Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Impactos da COVID-19 na educação exigem maior interação entre família e escola

Pesquisa da EY mostra que 66% dos pais têm dificuldade em lidar com as mudanças de rotina no processo de aprendizado dos filhos

Quais são as angústias e desafios da educação básica em tempos de isolamento social? Como famílias e escolas se adaptaram para seguir com o calendário escolar a distância? Essas foram algumas das questões levantadas pela EY-Parthenon, em conjunto com a Educa Insights, na pesquisa “Impacto da Covid-19 no ensino básico privado no Brasil”, que ouviu mais de 200 famílias e profissionais de educação para analisar as implicações do cenário atual no aprendizado dos estudantes e na saúde financeira das escolas.

66% dos pais apontam dificuldade em lidar com as mudanças no processo de aprendizado dos filhos e 47% afirmam que a escola não está dando o suporte necessário de forma remota, aponta o estudo. Para os familiares, o ensino está ocorrendo de forma mais lenta − o que pode prejudicar o planejamento pedagógico e resultados no Enem, por exemplo.
Com a nova de rotina, considerando a organização simultânea do trabalho, apoio às crianças e cuidados domésticos, os pais sentiram-se mais desafiados e 54% deles apontaram uma dificuldade moderada em navegar pela nova experiência de ensino online.

“A mudança abrupta e improvisada deixará marcas definitivas para o modelo educacional. O maior uso de tecnologia será uma realidade, mas não necessariamente levará a melhorias no aprendizado. É um cenário desafiador e que, sem dúvida, poderá alterar os modelos de ensino e nos modelos de negócios de muitas instituições na área”, afirma Eduardo Tesche, sócio de estratégia da EY Parthenon e líder da pesquisa.

Pressão nas escolas

No período da pesquisa, 35% dos pais tinham sido impactados no seu trabalho de alguma forma, seja pela redução da jornada (28%), ou pela perda do emprego (7%). Com isso, a pressão para a diminuição das mensalidades cresceu. 49% dos entrevistados estimam dificuldades para pagar as escolas e 28% acreditam que não conseguirão arcar com os valores atuais.

Para as instituições de ensino isso significa lidar com cada situação de forma individualizada, reconhecendo as limitações do modelo e fornecendo alternativas na trajetória de aprendizagem. Os ajustes realizados vão desde uso de ferramentas tecnológicas até então pouco utilizadas até a oferta de materiais pedagógicos adicionais, além da intensificação do contato com pais e estudantes para feedbacks.

Empatia e integração

Segundo Eduardo, o elemento central nos próximos meses e na potencial evolução do sistema educacional será a transformação dos papeis de professores, alunos e familiares. “Não é possível terceirizar totalmente a educação dos filhos. A maior integração entre as partes e a percepção de que um ensino de qualidade depende de todos serão fundamentais para que os impactos imediatos na aprendizagem sejam minimizados e para que as finanças das escolas sejam preservadas”, afirma.

A importância da autonomia dos estudantes também é uma das conclusões do estudo. O engajamento de alunos, tornando-os centrais no processo, ajuda a preparar uma geração mais independente e capaz de lidar com um mundo cheio de incertezas.

Sobre a EY

A EY é líder global em serviços de Auditoria, Impostos, Transações Corporativas e Consultoria. Presente em mais de 150 países, tem o propósito de construir um mundo de negócios melhor. Nossos insights e serviços ajudam a criar confiança nos mercados de capitais e nas economias ao redor do mundo. No Brasil, formamos um time de cinco mil profissionais e temos escritórios em 12 cidades. Com o centro de inovação colaborativa wavespace™, o Cybersecurity Center e o Analytics Hub, a EY está preparada para apoiar as empresas na transformação digital e nos movimentos de disrupção da Indústria 4.0.

Sobre a Educa Insights

A Educa Insights oferece um portfólio diversificado de serviços e soluções de pesquisa de mercado para clientes comprometidos com a excelência e o desempenho. A Educa Insights posicionou-se como uma empresa líder em pesquisa de mercado inovadora, focada no setor educacional, com uma força agressiva em pesquisa de marca e precificação, processo de tomada de decisão de clientes, geomarketing e várias outras metodologias.

Posts Relacionados

Mutirão Juntos Pelo Rio recolheu cinco toneladas de lixo em sua 11ª edição

Associação Amar Cura realiza ação de bem-estar para pacientes da Associação Madre Teresa

‘Celebration Tour’ no Rio: conheça detalhes do show que Madonna vai trazer para Copacabana

Diário da Cidade

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana