Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Iniciada a limpeza do Rio das Ostras no bairro da Barra

Foi iniciada na manhã desta quarta-feira (27) a limpeza do Rio das Ostras. As ações, parceria entre Defesa Civil, Subprefeitura e secretarias do Meio Ambiente e Obras, têm o intuito de amenizar eventuais prejuízos provocados por enxurradas e cheias, como ocorrido no dia 13 deste mês.

As equipes de limpeza trabalham com o auxílio de máquinas retroescavadeiras, caminhões e embarcações. De acordo com o diretor da Defesa Civil, João Passos, esta primeira etapa tem previsão de ser finalizada em 15 dias. “Estamos desobstruindo o curso do rio recolhendo o lixo, entulho e resto de construções da beira do rio. Se o tempo ajudar, concluiremos esta etapa dentro de suas semanas. Por orientação do prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, estamos trabalhando de forma rápida e ouvindo a comunidade”, afirma Passos. 

O diretor da Defesa Civil enfatiza que o apoio da comunidade é fundamental durante as ações. “Estamos recebendo apoio dos cidadãos, principalmente moradores das proximidades. Atitudes corretas como não jogar lixo, móveis e outros dejetos na beira do rio evitam que o mesmo transborde novamente. Além disso precisamos que a comunidade se envolva, fiscalizando atos indevidos para que sejam autuados”, salienta Passos. A Defesa Civil, em parceria com o Controle de Degradação Ambiental e Ocupação Irregular (CUIDA), ainda está interditando uma casa construída sob a margem do rio.

A Secretaria do Meio Ambiente (Semam), representada pelo secretário Rodrigo Torres, se faz presente para garantir que a vegetação nativa seja preservada durante as etapas de limpeza. “Nada será modificado, apenas recolhido os restos de vegetação, como grama e galhos”, ressalta Torres. Ele ainda afirma que um estudo de impacto ambiental será desenvolvido.

As ações estão discutidas em reuniões entre Defesa Civil, Secretaria do Meio Ambiente, Procuradoria Municipal, comunidade e Promotoria de Justiça do Meio Ambiente. Outras diretrizes, como o desassoreamento do rio e a limpeza e desobstrução de todos os cursos de água do município estão sendo analisadas e definidas.

Prefeitura de Balneário Camboriú
Defesa Civil
Texto: Pedro Henrique Homrich (estagiário)
Foto: Arthur Miranda
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefbc

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH