Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Indústria de portas produz máscaras para profissionais de saúde

Pormade cedeu máquina de impressão 3D para fabricação de suporte de máscaras utilizadas por equipes médicas no combate ao coronavírus

Em meio ao cenário do coronavírus (COVID-19), atos de solidariedade e preocupação com o próximo tem se destacado em todo o mundo. No momento em que a prevenção é fundamental, a Pormade, maior fabricante de portas do Brasil, encontrou uma forma de contribuir com a proteção de profissionais da área da saúde que atuam na linha de frente do combate à doença. A empresa cedeu uma de suas máquinas 3D para a impressão de suportes das máscaras que fazem parte dos EPIs utilizados nos atendimentos.

“Inicialmente, serão produzidos 40 suportes de máscaras que, posteriormente, serão entregues à hospitais da região”, afirma Claudio Zini, diretor-presidente da Pormade Portas. Com 80 anos de mercado, o investimento em ações sociais que promovem o bem-estar, saúde, educação e desenvolvimento da comunidade em que está inserida, já faz parte do DNA da companhia.

“Vivemos um momento delicado e contribuir com essa iniciativa reforça ainda mais o compromisso social que temos não só com nossos colaboradores, mas, com a saúde de todos que vivem e trabalham em nosso entorno”, reforça o executivo.

A ação acontece em conjunto com alunos e professores dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção do Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu), localizada na cidade União da Vitória, interior do Paraná, onde está a sede da empresa. Além da máquina, a Pormade doou também uma boa quantidade da matéria-prima utilizada na produção.

O colaborador da Pormade, João Paulo de Souza, técnico em máquinas e um dos alunos que fazem parte do projeto, é o responsável pela confecção dos suportes. As peças são fabricadas durante o expediente, uma vez que o processo não demanda atenção e cuidado humano. “Utilizamos filamentos de PLA e ABS para a fabricação das armações, um material que possui um custo que varia de R﹩ 70 a R﹩ 120 por rolo de 1 quilo, e permite a fabricação de até 35 suportes”, explica.

Segundo ele, o custo final da máscara completa, incluindo as viseiras que serão fabricadas por outras empresas parceiras, é de R﹩ 10. Para a área da saúde, esse valor chega a ser repassado por empresas privadas a R﹩ 45. “É extremamente gratificante fazer parte de um projeto como esse. Toda a economia gerada com a doação das máscaras vai possibilitar que os hospitais e casas de saúde direcionam as verbas para outras necessidades urgentes em relação ao atendimento dos enfermos”, afirma o técnico.

A primeira remessa de máscaras já está sendo finalizada e o projeto fez tanto sucesso que outras cidades da região já estão solicitando doações também. Ainda não há data prevista para o encerramento da ação, pois, a produção deve seguir a necessidade e demanda dos profissionais locais, além da disponibilidade dos alunos e professores voluntários, bem como das doações de matérias-primas para novos lotes.
obre a Pormade Portas

Fundada em 1939, a Pormade Portas é uma das maiores fabricantes de portas do Brasil. Há 80 anos, a empresa atua para manter a mais alta qualidade de seus produtos. Está localizada em União da Vitória (PR).
A companhia conta, atualmente, com mais de 700 colaboradores, 100% envolvidos em um processo de gestão inovador. Com grandes áreas de florestas plantadas e um parque industrial completo com 102 mil m² construídos, a Pormade controla toda a produção. A estrutura permite que a empresa tenha um dos melhores padrões de qualidade da América do Sul. Com um faturamento, em 2019, de R﹩ 180 milhões, a Pormade investe em pessoas e produtos como estratégia competitiva.

Posts Relacionados

SC se consolida como palco para grandes eventos de fisiculturismo e vai receber a 3ª edição do Eduardo Corrêa Classic em maio

Warung Day Festival chega à nona edição anual com 21 atrações

Banda argentina Star Beatles celebra 15 anos com show único em Blumenau

Festival Best of Blues and Rock traz o astro do blues-rock Joe Bonamassa ao Brasil, em junho

Lages ganha o seu primeiro McDonald’s

Família Santina protagoniza Campanha de Dia das Mães da Karsten

O quão popular é o bingo online no Brasil?

Festival de Outono de Jurerê in_ promove arte, dança, música e cultura

Orquestra Filarmônica Catarinense Apresenta: “Música para a Mudança” no Festival Cidade Aberta

Drag Queen resgata brincadeira e vira febre na noite da Grande Florianópolis