Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Inovação, tecnologia e cidade inteligente agora são Lei em Balneário Camboriú

Foi publicada a Lei Ordinária nº 4.511/2021, que estabelece medidas incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica, objetivando ambientes produtivos e cidade inteligente (smart city) em Balneário Camboriú.

 

A iniciativa foi do vereador André Meirinho, que protocolou o projeto nº 66/2019 em 15 de abril de 2019. O projeto veio da necessidade de maior movimentação e diversificação da economia de Balneário Camboriú e consequente geração de empregos, necessidade ainda mais evidente com os efeitos da pandemia.

 

Mesmo trazendo somente benefícios ao município, houve muitas dificuldades para a Lei entrar em vigor. Por orientação do prefeito, o projeto demorou muito para entrar na pauta e ser votado. Além disso, o mesmo vetou a criação do Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia e não deu seu aval à Lei, que foi promulgada pelo Presidente da Câmara.

Após a promulgação do Primeiro Marco de Inovação, Tecnologia e Cidade Inteligente do município, o vereador André Meirinho também encaminhou a Indicação nº 752/2021 ao Prefeito para que seja criado (via projeto do Poder Executivo) o Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, conforme proposto originalmente pelo projeto, e ainda a criação do Fundo Municipal e a oferta de incentivos fiscais à pesquisa científica e às atividades tecnológicas e de inovação, visando avançar de acordo com Lei nº 4.511/2021.

 
 

Detalhes sobre as dificuldades, vetos e perda de prazos

 

Os desafios para aprovação

 

Mesmo trazendo somente benefícios ao município, houve muitas dificuldades para a sua aprovação. Durante sua tramitação, mesmo pronto para votação, dois pedidos de vista foram feitos por vereadores da base do governo. Apesar da insistência do vereador Meirinho para que o projeto fosse colocado novamente na pauta, o presidente da Câmara não o fez, pois não era de interesse do prefeito que o mesmo fosse para votação. Finalmente, na sessão de 16 de dezembro de 2020, um ano e oito meses depois, o projeto foi colocado em votação, restando aprovado.

 

Veto ao Conselho de Inovação e desrespeito aos prazos

 

Na sequência, o projeto já aprovado pelos vereadores seguiu para análise do prefeito, que vetou integralmente o Capítulo II, que tratava da criação do Conselho Municipal de Inovação, tendo como justificativa que o mesmo não poderia ser criado por iniciativa de vereador. Contudo, percebe-se incoerência na abordagem, considerando que a criação de outros três conselhos com projetos de iniciativas de vereadores já haviam sido sancionadas pelo prefeito, lembrando que a criação do conselho não gera custos para o município e só tem a contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo.

 

Além disso, tal veto não poderia sequer ter sido realizado na data em que o foi, pois, segundo a Lei Orgânica, é atribuído ao prefeito o prazo de quinze dias úteis para se pronunciar e, caso não o faça, projetos de lei aprovados pela Câmara são automaticamente sancionados. Considerando que o Prefeito recebeu o projeto para análise no mesmo dia de sua aprovação (16/12/2020), o veto foi protocolado na Câmara somente em 25/01/2021, muito além do prazo permitido. Vale lembrar que vários outros projetos de lei foram sancionados nesse período pelo prefeito. Mesmo em descumprimento à Lei Orgânica, o veto do prefeito ao projeto foi então recebido pela presidência, e encaminhado para votação no dia 09/02/2021, quando restou aprovado pela maioria dos vereadores.

 

Nova perda de prazo

 

Mantido o veto, o prefeito deveria promulgar a lei, o que não o fez por novamente perder prazo, demonstrando descaso com a inovação e o desenvolvimento tecnológico. Seria difícil acreditar que foi por erro novamente.

 

Considerando que o parágrafo 7º do artigo 53 da Lei Orgânica define que se não ocorrer a promulgação da lei no prazo de quarenta e oito horas pelo prefeito cabe ao presidente da Câmara fazê-lo, a promulgação só ocorreu no dia 23/02/2021.

 

Assim sendo, apesar do prefeito municipal ter prejudicado e trabalhado contra a iniciativa, Balneário Camboriú tem agora o seu marco de Inovação.

 

Mais detalhes sobre a Indicação ao Prefeito

 

O proponente da legislação, o vereador André Meirinho, também encaminhou a Indicação nº 752/2021 ao Prefeito para que seja criado (via projeto do Poder Executivo) o Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, conforme proposto originalmente pelo projeto, e ainda a criação do Fundo Municipal e a oferta de incentivos fiscais à pesquisa científica e às atividades tecnológicas e de inovação, visando avançar de acordo com Lei nº 4.511/2021.

 

A elaboração, desenvolvimento e avaliação das políticas públicas municipais deve contar com a participação da sociedade, e o Conselho é um dos mecanismos para que a participação seja legítima.

 

Da mesma forma, o Fundo é o mecanismo de apoio financeiro que gera maior transparência acerca dos recursos voltados ao setor, e a oferta de incentivos fiscais à inovação e à pesquisa científica e tecnológica é uma forma de promover ambientes produtivos, a criação de ecossistemas de empreendedorismo e arranjos promotores de inovação, como incubadoras de empresas, parques tecnológicos, startups, universidades, entre outros, contribuindo para fomentar uma nova matriz econômica para a cidade de Balneário Camboriú.

Posts Relacionados

Teatro Municipal Bruno Nitz terá espetáculo The Beatles nesta quinta-feira

Balneário Camboriú e região foram divulgadas no Peru e na Argentina, através do projeto Visite BC

Camboriú vai sediar o 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes

Abril Azul: Balneário Shopping tem ações inclusivas no mês de conscientização do autismo

O Passeio San Miguel vai fechar?

Grupo Koch celebra 30 anos com jantar especial em Balneário Camboriú

Futevôlei Challenge Cup agita as areias da Praia Central

Secretaria da Pessoa Idosa promove tarde musical nesta sexta-feira

Dia Mundial da Saúde será comemorado com ações na Praça Tamandaré

Últimos dias para se inscrever no curso de boas práticas para manipuladores de alimentos de Camboriú