Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Inhotim, o museu a céu aberto de arte contemporânea

Se você ama visitar exposições de arte e gosta das paisagens de Minas Gerais, o Inhotim é o destino perfeito. Confira por que você deve conhecer esse incrível museu natural

 

Minas Gerais é um estado repleto de lugares belíssimos e inesquecíveis para conhecer. Desde os destinos históricos, a Serra da Canastra e cidades charmosas como Monte Verde até a capital Belo Horizonte e seus petiscos deliciosos.

 

O estado é o quarto maior do Brasil em área e é conhecido por ter uma das culinárias mais deliciosas do país. Mas, mais que isso, Minas também oferece passeios culturais incríveis, como o museu de Inhotim.

 

Localizado na cidade de Brumadinho, situada a 60 quilômetros da capital mineira, esse museu é uma das principais referências brasileiras quando o assunto é arte contemporânea. Por isso, antes de comprar a sua passagem na Gontijo, confira por que conhecer Inhotim é um passeio imperdível!

O que é

O Instituto Inhotim é uma junção de museu de arte contemporânea com jardim botânico. Além de preservar obras de arte impressionantes, o museu também abriga espécies de flora de diferentes lugares do mundo.

 

A concepção do museu ocorreu em meados da década de 1980 pelo empresário Bernardo de Mello Paz. Hoje, o museu conta com mais de 20 galerias organizadas em uma área verde com mais de 20 km².

 

O Inhotim possui cerca de 500 obras elaboradas por mais de 100 artistas de 30 países diferentes. O foco do museu é a arte contemporânea produzida desde os anos 1960 até os dias atuais e seu acervo reúne diferentes linguagens artísticas — desde esculturas, instalações, desenhos e pinturas até vídeos, fotografias e filmes.

Circulação

Entre as galerias e jardins, os visitantes podem visualizar obras de arte a céu aberto e uma vegetação impressionante que circunda um lago. O passeio pode ser feito a pé ou em pequenos carros elétricos que realizam os trechos mais longos. Cada pessoa deve pagar R$ 25 e os trajetos são simples: o mais comum é que cada visitante realize três passeios em um dia.

 

Se você puder fazer o passeio durante dois dias, o recomendado é realizar as rotas rosa e amarela no primeiro dia e a laranja no segundo. Por se tratar de um lugar muito bonito e com bastante vegetação, é importante deixar alguns momentos para curtir a paisagem e relaxar.

Galerias

Outro ponto de destaque do museu Inhotim são as mais de 20 galerias de arte que estão distribuídas em meio a belos jardins. Por se tratar de um museu de arte contemporânea, mesmo os prédios das galerias já são obras de arte.

 

Os projetos arquitetônicos são marcados por forte inovação e despojamento, pensados de forma integrada ao cenário natural e à vegetação que circunda o museu.

 

Uma dica importante é também prestar atenção às obras de arte dispostas pelos trajetos, tais como as vigas enterradas na obra Beam Drop Inhotim e os fusquinhas de Jarbas Lopes.

Natureza

Esse museu chama a atenção de seus visitantes não somente pelas exposições super inovadoras que organiza, mas também pela espetacular área verde e jardins que estão ao seu redor.

 

Assim, o museu Inhotim também é um lugar ótimo para entrar em contato com a natureza de um jeito mais tranquilo. Lá é possível curtir um bonito pôr do sol após conferir a exposição de arte e os visitantes ainda podem aproveitar programações variadas, como festivais e espetáculos musicais.

Como chegar?

O Inhotim oferece um serviço de transporte em vans saindo de Belo Horizonte aos fins de semana e feriados. O custo da passagem é de R$ 60 por pessoa, incluindo a ida e a volta.

O embarque na van ocorre às 8h15 na Loja do Inhotim em BH e, o retorno, às 17h30. A compra da passagem da van deve ser realizada com 24 horas de antecedência na própria loja ou pelos telefones (31) 99737-6366 ou (31) 3571-9795.

Posts Relacionados

Soweto inicia turnê de comemoração dos 30 anos do grupo

Roomys lança novo sabor de sorvete low carb e com alto teor de proteína

New Balance 42K Porto Alegre oferecerá experiências aos corredores com palestras, venda de produtos e ativações

CEI do bairro Dom Bosco elege realeza da Marejadinha Itajaí 2024

Sábado (27) tem WeekenDance Festival no Teatro de Itajaí

Última semana para votar no melhor buteco de Joinville

Mariellaluz, a Musa do Criciúma, Brilha no Concurso Musa do Brasileirão 2024

Sintex apresenta lançamentos de 2024 na Construsul

Amanda Cadore leva shows gratuitos da tour Arrebentação para 4 cidades de SC

Fazzenda Park Resort: sinergia entre equipes de marketing e comercial impulsiona resultados