Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Instalação de eliminadores de ar na rede de água pode causar riscos à saúde pública

Diferentes empresas comercializam equipamentos que prometem reduzir a conta de água, supostamente eliminando ou bloqueando o ar existente na rede de abastecimento. Além de irregulares, estes dispositivos não têm eficácia comprovada e podem trazer riscos à saúde pública e ao abastecimento. Em Penha, a proposta de instalação destes equipamentos vem sendo defendida por algumas lideranças do município.

A presidente da Águas de Penha, Reginalva Mureb, explica que a instalação desses equipamentos coloca em risco a qualidade da água. “O dispositivo que supostamente eliminaria o ar tem que ter um orifício, o que deixaria a rede da Águas de Penha aberta e exposta à eventual entrada de microorganismos, como bactérias causadoras de doenças”, destaca. Ela chama a atenção para o fato de que o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) – ou qualquer outro órgão credenciado – ainda não homologou este tipo de equipamento.

Reginalva também tranquiliza a população, assegurando que as redes da concessionária estão dotadas de equipamentos homologados pelas autoridades. “A solução para eventual entrada de ar na rede, durante os serviços de manutenção, é coletiva. No mundo inteiro são instaladas ventosas em pontos estratégicos, de acordo com a boa técnica da engenharia. Não cabe solução individual”, explica. Em Penha, os equipamentos instalados na  rede de distribuição pela concessionária são testados e tecnicamente aprovados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Os eliminadores de ar individuais também podem afetar a qualidade da água que os clientes estão recebendo, com risco de se espalhar por um setor inteiro de abastecimento. Desta forma, uma ação individual pode comprometer a coletividade. “A instalação destes dispositivos, portanto, não atende às exigências dos órgãos de saúde e está em desacordo com o propósito da Águas de Penha, que é o  de levar água com qualidade até o ponto de entrega”, conclui.

Posts Relacionados

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes

Unimed Litoral tem vagas de emprego para Itajaí e região

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13) em Navegantes

Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza doação de 30 cadeiras de rodas ao Hospital Marieta

Itajaí oferece aula gratuita de Tai Chi e Qi Gong no Ginásio Gabriel Collares

Procon divulga pesquisa de preço da cesta básica em Navegantes

Intervenção artística TOSKA – Uma estranha passageira vai circular pelos ônibus de Navegantes no fim de semana

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com soluções digitais e novo formato clean e intuitivo