Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES Noticia SC

Igreja Católica segue orientação da CNBB

Igreja Católica segue orientação da CNBB

Com o versículo 10 do capítulo 10 do Livro de João: “Deus nunca nos abandona. Eu vim para que todos tenham vida”, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Regional Sul 4 encaminhou nota à Diocese de Blumenau, coordenada pelo bispo diocesano, Dom Rafael Biernaski com orientações sobre a Portaria n º 254 da Secretaria de Estado da Saúde, de 20 de abril de 2020, com normas para o funcionamento de igrejas, templos e afins.

Segundo a nota: “Em meio à pandemia em consequência do novo Coronavírus, e diante da Portaria 254, os (Arce) bispos do Regional Sul 4 da CNBB – Santa Catarina, querem dirigir-se ao povo a eles confiado, com uma mensagem de apoio, esperança e orientação, começamos com uma frase do Papa Francisco: Fomos surpreendidos por uma tempestade inesperada e furiosa. Damo-nos conta de estar no mesmo barco, todos frágeis e desorientados, mas ao mesmo tempo importantes e necessários: todos chamados a remar juntos, todos necessitados de mútuo encorajamento. E também deixamos o versículo 20 do capítulo 28 do livro de Mateus: A coragem e o conforto nos vêm da certeza dada pelo Senhor: “Eis que estou convosco todos os dias”.

O documento segue: “Com zelo pastoral, reafirmamos o compromisso de promoção do bem comum e de proteção da vida. Entendemos a preocupação que levou às restrições contidas na Portaria 254. Entretanto, tendo em vista as diferentes realidades presentes em nosso estado, precisamos de tempo para nos adaptar a algumas regras que protegem a vida, dom de Deus. Por exemplo, a norma de não participar das celebrações pessoas pertencentes ao grupo de risco, inclui muitos padres, impossibilitando-os a presidir as celebrações. Outras regras interferem na liturgia e, até o momento, soluções não foram encontradas. Como o item que determina para a comunhão eucarística, que as hóstias somente poderão ser distribuídas se estiverem pré-embaladas para uso pessoal. É consenso entre os (Arce) bispos que a Arquidiocese de Florianópolis, a título de experiência, nas paróquias onde for possível, fará celebrações com a possibilidade de os fiéis participarem, respeitando as normas previstas. As demais Dioceses: Joinville, Lages, Tubarão, Rio do Sul, Joaçaba, Chapecó, Caçador, Blumenau e Criciúma, continuarão com o modo de proceder atual até o dia 3 de maio de 2020”.

Posição da Diocese

Neste sentido a Diocese de Blumenau, através do bispo, Dom Rafael Biernaski, esclarece que: “a vida humana, a vida de todas as pessoas, em seu sentido pleno, é o maior valor. O cuidado e a defesa da vida é a mais importante missão dada a nós por Nosso Senhor; as medidas restritivas, como a quarentena, evitando aglomerações de pessoas, desacelerou o avanço da Covid-19. Entendemos que ainda não temos segurança (vacina, tratamento 100% eficiente, estrutura hospitalar à disposição de toda a população) para expor os nossos fiéis; as justas medidas de segurança impostas pelo Estado, expõe a nossa dificuldade e incapacidade em colocá-las em prática e o não cumprimento comporta penalidades previstas por lei, o que é justo. Diante do exposto acima, pedimos aos nossos fiéis que tenham paciência e continuem unidos num só coração e numa só alma, vivendo a fé com humildade, obediência e responsabilidade, como, de maneira exemplar, tem sido feito até o presente”. O bispo destaca ainda: “entendemos que é prudente continuar como estamos. Continuam em vigor as orientações que já foram dadas, isto é, sem missas presenciais, até o dia 3 de maio de 2020”.

 

Posts Relacionados

Projeto social de Santa Catarina recebe apoio da Fundação Cargill

Motorista embriagado causa acidente na Estrada da Rainha

Diário da Cidade

Academia Municipal do Pontal Norte estabelece novas regras de funcionamento

Coollabore Art Park une criatividade, inovação e arte de rua em projeto inédito em Itajaí

UsuCampeão já ajudou mais de 50 mil famílias brasileiras a regularizarem seus imóveis

ONG Bairro da Juventude forma rede de apoio em Criciúma durante a pandemia

Stone leva Camboriú à Times Square

Procedimento inédito para tratamento de câncer é realizado no estado

Diário da Cidade

Tinta, tela e pincel: conheça André Baía e a técnica que ajuda cegos a enxergarem através da arte.

Ciclone provoca vento forte no fim de semana

Câmera ao vivo Praça Almirante Tamandaré Balneário Camboriú – Live cam

Diário da Cidade

Canal do Porto de Itajaí Ao Vivo!

Roda Gigante Balneário Camboriú Big Wheel Câmera ao vivo

Diário da Cidade

Justiça de SC decide que não há vínculo de emprego da Uber com motoristas

Federação Catarinense de Municípios faz parceria com Butantan para adquirir a vacina Coronavac

Campanha “Você está de férias, mas o Coronavírus não!” busca sensibilizar visitantes da Costa Verde & Mar (SC)

PMSC lança campanha de Natal para arrecadar brinquedos ou alimentos para entidades beneficentes

Denúncias de violações contra mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência crescem quase 33% em 2020

De Vw Voyage a imóveis no litoral: veja os bens dos candidatos à prefeitura de Balneário Camboriú.

Diário da Cidade

Agência Nacional de Águas inclui Santa Catarina no projeto Monitor de Secas

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: