modalidade: pós-graduação em nível de especialização (lato sensu)

Duração: 2 anos e meio

Período: integral

Requisitos: Ensino superior completo em qualquer área

Curso gratuito

Inscrições: clique aqui (https://sig.ifc.edu.br/sigaa/public/processo_seletivo/view.jsf )

Confira aqui a matriz curricular do curso (http://www.camboriu.ifc.edu.br/wp-content/uploads/2018/09/Matriz-curricular.pdf)

Moradia estudantil

O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú oferta moradia estudantil aos candidatos que preencherem os requisitos estabelecidos em edital. A concessão de moradia não está vinculada à matrícula. Além da moradia, o aluno também terá direito à alimentação (03 refeições) no refeitório do campus.

Outras informações:

Marília C. Massochin

Jornalista

comunicacao@ifc-camboriu.edu.br

(47) 2104-0811 / (47) 99728-0024 (whats)

Fotos: Divulgação IFC

Posts Relacionados

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana

Homem de 73 anos é a segunda vítima fatal de dengue em Balneário Camboriú

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril