Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Implantação de rede de esgoto em Cordeiros alcança fase final

As obras de implantação do sistema de coleta de esgoto no bairro Cordeiros chegaram à fase de conclusão. Dentro de dois meses, 50% do bairro estará coberto com rede para tratamento. Cordeiros é bairro mais populoso de Itajaí. Nesta quarta-feira (10) equipes trabalham na instalação de bombas e no sistema de automação das estações elevatórias, parte essencial do sistema de tratamento de efluentes, responsável por viabilizar o transporte dos materiais até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Cidade Nova, em locais em que isso não ocorre por gravidade.

O trajeto até a ETE compreende 29 quilômetros de rede e quase dois quilômetros de emissários. O investimento de R$ 9,7 milhões leva saneamento básico para 2.893 residências do bairro. O restante dos imóveis será incluído numa segunda etapa de obras, que envolverá outras três bacias. Em Itajaí, a rede de esgoto já está em funcionamento na Praia Brava, Cabeçudas, Centro, Fazenda e parte da Vila Operária. Na Murta os serviços também estão em fase final. Até 2022, a meta é alcançar 80% do território urbano com rede coletora.

Conforme o gerente de Projetos e Obras do Semasa, Thiago Henrique Thomas, apesar das obras serem finalizadas em Cordeiros, a rede ainda não estará em operação. Isso quer dizer que não é hora dos moradores ligarem o esgoto do imóvel na rede que passa na rua. Por enquanto, é necessário manter sistema de fossa e filtro. “Para que o sistema de coleta do bairro entre em operação, dependemos da ativação do módulo dois da ETE Cidade Nova, que também está no estágio final, assim como a instalação de um emissário próximo”, explica.

“Itajaí está em pleno desenvolvimento, com a instalação de grandes empresas e condomínios residenciais, e o saneamento precisa acompanhar isso, por uma questão de saúde e qualidade de vida para todos”, analisa o diretor geral da autarquia, Diego Antônio da Silva.

Mais informações no telefone 0800 645 0195 ou 3344-9000. Plantão 24h ligue 115

Posts Relacionados

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes

Unimed Litoral tem vagas de emprego para Itajaí e região

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13) em Navegantes

Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza doação de 30 cadeiras de rodas ao Hospital Marieta

Itajaí oferece aula gratuita de Tai Chi e Qi Gong no Ginásio Gabriel Collares

Procon divulga pesquisa de preço da cesta básica em Navegantes

Intervenção artística TOSKA – Uma estranha passageira vai circular pelos ônibus de Navegantes no fim de semana

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com soluções digitais e novo formato clean e intuitivo