Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Implantação de rede de esgoto em Cordeiros alcança fase final

As obras de implantação do sistema de coleta de esgoto no bairro Cordeiros chegaram à fase de conclusão. Dentro de dois meses, 50% do bairro estará coberto com rede para tratamento. Cordeiros é bairro mais populoso de Itajaí. Nesta quarta-feira (10) equipes trabalham na instalação de bombas e no sistema de automação das estações elevatórias, parte essencial do sistema de tratamento de efluentes, responsável por viabilizar o transporte dos materiais até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Cidade Nova, em locais em que isso não ocorre por gravidade.

O trajeto até a ETE compreende 29 quilômetros de rede e quase dois quilômetros de emissários. O investimento de R$ 9,7 milhões leva saneamento básico para 2.893 residências do bairro. O restante dos imóveis será incluído numa segunda etapa de obras, que envolverá outras três bacias. Em Itajaí, a rede de esgoto já está em funcionamento na Praia Brava, Cabeçudas, Centro, Fazenda e parte da Vila Operária. Na Murta os serviços também estão em fase final. Até 2022, a meta é alcançar 80% do território urbano com rede coletora.

Conforme o gerente de Projetos e Obras do Semasa, Thiago Henrique Thomas, apesar das obras serem finalizadas em Cordeiros, a rede ainda não estará em operação. Isso quer dizer que não é hora dos moradores ligarem o esgoto do imóvel na rede que passa na rua. Por enquanto, é necessário manter sistema de fossa e filtro. “Para que o sistema de coleta do bairro entre em operação, dependemos da ativação do módulo dois da ETE Cidade Nova, que também está no estágio final, assim como a instalação de um emissário próximo”, explica.

“Itajaí está em pleno desenvolvimento, com a instalação de grandes empresas e condomínios residenciais, e o saneamento precisa acompanhar isso, por uma questão de saúde e qualidade de vida para todos”, analisa o diretor geral da autarquia, Diego Antônio da Silva.

Mais informações no telefone 0800 645 0195 ou 3344-9000. Plantão 24h ligue 115

Posts Relacionados

Águas de Penha divulga Relatório 2023 de Qualidade da Água

Itajaí Shopping oferece dicas com diferentes tipos de presentes para a Páscoa

Empreendimento de alto padrão é integrado à histórica Praça do Relógio e agrega conceito de boulevard em Itajaí

Chá das Cinco, evento, em Itajaí, inspira mulheres a se cuidarem

Selva Mágica traz universo de obstáculos e aventuras para o Itajaí Shopping

Itajaí abre inscrições para o Programa Bolsa Esportiva 2024

Representante de Itajaí vai disputar o Mundial de Paraciclismo de Pista

Atrações artísticas vão movimentar Navegantes neste sábado (23)

Fundação Cultural de Navegantes lança projeto Canto de Mar no Gravatá

Itajai terá show gratuito em homenagem ao músico Fernando das Neves