Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Inovadora Central de Montagem é instalada em canteiro de obras do maior edifício residencial da América

Estrutura simula uma das maiores fábricas do Brasil e irá agilizar em até quatro meses a instalação da fachada do edifício

 

            Inovador, o maior edifício residencial da América Latina, o Yachthouse By Pininfarina, traz consigo etapas de construção desafiadoras e ousadas. Para a aplicação da pele de vidro na fachada do empreendimento a Pasqualotto & GT, responsável pelo gigantesco projeto, iniciou a instalação de uma inovadora Central de Montagem. A estrutura simula uma das maiores fábricas do Brasil e irá agilizar em até quatro meses a instalação da pele de vidro na fachada dos 81 andares e 281 metros de altura do edifício, construído em Balneário Camboriú (SC).

A Central de Montagem funciona dentro do canteiro de obras, evitando assim desgaste com transporte, logística ou produção externa. “Essa opção não é comum na construção civil no Brasil, porém se fez necessária devido à complexidade do sistema, objetivando o menor impacto logístico do transporte rodoviário e garantindo celeridade nos processos de montagem e instalação dos painéis”, explica o Engenheiro Civil, representante do Yachthouse by Pininfarina da Pasqualotto & GT, Davi Rotilli.

No local, o alumínio, o vidro e o alumínio composto (ACM), já cortados e usinados, passam por uma linha de produção que abrange a montagem dos painéis, colagem dos vidros e fixação do ACM. A montagem ocorre em um dos pavimentos de garagem com aproximadamente 3 mil metros quadrados de área designados para esta etapa.

 

Pele de vidro

A estrutura especial da Central de Montagem garante a precisão da instalação da pele de vidro em toda a fachada do maior edifício residencial da América Latina. Ao todo serão utilizados mais de 32 mil metros quadrados de vidro e 830 toneladas de alumínio. A montagem é realizada de baixo para cima para constante vedação e garantia da estanqueidade da fachada. “Se compara a um lego, onde o painel de baixo contempla perfis que fazem a ligação com o painel superior”, explica o engenheiro.

O sistema possui quatro camadas de vedação, o que garante segurança adicional a estanqueidade. A estrutura conta ainda com vidro duplo laminado, também conhecido como insulado, que aumenta a eficiência acústica. A pele de vidro também é considerada sustentável por oferecer uma excelência térmica, que reduz o uso de ar condicionado e outros equipamentos de climatização.

A instalação das ancoragens iniciou em setembro e a montagem da pele de vidro na sequência. A estimativa é que o projeto da fachada do maior edifício residencial da América Latina seja concluído em até 10 meses. A obra completa do Yachthouse By Pininfarina da Pasqualotto & GT está prevista para ser concluída em dezembro de 2020.

 

Sobre a Pasqualotto & GT

Pasqualotto & GT é a construtora de empreendimentos de luxo, como o Yachthouse by Pininfarina, o maior residencial da América Latina que deverá ser entregue em 2020, com 81 andares e 281 metros de altura. Também possui outros empreendimentos by Pininfarina. A empresa que valoriza o crescimento da estrutura e do turismo de Balneário Camboriú planeja novos projetos e ampliação dos trabalhos no Litoral de Santa Catarina.

Posts Relacionados

Chá Revelação de filhote de pinguim foi realizado no Oceanic Aquarium em Balneário Camboriú

Prefeitura de Balneário Camboriú lança site com informações sobre a dengue

Lions Clube Camboriú lança financiamento coletivo para ação de visão

Águas de Camboriú divulga Relatório 2023 de Qualidade da Água

Passeio San Miguel celebra a Páscoa com três dias de programação gratuita, em Balneário Camboriú

Páscoa na SHED, em Balneário Camboriú, com três shows nacionais

Prefeitura de Camboriú abre vagas para nova turma do Curso de Biossegurança

Pesquisa quer saber opinião de banhistas e comerciantes após alargamento da Praia Central

Barra FC vira o jogo e vence Criciúma na primeira partida da semifinal do Catarinense

Bairro dos Municípios terá fumacê na segunda-feira