Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

IFC produz álcool em gel 70% e máscaras para profissionais de saúde

Entre as principais ações estão: a produção de álcool em gel 70%, produção de máscaras em impressoras 3D para profissionais da saúde, doação de alimentos e disponibilização da infraestrutura dos campi para o Governo Estadual e Municipais.

Neste momento de atividades acadêmicas e administrativas presenciais suspensas, os servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) uniram-se na busca de alternativas para fortalecer a prevenção ao coronavírus Covid-19 e apoiar a comunidade catarinense. Entre as ações em andamento estão a produção de álcool em gel 70%; produção de máscaras em impressoras 3D para profissionais da saúde; doação de alimentos produzidos nos campi agrícolas, principalmente hortaliças e ovos; doações de outros itens alimentícios e equipamentos de proteção individual adquiridos pelos próprios servidores; apoio de servidores nas ações municipais e estaduais para orientação da sociedade em geral, entre outras iniciativas.

 

Esta semana, a reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes enviou um ofício ao Governo Estadual disponibilizando a infraestrutura do Instituto ao governo do Estado e dos municípios onde estão localizados os 15 campi nas cidades de Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira.

 

Conforme o ofício, os espaços físicos da Instituição podem ser utilizados para apoio aos profissionais de saúde com a preparação e fornecimento de refeições; descanso nos campi que possuem moradia estudantil; triagem e acompanhamento de pacientes; entre outras ações que o poder Executivo julgar necessárias e que o IFC tenha condições de atender.

 

Segundo a reitora, a importância do Instituto Federal Catarinense se colocar à disposição do Governo do Estado, tanto do nosso espaço físico, da infraestrutura, quanto de equipamentos, de produção, e de produtos específicos – como o álcool em gel -, se constitui em uma dimensão solidária e de empatia com o que está acontecendo no contexto brasileiro e, obviamente, internacional. “Então nos cabe colaborar para além de nossos muros, contribuir com o que estamos fazendo do ponto de vista administrativo e curricular, nas dimensões pedagógicas, mas também do ponto de vista de uma atitude social e responsável que o IFC tem como uma instituição pública diante da sociedade catarinense. Dessa forma, entendo que é uma contribuição significativa, singela, mas de extrema importância para ajudar no combate do Covid-19 e trazer um pouco mais de conforto, especialmente aos servidores da saúde que estão a frente deste processo”, destaca Fernandes.

 

Máscaras

 

No Campus Luzerna, os servidores já iniciaram a produção de protetores faciais para os profissionais da área da saúde que estão na linha de frente contra o coronavírus. Os suportes destes protetores são feitos em impressora 3D e levam em média duas horas para ser produzidos. Para aumentar a produção, serão utilizadas as impressoras de outros campi e também de servidores.

 

“Este material é de uso exclusivo do pessoal da saúde. Então será destinado em sua totalidade para pessoas da saúde, em especial quem está direto na linha de frente do combate ao COVID-19. Estamos em contato com hospitais da região para verificar o interesse e possibilidade de atendimento”, explica o técnico em Laboratório Mateus Pasine, do Campus Luzerna, idealizador da proposta no campus.

 

Em Rio do Sul, os servidores do campus produziram 150 suportes para máscaras de proteção individual dos profissionais de saúde do Hospital Regional do Alto Vale do Itajaí, em parceria com a Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) que organizou as doações de matéria-prima.

 

Para ajudar na confecção de mais máscaras, o IFC pede a colaboração da comunidade (empresários, entidades), no sentido de contribuir com a doação dos materiais necessários para a produção, que são folhas cristalinas de acetato, com espessura de 0.5 mm, e filamentos PLA de 1,75mm. Os interessados devem entrar em contato com os campi em Luzerna (cecom.luzerna@ifc.edu.br) e em Blumenau (cecom.blumenau@ifc.edu.br).

 

Álcool em gel 70%

 

Após a iniciativa dos servidores dos campi de Luzerna e Sombrio, outras unidades do IFC uniram-se para reforçar a capacidade de produção de álcool em gel 70% e buscar a autorização da Anvisa para doação do produto. Para esta ação, foi criado um comitê com representantes das pró-reitorias de Extensão e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, dos campi de Concórdia, Rio do Sul, São Francisco do Sul e Videira, além de Luzerna e Sombrio.

 

“Inicialmente, estamos usando insumos próprios, com a colaboração de todos os campi do IFC e doações. Nossa perspectiva é produzir aproximadamente 250 litros de álcool em gel 70%.  Porém, em caso de maior necessidade da comunidade e de novas doações de insumo, poderemos produzir mais”, explica Lucas Spillere Barchinski, diretor do IFC Campus Avançado Sombrio.

 

Barchinski explica que toda produção será distribuída de forma gratuita. “Além da oferta aos nossos estudantes e servidores, a proposta é distribuir para órgãos de saúde e de segurança, bombeiros e famílias de baixa renda. Mas para distribuição externa é necessária uma autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa que já foi solicitada e estamos aguardando a resposta”, revela.

Para mais detalhes sobre como apoiar esta ação entre em contato com os campi: São Francisco do Sul: gabinete.sfs@ifc.edu.br; Luzerna: gabinete.luzerna@ifc.edu.br; Sombrio: direcao.sombrio@ifc.edu.br; Brusque: gabinete.brusque@ifc.edu.br

 

Doação de alimentos

 

Até o momento, a população das cidades de Camboriú, Concórdia e Rio do Sul foram beneficiadas com a doação de alimentos. Em Camboriú, o Lar da Terceira idade – Padre Antônio Dias recebeu legumes, frutas e verduras. Em Rio do Sul, a doação de ovos e hortaliças foram entregues ao Hospital Samária e a equipe do IFC está organizando a doação para outras entidades do município. O Campus Concórdia está compartilhando a produção de hortaliças do campus o Hospital São Francisco e o Recanto do Idoso durante a suspensão das atividades presenciais, quando o refeitório da instituição está fechado. As doações devem ser realizadas por aproximadamente 30 dias, já que há cerca de 2 mil pés de alface e 200 repolhos plantados. Também estão sendo entregues dúzias de ovos, de produção interna.

 

Defesa Civil

Campus Camboriú oferta os cursos Técnico em Defesa Civil e Agente Comunitário de Proteção e Defesa Civil, por isso já possuem parceria com o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (CIGERD). Neste momento, a equipe dos cursos está atuando nas tratativas de alinhamentos técnicos de proteção e defesa civil municipais e estaduais, em parceria com o CIGERD. De acordo com a professora do Campus Camboriú, Cleonice Beppler, a parceria já é antiga e destaca o compromisso dos cursos nas questões em que a comunidade e órgãos públicos necessitam de colaboração técnica para planejamento de ações. “Buscamos sempre atuar na gestão de riscos, mas sempre atuantes na gestão de desastres”, pontuou.

 

A diretora-geral do campus, Sirlei Albino, ressalta a importância, neste momento, de equipes devidamente formadas, como os técnicos registrados, que possuem conhecimento para gerenciar riscos e desastres. “Com o gerenciamento, é possível minimizar as crises com medidas de prevenção, por meio de políticas públicas, tais como: plano diretor de proteção e defesa civil, planos de contingência e plano de auxílio mútuo, incentivando a autoproteção da população”, afirma. A diretora também destaca a importância da formação na área para representantes de municipais, estaduais e federais para consolidação e ampliação das políticas públicas prevencionistas.

 

Comitê de Crise

 

Instituído para tratar de assuntos relativos à pandemia do coronavírus Covid-19 no IFC, o Comitê de Crise reuniu-se na quinta-feira (26) e emitiu um novo comunicado sobre as providências tomadas pelo Instituto para garantir a segurança da comunidade acadêmica. Entre elas a manutenção da suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais por tempo indeterminado.

 

Acompanhem as notícias e orientações que estão sendo compartilhadas e publicadas em http://informecoronavirus.ifc.edu.br/ e nos canais oficiais de comunicação do IFC. O e-mail para contato com o Comitê de Crise do IFC é comitedecrise@ifc.edu.br

Posts Relacionados

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana

Balneário Camboriú terá mais 3,2 mil vagas de estacionamento rotativo

Estuprador de mulheres em trilha, foragido da DIC de Itajaí, é morto em confronto com a Polícia

Unimed Litoral tem várias vagas na área administrativa e também para pessoas com deficiência