Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Iniciativa Sábados Azuis dá início a atendimento gratuito a gestores de turismo

As inscrições para o primeiro ciclo de acolhimento se encerram em 4 de setembro

Gestores públicos, lideranças ou entidades locais de destinos turísticos que estejam em busca de soluções para vencer desafios no desenvolvimento e/ou implantação do turismo responsável em suas regiões podem, a partir de agora, se inscrever gratuitamente na Iniciativa Sábados Azuis.

O projeto, que é inédito no país e acaba de ser lançado oficialmente, acontece em ambiente totalmente virtual e foi idealizado para oferecer orientação e apoio técnico gratuitos para agentes de turismo de qualquer região do país, por uma rede de voluntários, entre profissionais, professores e estudantes da área.
“Acreditamos que nossa proposta digital pode contribuir para aprimorar o fazer turístico nesse momento tão fragilizado do turismo no país”, revela Karina Solha, pesquisadora e professora do curso de turismo da ECA-USP.

Para atender às demandas, a Iniciativa pretende atuar com diferentes temas e segmentos do turismo, tais como, legislação, participação social, ferramentas de pesquisa, posicionamento de mercado, gestão de atrativos, elaboração de projetos, captação de recursos, estratégias, entre outros. Porém, conforme explica Luciana Sagi, idealizadora do projeto, “o pleito deve ser simples e pontual, já que atuaremos por meio de encontros virtuais e com orientações objetivas às necessidades”.

Assim, a cada atendimento, um especialista e dois monitores realizam o trabalho de escuta e propõem pequenas tarefas para a superação do desafio apresentado, para chegar, após quatro encontros virtuais, à melhor solução para a demanda do destino ou atrativo turístico. Tudo gratuito.

A Iniciativa Sábados Azuis está vinculada ao Centro de Estudos de Turismo e Desenvolvimento Social da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CETES/ECA-USP) e está recebendo inscrições para o primeiro ciclo de atendimento até 4 de setembro.

Para cadastrar sua demanda, basta acessar o site (www.iniciativasabadosazuis.com.br), onde também é possível encontrar mais detalhes sobre o seu acolhimento. Vale lembrar que o representante precisa estar necessariamente vinculado a um órgão público, associação, conselho ou coletivo da sociedade civil no município ou região que busca pelo desenvolvimento responsável do turismo.
Turismólogos e profissionais do mercado, bem como estudantes de turismo, que estejam dispostos a se voluntariar e contribuir com o projeto também fazem sua inscrição gratuita pelo mesmo site. Nesta primeira fase, porém, o voluntariado para estudantes está limitado aos alunos da Universidade de São Paulo.
Entretanto, como os atendimentos são online, a expectativa da equipe gestora do projeto é que o número de participantes, voluntários ou solicitantes, seja constante e crescente, abrindo espaço para a participação de todos.

Acompanhe as novidades da Iniciativa Sábados Azuis acessando nossas redes:

Instagram: @sabadosazuis
Facebook: @iniciativasabadosazuis
Linkedin: @iniciativasabadosazuis
Website: www.iniciativasabadosazuis.com.br

Posts Relacionados

Entenda a importância da segurança nas instalações de painéis fotovoltaicos

Diário da Cidade

JET gera novos empregos em SC e Porto Alegre; saiba mais

Exame com contraste: entenda como funciona e para que serve

Com Mercado Livre de Energia a economia na conta de luz pode chegar a até 40%

Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália chega ao Brasil

Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Tecpar lança edital para credenciar profissionais para realização de auditorias internas