Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Inaugurada primeira Estação de Tratamento de Esgoto de São Francisco do Sul

A concessionária Águas de São Francisco do Sul e a prefeitura inauguraram a primeira Estação de Tratamento de Esgoto de São Francisco do Sul (ETE Ubatuba). O evento online foi realizado na manhã desta terça-feira (16), em formato exclusivamente virtual, atendendo às orientações de isolamento social. Construída em 15 meses, a estação conta com um sistema de tratamento de esgoto de alta tecnologia em nível terciário e integra o sistema de saneamento básico da região das praias.

A ETE Ubatuba vai tratar cerca de 5 milhões de litros de esgoto por dia na baixa temporada e mais de 10 milhões de litros no verão, quando em plena operação. A obra faz parte do cronograma de investimentos da concessionária para a universalização do saneamento no município. A Águas de São Francisco do Sul é uma empresa do Grupo AEGEA que, em Santa Catarina, detém também as concessões das Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas de Bombinhas.

Com 20 mil metros quadrados de área construída, a obra consumiu 1.200 metros cúbicos de concreto e 170 toneladas de aço. Durante sua execução, gerou 80 empregos diretos e 240 indiretos. A tecnologia utilizada na ETE é de Lodo Ativado, do tipo aeração prolongada, através de reator sequencial em bateladas. A nova estação vai contribuir para uma grande melhoria na saúde da população, preservação do meio ambiente e valorização imobiliária da cidade.

De acordo com a presidente da Águas de São Francisco do Sul, Reginalva Mureb, se a vocação de São Francisco do Sul é turística, nada mais adequado do que começar a implantação do sistema de saneamento do município pela região das praias. “Sabemos que o desenvolvimento que o turismo traz deve vir junto com a preservação do meio ambiente. A proteção das águas do município também beneficiará setores da economia como a pesca”, exemplifica.  Reginalva acrescenta que a conclusão da obra reafirma o compromisso da concessionária em levar saúde e dignidade à comunidade de São Francisco do Sul. “O que nos move é trabalhar pela saúde da população que atendemos”, acrescenta.

Para o prefeito de São Francisco do Sul, Renato Gama Lobo, a inauguração da ETE Ubatuba é um marco histórico para o município. “Esta importante obra traz um novo tempo para a cidade. Além de ser um investimento importante para a região das praias, vai fomentar o turismo e a saúde pública de qualidade”, disse durante o evento. Ele lembra que a cada 1 real investido em saneamento básico é economizado quatro reais na saúde.

Presente na inauguração virtual, o presidente do instituto Trata Brasil, Édison Carlos, explica que um dos grandes desafios de Santa Catarina é o saneamento. Ele destaca que é sempre um motivo de alegria um município tomar para si o desafio de melhorar  as condições de saneamento. “Sabemos que isso refletirá imediatamente na melhor qualidade de vida da população. Nós, do Trata Brasil, somos testemunhas que o saneamento rapidamente transforma as condições das cidades”, pontuou. O corretor de imóveis no bairro Ubatuba, Antônio Lanerte, também entende que a ETE vai refletir na qualidade de vida da população das praias. “O ganho é muito grande para toda a comunidade”, disse.

Posts Relacionados

Lideranças comunitárias aprovam construção da ETA Penha

Abastecimento do bairro São Miguel, em Penha, terá o reforço de mais um poço artesiano

Justiça condena procurador da prefeitura, empresa de segurança e cooperativa bancária por propaganda eleitoral antecipada em Itajaí

Programa Itajaí Ativo oferece aulas nas casas para incentivar a prática de exercícios físicos

ETA Conquista vai ampliar fornecimento de água em Penha

Águas de Penha participa de reunião para discutir impactos da gestão de perdas no novo Marco Legal do Saneamento

Edital Extrajudicial com prazo de 15 dias

Edital Extrajudicial com prazo de 15 dias

Águas de Penha lança programa Afluentes em formato digital

Guarda Portuária recebe equipamentos para auxiliar na inspeção de veículos

Klabin conquista Selo Social 2019 por práticas que fomentam o desenvolvimento sustentável em Itajaí (SC)

diariodacidade

Águas de Penha vai construir mureta para caixa padrão de novas ligações na rede de água tratada

diariodacidade

Empreendedora do ramo calçadista de Itajaí realiza bazar para driblar efeitos da crise

diariodacidade

Vereador requer novas regras para distribuição de cesta básica em Itajaí

diariodacidade

Crianças e jovens são quase 15% dos infectados por coronavírus em Itajaí

diariodacidade

Itajaí é o primeiro município brasileiro a sancionar lei que inclui no calendário da cidade a “Semana de Conscientização dos Relacionamentos Abusivos”

diariodacidade

Itajaí registra mais duas mortes por COVID-19 nesta quarta-feira (17) e chega a 23 óbitos

diariodacidade

Barra Velha inicia ação de sanitização de espaços públicos do município

diariodacidade

Implantação de rede de esgoto em Cordeiros alcança fase final

diariodacidade

Águas de Penha inova com instalação de totem de autoatendimento e define pontos extras para pagamento

diariodacidade

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: