Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Inaugurada primeira Estação de Tratamento de Esgoto de São Francisco do Sul

A concessionária Águas de São Francisco do Sul e a prefeitura inauguraram a primeira Estação de Tratamento de Esgoto de São Francisco do Sul (ETE Ubatuba). O evento online foi realizado na manhã desta terça-feira (16), em formato exclusivamente virtual, atendendo às orientações de isolamento social. Construída em 15 meses, a estação conta com um sistema de tratamento de esgoto de alta tecnologia em nível terciário e integra o sistema de saneamento básico da região das praias.

A ETE Ubatuba vai tratar cerca de 5 milhões de litros de esgoto por dia na baixa temporada e mais de 10 milhões de litros no verão, quando em plena operação. A obra faz parte do cronograma de investimentos da concessionária para a universalização do saneamento no município. A Águas de São Francisco do Sul é uma empresa do Grupo AEGEA que, em Santa Catarina, detém também as concessões das Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas de Bombinhas.

Com 20 mil metros quadrados de área construída, a obra consumiu 1.200 metros cúbicos de concreto e 170 toneladas de aço. Durante sua execução, gerou 80 empregos diretos e 240 indiretos. A tecnologia utilizada na ETE é de Lodo Ativado, do tipo aeração prolongada, através de reator sequencial em bateladas. A nova estação vai contribuir para uma grande melhoria na saúde da população, preservação do meio ambiente e valorização imobiliária da cidade.

De acordo com a presidente da Águas de São Francisco do Sul, Reginalva Mureb, se a vocação de São Francisco do Sul é turística, nada mais adequado do que começar a implantação do sistema de saneamento do município pela região das praias. “Sabemos que o desenvolvimento que o turismo traz deve vir junto com a preservação do meio ambiente. A proteção das águas do município também beneficiará setores da economia como a pesca”, exemplifica.  Reginalva acrescenta que a conclusão da obra reafirma o compromisso da concessionária em levar saúde e dignidade à comunidade de São Francisco do Sul. “O que nos move é trabalhar pela saúde da população que atendemos”, acrescenta.

Para o prefeito de São Francisco do Sul, Renato Gama Lobo, a inauguração da ETE Ubatuba é um marco histórico para o município. “Esta importante obra traz um novo tempo para a cidade. Além de ser um investimento importante para a região das praias, vai fomentar o turismo e a saúde pública de qualidade”, disse durante o evento. Ele lembra que a cada 1 real investido em saneamento básico é economizado quatro reais na saúde.

Presente na inauguração virtual, o presidente do instituto Trata Brasil, Édison Carlos, explica que um dos grandes desafios de Santa Catarina é o saneamento. Ele destaca que é sempre um motivo de alegria um município tomar para si o desafio de melhorar  as condições de saneamento. “Sabemos que isso refletirá imediatamente na melhor qualidade de vida da população. Nós, do Trata Brasil, somos testemunhas que o saneamento rapidamente transforma as condições das cidades”, pontuou. O corretor de imóveis no bairro Ubatuba, Antônio Lanerte, também entende que a ETE vai refletir na qualidade de vida da população das praias. “O ganho é muito grande para toda a comunidade”, disse.

Posts Relacionados

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes

Unimed Litoral tem vagas de emprego para Itajaí e região

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13) em Navegantes

Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza doação de 30 cadeiras de rodas ao Hospital Marieta

Itajaí oferece aula gratuita de Tai Chi e Qi Gong no Ginásio Gabriel Collares

Procon divulga pesquisa de preço da cesta básica em Navegantes

Intervenção artística TOSKA – Uma estranha passageira vai circular pelos ônibus de Navegantes no fim de semana

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com soluções digitais e novo formato clean e intuitivo