Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Inhotim, o museu a céu aberto de arte contemporânea

Se você ama visitar exposições de arte e gosta das paisagens de Minas Gerais, o Inhotim é o destino perfeito. Confira por que você deve conhecer esse incrível museu natural

 

Minas Gerais é um estado repleto de lugares belíssimos e inesquecíveis para conhecer. Desde os destinos históricos, a Serra da Canastra e cidades charmosas como Monte Verde até a capital Belo Horizonte e seus petiscos deliciosos.

 

O estado é o quarto maior do Brasil em área e é conhecido por ter uma das culinárias mais deliciosas do país. Mas, mais que isso, Minas também oferece passeios culturais incríveis, como o museu de Inhotim.

 

Localizado na cidade de Brumadinho, situada a 60 quilômetros da capital mineira, esse museu é uma das principais referências brasileiras quando o assunto é arte contemporânea. Por isso, antes de comprar a sua passagem na Gontijo, confira por que conhecer Inhotim é um passeio imperdível!

O que é

O Instituto Inhotim é uma junção de museu de arte contemporânea com jardim botânico. Além de preservar obras de arte impressionantes, o museu também abriga espécies de flora de diferentes lugares do mundo.

 

A concepção do museu ocorreu em meados da década de 1980 pelo empresário Bernardo de Mello Paz. Hoje, o museu conta com mais de 20 galerias organizadas em uma área verde com mais de 20 km².

 

O Inhotim possui cerca de 500 obras elaboradas por mais de 100 artistas de 30 países diferentes. O foco do museu é a arte contemporânea produzida desde os anos 1960 até os dias atuais e seu acervo reúne diferentes linguagens artísticas — desde esculturas, instalações, desenhos e pinturas até vídeos, fotografias e filmes.

Circulação

Entre as galerias e jardins, os visitantes podem visualizar obras de arte a céu aberto e uma vegetação impressionante que circunda um lago. O passeio pode ser feito a pé ou em pequenos carros elétricos que realizam os trechos mais longos. Cada pessoa deve pagar R$ 25 e os trajetos são simples: o mais comum é que cada visitante realize três passeios em um dia.

 

Se você puder fazer o passeio durante dois dias, o recomendado é realizar as rotas rosa e amarela no primeiro dia e a laranja no segundo. Por se tratar de um lugar muito bonito e com bastante vegetação, é importante deixar alguns momentos para curtir a paisagem e relaxar.

Galerias

Outro ponto de destaque do museu Inhotim são as mais de 20 galerias de arte que estão distribuídas em meio a belos jardins. Por se tratar de um museu de arte contemporânea, mesmo os prédios das galerias já são obras de arte.

 

Os projetos arquitetônicos são marcados por forte inovação e despojamento, pensados de forma integrada ao cenário natural e à vegetação que circunda o museu.

 

Uma dica importante é também prestar atenção às obras de arte dispostas pelos trajetos, tais como as vigas enterradas na obra Beam Drop Inhotim e os fusquinhas de Jarbas Lopes.

Natureza

Esse museu chama a atenção de seus visitantes não somente pelas exposições super inovadoras que organiza, mas também pela espetacular área verde e jardins que estão ao seu redor.

 

Assim, o museu Inhotim também é um lugar ótimo para entrar em contato com a natureza de um jeito mais tranquilo. Lá é possível curtir um bonito pôr do sol após conferir a exposição de arte e os visitantes ainda podem aproveitar programações variadas, como festivais e espetáculos musicais.

Como chegar?

O Inhotim oferece um serviço de transporte em vans saindo de Belo Horizonte aos fins de semana e feriados. O custo da passagem é de R$ 60 por pessoa, incluindo a ida e a volta.

O embarque na van ocorre às 8h15 na Loja do Inhotim em BH e, o retorno, às 17h30. A compra da passagem da van deve ser realizada com 24 horas de antecedência na própria loja ou pelos telefones (31) 99737-6366 ou (31) 3571-9795.

Posts Relacionados

Itajaí Shopping traz dicas de presentes para diferentes estilos de pais em agosto

Aprenda 5 drinks com cachaça para preparar em casa

Livraria Senac promove promoção de Dia dos Pais

Grupo varejista incentiva colaboradores a buscarem rápida ascensão profissional

Ambev e Lohn Bier produzem sua primeira cerveja com 100% de ingredientes de Santa Catarina

Diário da Cidade

Aprenda a como economizar no combustível do carro

Diário da Cidade

Especialista esclarece como a arquitetura pode ajudar a reduzir a incidência de queda de idosos

Diário da Cidade

Músico Serginho Almeida lança single em reverência ao início da sua caminhada artística

Diário da Cidade

Dona do Bumbum mais famoso do México, brasileira enche o ‘cofrinho’ com plataformas

Diário da Cidade

Dia Mundial da Cerveja é celebrado no início de agosto

Diário da Cidade

Casa Malibu Estreia Na Próxima Segunda

Lei Aldir Blanc em Camboriú dá aporte a iniciativa musical pioneira no estado

Bilhetes aéreos emitidos e não voados: como fazer a gestão?

Novos Kits de Amigurumi com temática de Natal chegam ao mercado

Mar de Emoções traz conexão entre pais e filhos através de declarações de amor no Itajaí Shopping

Conheça as 15 profissões que mais pedem inglês como requisito

Franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar crescem 14,9% no Paraná no 1º trimestre de 2021

Diário da Cidade

Espaço Plural: exaltação à simplicidade elegante

Diário da Cidade

Patati Patatá Chegam À Styll Baby

Diário da Cidade

Confira receita de caldo para espantar o frio e manter a dieta nos dias mais frios

Diário da Cidade