Inicia vacinação contra a gripe em Itapema

282

A campanha de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (25/04) em Itapema. Unidades Básicas de Saúde (UBS) já estão imunizando a população pertencente ao grupo de risco. A expectativa da Secretaria de Saúde é de que mais de 11 mil pessoas recebam a dose em todo o município até o dia 20 de Maio.

Para o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, é importante que as pessoas procurem o as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Este ano Santa Catarina vive um perfil epidemiológico diferente, por isso a vacinação chegou ainda mais cedo. Garantir a imunização é uma das possibilidades de proteção, porém a higiene ainda é a forma mais eficaz de se prevenir contra a gripe”, afirmou o Secretário Everton Ricardo da Silva.

Em Itapema a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das 8h às 12h e das 13h às 17, exceto na UBS Meia Praia II e na UBS Centro. Já na UBS Ilhota, a vacinação ocorre apenas no período vespertino, das 13h às 17h. É obrigatória a apresentação do Cartão do SUS e a carteira de vacinação e atendimento obedece a ordem de chegada, já que todas as pessoas são consideradas prioritárias.

A moradora do Bairro Várzea, Jandira Oliveira, de 83 anos, aproveitou o primeiro dia da campanha e garantiu a imunização. “Já me vacino conta a gripe há muitos anos. Acho muito importante, pois desde que comecei a tomar nunca mais pegou uma gripe forte”, aconselha a aposentada.

Quem pode vacinar?

Podem receber a vacina crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes de qualquer idade gestacional, puérperas de até 45 dias após o parto, idosos (acima de 60 anos), profissionais da área de saúde  que tenham carteirinha do Conselho, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Também podem receber a imunização os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que deverão levar comprovante da sua patologia, como receitas médicas, exames, e outras condições especiais de saúde conforme orientação do Ministério da Saúde.

Dia D

O chamado “Dia D” para mobilização da comunidade será no próximo sábado (30/04) quando as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficarão abertas das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço, garantindo assim o horário especial para quem desejar a imunização. Neste dia, todas as UBS estarão em atendimento, menos a UBS Centro. Já a UBS Meia Praia II atenderá apenas pessoas acima de 60 anos.