Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

VII Congresso de Terapia Nutricional e III Congresso de Terapia Intensiva

VII Congresso de Terapia Nutricional e III Congresso de Terapia Intensiva

Importância da enfermagem na terapia nutricional está entre os temas do evento

A enfermeira da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo (RS), Simone Araújo, será uma das palestrantes do VII Congresso de terapia nutricional e o III Congresso de Terapia Intensiva nos dias 18 e 19 de agosto deste ano, no Lang Palace Hotel, em Chapecó. O evento é promovido pela Unimed Chapecó com o objetivo de abordar assuntos com foco para a atuação multidisciplinar.

A palestra de Simone será no primeiro dia de evento, às 15 horas, e detalhará a “Importância da enfermagem na terapia nutricional – desafios na prática diária”.

O médico coordenador da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) do Hospital Unimed Chapecó, Dr. João Baroncello e a nutricionista Patricia Dall Agnol, destacam a importância de aprofundar o tema ao explicarem que o profissional de enfermagem tem papel importante, pois é ele quem está no dia a dia acompanhando e monitorando a infusão e a aceitabilidade da dieta no paciente,  contribuindo com o nutricionista e o médico da equipe para verificar se pode existir uma evolução da dieta.

Segundo eles, o enfermeiro também é responsável pelo posicionamento, passagem de sonda, além de avaliação diária monitorando a aceitabilidade da dieta, se a infusão está sendo feita da forma correta, se o paciente está bem posicionado e se toda essa avaliação do enfermeiro contribui para observar se o paciente está recebendo o que ele precisa e está alcançando a meta. Também tem papel importante no cuidado ao paciente crítico no sentido de verificar se ainda não está em terapia nutricional e se poderia ser eleita essa técnica, evitando desnutrição com o início de uma terapia precoce. Afinal é a enfermagem que está no cuidado diário e consegue observar detalhes do paciente em relação à alimentação.

CONGRESSOS

O VII Congresso de Terapia Nutricional e III Congresso de Terapia Intensiva têm por objetivo  abordar temas com direto impacto na mortalidade dos pacientes graves e atualizar os profissionais da saúde com aplicabilidade no uso de terapia nutricional em pacientes hospitalizados acometidos pelas mais variadas doenças que levam à desnutrição e até consequências mais graves como complicações clínicas e cirúrgicas.

A programação da sexta-feira, 18 de agosto, ocorrerá das 13h30 às 18 horas com palestras e mesa redonda. As atividades serão retomadas às 20 horas com solenidade de abertura, seguidas por apresentações.  No sábado (19), o evento terá quatro palestras e ocorrerá das 8 horas às 11h40.

O cronograma inclui a abordagem de assuntos com foco para desnutrição hospitalar do paciente oncológico, metas nutricionais no paciente crítico,  cuidado multidisciplinar na prevenção de pneumonia, avaliação fonoaudiológica de pacientes disfágicos, estratégias para melhorar a aceitação alimentar de pacientes com disfagia, entre outros.

Informações e inscrições pelo site https://www.unimed.coop.br/.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH