Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Inicia vacinação contra a gripe em Itapema

A campanha de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (25/04) em Itapema. Unidades Básicas de Saúde (UBS) já estão imunizando a população pertencente ao grupo de risco. A expectativa da Secretaria de Saúde é de que mais de 11 mil pessoas recebam a dose em todo o município até o dia 20 de Maio.

Para o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, é importante que as pessoas procurem o as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Este ano Santa Catarina vive um perfil epidemiológico diferente, por isso a vacinação chegou ainda mais cedo. Garantir a imunização é uma das possibilidades de proteção, porém a higiene ainda é a forma mais eficaz de se prevenir contra a gripe”, afirmou o Secretário Everton Ricardo da Silva.

Em Itapema a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das 8h às 12h e das 13h às 17, exceto na UBS Meia Praia II e na UBS Centro. Já na UBS Ilhota, a vacinação ocorre apenas no período vespertino, das 13h às 17h. É obrigatória a apresentação do Cartão do SUS e a carteira de vacinação e atendimento obedece a ordem de chegada, já que todas as pessoas são consideradas prioritárias.

A moradora do Bairro Várzea, Jandira Oliveira, de 83 anos, aproveitou o primeiro dia da campanha e garantiu a imunização. “Já me vacino conta a gripe há muitos anos. Acho muito importante, pois desde que comecei a tomar nunca mais pegou uma gripe forte”, aconselha a aposentada.

Quem pode vacinar?

Podem receber a vacina crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes de qualquer idade gestacional, puérperas de até 45 dias após o parto, idosos (acima de 60 anos), profissionais da área de saúde  que tenham carteirinha do Conselho, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Também podem receber a imunização os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que deverão levar comprovante da sua patologia, como receitas médicas, exames, e outras condições especiais de saúde conforme orientação do Ministério da Saúde.

Dia D

O chamado “Dia D” para mobilização da comunidade será no próximo sábado (30/04) quando as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficarão abertas das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço, garantindo assim o horário especial para quem desejar a imunização. Neste dia, todas as UBS estarão em atendimento, menos a UBS Centro. Já a UBS Meia Praia II atenderá apenas pessoas acima de 60 anos.

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê