Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Iniciativa Sábados Azuis dá início a atendimento gratuito a gestores de turismo

As inscrições para o primeiro ciclo de acolhimento se encerram em 4 de setembro

Gestores públicos, lideranças ou entidades locais de destinos turísticos que estejam em busca de soluções para vencer desafios no desenvolvimento e/ou implantação do turismo responsável em suas regiões podem, a partir de agora, se inscrever gratuitamente na Iniciativa Sábados Azuis.

O projeto, que é inédito no país e acaba de ser lançado oficialmente, acontece em ambiente totalmente virtual e foi idealizado para oferecer orientação e apoio técnico gratuitos para agentes de turismo de qualquer região do país, por uma rede de voluntários, entre profissionais, professores e estudantes da área.
“Acreditamos que nossa proposta digital pode contribuir para aprimorar o fazer turístico nesse momento tão fragilizado do turismo no país”, revela Karina Solha, pesquisadora e professora do curso de turismo da ECA-USP.

Para atender às demandas, a Iniciativa pretende atuar com diferentes temas e segmentos do turismo, tais como, legislação, participação social, ferramentas de pesquisa, posicionamento de mercado, gestão de atrativos, elaboração de projetos, captação de recursos, estratégias, entre outros. Porém, conforme explica Luciana Sagi, idealizadora do projeto, “o pleito deve ser simples e pontual, já que atuaremos por meio de encontros virtuais e com orientações objetivas às necessidades”.

Assim, a cada atendimento, um especialista e dois monitores realizam o trabalho de escuta e propõem pequenas tarefas para a superação do desafio apresentado, para chegar, após quatro encontros virtuais, à melhor solução para a demanda do destino ou atrativo turístico. Tudo gratuito.

A Iniciativa Sábados Azuis está vinculada ao Centro de Estudos de Turismo e Desenvolvimento Social da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CETES/ECA-USP) e está recebendo inscrições para o primeiro ciclo de atendimento até 4 de setembro.

Para cadastrar sua demanda, basta acessar o site (www.iniciativasabadosazuis.com.br), onde também é possível encontrar mais detalhes sobre o seu acolhimento. Vale lembrar que o representante precisa estar necessariamente vinculado a um órgão público, associação, conselho ou coletivo da sociedade civil no município ou região que busca pelo desenvolvimento responsável do turismo.
Turismólogos e profissionais do mercado, bem como estudantes de turismo, que estejam dispostos a se voluntariar e contribuir com o projeto também fazem sua inscrição gratuita pelo mesmo site. Nesta primeira fase, porém, o voluntariado para estudantes está limitado aos alunos da Universidade de São Paulo.
Entretanto, como os atendimentos são online, a expectativa da equipe gestora do projeto é que o número de participantes, voluntários ou solicitantes, seja constante e crescente, abrindo espaço para a participação de todos.

Acompanhe as novidades da Iniciativa Sábados Azuis acessando nossas redes:

Instagram: @sabadosazuis
Facebook: @iniciativasabadosazuis
Linkedin: @iniciativasabadosazuis
Website: www.iniciativasabadosazuis.com.br

Posts Relacionados

Aumento do desemprego, queda do poder de compra e a recuperação do orçamento familiar preocupam na região Sul

Maior evento de geotecnologia acontece esse mês e mostra quem está na liderança da transformação no país

Vida de 35 milhões de brasileiros está em risco por falta de saneamento básico

Setembro Amarelo: ansiedade e estresse deixam trânsito brasileiro mais violento

Diário da Cidade

‘Golpe da novinha’, a nova modalidade de cibercrime no Brasil

Familiares e infectados pela Covid-19 têm direito a benefícios do INSS

Pela primeira vez, aplicativo de comida brasileiro atenderá uruguaios na fronteira

Mandar prints de conversas do WhatsApp pode gerar indenização

Agosto encerra com a média da gasolina próxima dos R$ 6 na Região Sul, aponta Ticket Log

Venda de passagens rodoviárias dobra no feriado de 7 de setembro

“Passaporte da vacina está em conformidade com a Constituição Federal e não há impedimento à sua aplicação”

Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (FENAERT) repudia o ataque feito à imprensa nesta quarta-feira (08/09)

Mitos e verdades sobre a mamografia

Estes são os top 10 países mais felizes do mundo

Dia mundial de Duchenne: PTC apoia campanha “Esse menino sou eu” para conscientização sobre doença rara

Tecnologia brasileira para transporte público sustentável é destaque em evento internacional

Diário da Cidade

PT perde ação de dano moral contra Luciano Hang

Diário da Cidade

CBF anuncia Kwai como novo patrocinador das seleções femininas e masculinas

PL quer restringir direito de dirigir a agressores de mulheres

Correios, Viracopos e Receita Federal iniciam projeto para embarque de carga internacional