Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Inaugurada primeira Estação de Tratamento de Esgoto de São Francisco do Sul

A concessionária Águas de São Francisco do Sul e a prefeitura inauguraram a primeira Estação de Tratamento de Esgoto de São Francisco do Sul (ETE Ubatuba). O evento online foi realizado na manhã desta terça-feira (16), em formato exclusivamente virtual, atendendo às orientações de isolamento social. Construída em 15 meses, a estação conta com um sistema de tratamento de esgoto de alta tecnologia em nível terciário e integra o sistema de saneamento básico da região das praias.

A ETE Ubatuba vai tratar cerca de 5 milhões de litros de esgoto por dia na baixa temporada e mais de 10 milhões de litros no verão, quando em plena operação. A obra faz parte do cronograma de investimentos da concessionária para a universalização do saneamento no município. A Águas de São Francisco do Sul é uma empresa do Grupo AEGEA que, em Santa Catarina, detém também as concessões das Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas de Bombinhas.

Com 20 mil metros quadrados de área construída, a obra consumiu 1.200 metros cúbicos de concreto e 170 toneladas de aço. Durante sua execução, gerou 80 empregos diretos e 240 indiretos. A tecnologia utilizada na ETE é de Lodo Ativado, do tipo aeração prolongada, através de reator sequencial em bateladas. A nova estação vai contribuir para uma grande melhoria na saúde da população, preservação do meio ambiente e valorização imobiliária da cidade.

De acordo com a presidente da Águas de São Francisco do Sul, Reginalva Mureb, se a vocação de São Francisco do Sul é turística, nada mais adequado do que começar a implantação do sistema de saneamento do município pela região das praias. “Sabemos que o desenvolvimento que o turismo traz deve vir junto com a preservação do meio ambiente. A proteção das águas do município também beneficiará setores da economia como a pesca”, exemplifica.  Reginalva acrescenta que a conclusão da obra reafirma o compromisso da concessionária em levar saúde e dignidade à comunidade de São Francisco do Sul. “O que nos move é trabalhar pela saúde da população que atendemos”, acrescenta.

Para o prefeito de São Francisco do Sul, Renato Gama Lobo, a inauguração da ETE Ubatuba é um marco histórico para o município. “Esta importante obra traz um novo tempo para a cidade. Além de ser um investimento importante para a região das praias, vai fomentar o turismo e a saúde pública de qualidade”, disse durante o evento. Ele lembra que a cada 1 real investido em saneamento básico é economizado quatro reais na saúde.

Presente na inauguração virtual, o presidente do instituto Trata Brasil, Édison Carlos, explica que um dos grandes desafios de Santa Catarina é o saneamento. Ele destaca que é sempre um motivo de alegria um município tomar para si o desafio de melhorar  as condições de saneamento. “Sabemos que isso refletirá imediatamente na melhor qualidade de vida da população. Nós, do Trata Brasil, somos testemunhas que o saneamento rapidamente transforma as condições das cidades”, pontuou. O corretor de imóveis no bairro Ubatuba, Antônio Lanerte, também entende que a ETE vai refletir na qualidade de vida da população das praias. “O ganho é muito grande para toda a comunidade”, disse.

Posts Relacionados

Águas de Penha divulga Relatório 2023 de Qualidade da Água

Itajaí Shopping oferece dicas com diferentes tipos de presentes para a Páscoa

Empreendimento de alto padrão é integrado à histórica Praça do Relógio e agrega conceito de boulevard em Itajaí

Chá das Cinco, evento, em Itajaí, inspira mulheres a se cuidarem

Selva Mágica traz universo de obstáculos e aventuras para o Itajaí Shopping

Itajaí abre inscrições para o Programa Bolsa Esportiva 2024

Representante de Itajaí vai disputar o Mundial de Paraciclismo de Pista

Atrações artísticas vão movimentar Navegantes neste sábado (23)

Fundação Cultural de Navegantes lança projeto Canto de Mar no Gravatá

Itajai terá show gratuito em homenagem ao músico Fernando das Neves