Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

IFSC de Itajaí está com 200 vagas abertas para cursos técnicos e de graduação

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas, até 23 de maio, para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos e de graduação com início no segundo semestre de 2016. Todos os cursos ofertados são totalmente gratuitos.

O Câmpus Itajaí está com 40 vagas para o curso técnico integrado em Mecânica, 40 para o técnico concomitante em Mecânica, 40 para o técnico subsequente em Eletroeletrônica e 40 para o técnico subsequente em Aquicultura. A forma de seleção será por meio de sorteio público e por isso não haverá prova nem é preciso pagar taxa de inscrição.

Há ainda 40 vagas para o curso de Engenharia Elétrica. A forma de seleção será por meio de prova que será realizada no dia 26 de junho.

A taxa de inscrição para os cursos de graduação é de R$ 40,00. Candidatos doadores de sangue, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e integrantes de família de baixa renda podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição até o dia 10 de maio.

As inscrições devem ser feitas no Portal do IFSC, onde também estão disponíveis os editais com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo. Há também computadores disponíveis para inscrição em todos os câmpus do IFSC para candidatos que não possuem acesso à Internet.

Alguns cursos não necessitam de prova.

A lista dos candidatos aprovados em todos os cursos será divulgada no dia 14 de julho, a partir das 18h. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas nos editais, disponíveis no Portal do IFSC. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo e-mail ingresso@ifsc.edu.br.

Entenda os tipos de cursos

O IFSC oferece três tipos de cursos técnicos: integrado, concomitante e subsequente. Nos cursos integrados, o aluno cursa o Ensino Médio junto com o técnico no IFSC. Nos cursos concomitantes, o aluno faz o curso técnico no IFSC ao mesmo tempo em que faz o Ensino Médio em outra escola. E, para os cursos técnicos subsequentes, o aluno deve já ter o Ensino Médio completo e só faz o curso técnico no IFSC.

Os cursos de graduação também são divididos em três tipos: bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia. Os cursos de bacharelado são cursos mais abrangentes e possibilitam uma área de atuação maior. As licenciaturas são destinadas à formação de professores para atuar na Educação Básica. Já os cursos superiores de tecnologia, também conhecidos como tecnólogos, são graduações de formação especializada em determinado eixo tecnológico.

Reserva de vaga

O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.

Para se inscrever pelo sistema de cotas para os cursos técnicos é necessário ter cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública. Já para se inscrever nos cursos de graduação o candidato deve ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública. Os candidatos que não se enquadram nessas situações devem, no momento da inscrição, selecionar a opção ampla concorrência.

Confira abaixo os cursos que estão com inscrições abertas em cada câmpus:
Câmpus Itajaí

Técnico integrado em Mecânica (matutino) – 40 vagas – sorteio
Técnico concomitante em Mecânica (noturno) – 40 vagas – sorteio
Técnico subsequente em Eletroeletrônica (noturno) – 40 vagas – sorteio
Técnico subsequente em Aquicultura (noturno) – 40 vagas – sorteio
Engenharia Elétrica (vespertino) – 40 vagas – prova

Posts Relacionados

Em Joinville, governador anuncia abertura de novos leitos de UTI e meta para dobrar cirurgias eletivas

Felipe Hansen recebe a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina

Guaramirim comemora inauguração do trecho estadualizado da BR-280 e confirmação de novos investimentos

Formado em Medicina no exterior garante na justiça o direito de exercer a profissão no Brasil

IOS abre 50 vagas para curso gratuito de Programação para jovens em Joinville

Expedição Ondas Limpas na Estrada, chega a Florianópolis neste final de semana

No Sul do estado, revitalização da Rodovia Jorge Lacerda traz mais segurança a moradores e motoristas

Estado repassa R$ 40 milhões ao Hospital São Donato de Içara e autoriza obras do Plano 1000 no município

Contador Juarez Domingues Carneiro é o novo presidente da Jucesc

Programa gratuito de aceleração do crescimento de pequenos negócios segue até novembro