Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES Noticia SC

Igreja Católica segue orientação da CNBB

Igreja Católica segue orientação da CNBB

Com o versículo 10 do capítulo 10 do Livro de João: “Deus nunca nos abandona. Eu vim para que todos tenham vida”, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Regional Sul 4 encaminhou nota à Diocese de Blumenau, coordenada pelo bispo diocesano, Dom Rafael Biernaski com orientações sobre a Portaria n º 254 da Secretaria de Estado da Saúde, de 20 de abril de 2020, com normas para o funcionamento de igrejas, templos e afins.

Segundo a nota: “Em meio à pandemia em consequência do novo Coronavírus, e diante da Portaria 254, os (Arce) bispos do Regional Sul 4 da CNBB – Santa Catarina, querem dirigir-se ao povo a eles confiado, com uma mensagem de apoio, esperança e orientação, começamos com uma frase do Papa Francisco: Fomos surpreendidos por uma tempestade inesperada e furiosa. Damo-nos conta de estar no mesmo barco, todos frágeis e desorientados, mas ao mesmo tempo importantes e necessários: todos chamados a remar juntos, todos necessitados de mútuo encorajamento. E também deixamos o versículo 20 do capítulo 28 do livro de Mateus: A coragem e o conforto nos vêm da certeza dada pelo Senhor: “Eis que estou convosco todos os dias”.

O documento segue: “Com zelo pastoral, reafirmamos o compromisso de promoção do bem comum e de proteção da vida. Entendemos a preocupação que levou às restrições contidas na Portaria 254. Entretanto, tendo em vista as diferentes realidades presentes em nosso estado, precisamos de tempo para nos adaptar a algumas regras que protegem a vida, dom de Deus. Por exemplo, a norma de não participar das celebrações pessoas pertencentes ao grupo de risco, inclui muitos padres, impossibilitando-os a presidir as celebrações. Outras regras interferem na liturgia e, até o momento, soluções não foram encontradas. Como o item que determina para a comunhão eucarística, que as hóstias somente poderão ser distribuídas se estiverem pré-embaladas para uso pessoal. É consenso entre os (Arce) bispos que a Arquidiocese de Florianópolis, a título de experiência, nas paróquias onde for possível, fará celebrações com a possibilidade de os fiéis participarem, respeitando as normas previstas. As demais Dioceses: Joinville, Lages, Tubarão, Rio do Sul, Joaçaba, Chapecó, Caçador, Blumenau e Criciúma, continuarão com o modo de proceder atual até o dia 3 de maio de 2020”.

Posição da Diocese

Neste sentido a Diocese de Blumenau, através do bispo, Dom Rafael Biernaski, esclarece que: “a vida humana, a vida de todas as pessoas, em seu sentido pleno, é o maior valor. O cuidado e a defesa da vida é a mais importante missão dada a nós por Nosso Senhor; as medidas restritivas, como a quarentena, evitando aglomerações de pessoas, desacelerou o avanço da Covid-19. Entendemos que ainda não temos segurança (vacina, tratamento 100% eficiente, estrutura hospitalar à disposição de toda a população) para expor os nossos fiéis; as justas medidas de segurança impostas pelo Estado, expõe a nossa dificuldade e incapacidade em colocá-las em prática e o não cumprimento comporta penalidades previstas por lei, o que é justo. Diante do exposto acima, pedimos aos nossos fiéis que tenham paciência e continuem unidos num só coração e numa só alma, vivendo a fé com humildade, obediência e responsabilidade, como, de maneira exemplar, tem sido feito até o presente”. O bispo destaca ainda: “entendemos que é prudente continuar como estamos. Continuam em vigor as orientações que já foram dadas, isto é, sem missas presenciais, até o dia 3 de maio de 2020”.

 

Posts Relacionados

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada