Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Instalação de eliminadores de ar na rede de água pode causar riscos à saúde pública

Diferentes empresas comercializam equipamentos que prometem reduzir a conta de água, supostamente eliminando ou bloqueando o ar existente na rede de abastecimento. Além de irregulares, estes dispositivos não têm eficácia comprovada e podem trazer riscos à saúde pública e ao abastecimento. Em Penha, a proposta de instalação destes equipamentos vem sendo defendida por algumas lideranças do município.

A presidente da Águas de Penha, Reginalva Mureb, explica que a instalação desses equipamentos coloca em risco a qualidade da água. “O dispositivo que supostamente eliminaria o ar tem que ter um orifício, o que deixaria a rede da Águas de Penha aberta e exposta à eventual entrada de microorganismos, como bactérias causadoras de doenças”, destaca. Ela chama a atenção para o fato de que o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) – ou qualquer outro órgão credenciado – ainda não homologou este tipo de equipamento.

Reginalva também tranquiliza a população, assegurando que as redes da concessionária estão dotadas de equipamentos homologados pelas autoridades. “A solução para eventual entrada de ar na rede, durante os serviços de manutenção, é coletiva. No mundo inteiro são instaladas ventosas em pontos estratégicos, de acordo com a boa técnica da engenharia. Não cabe solução individual”, explica. Em Penha, os equipamentos instalados na  rede de distribuição pela concessionária são testados e tecnicamente aprovados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Os eliminadores de ar individuais também podem afetar a qualidade da água que os clientes estão recebendo, com risco de se espalhar por um setor inteiro de abastecimento. Desta forma, uma ação individual pode comprometer a coletividade. “A instalação destes dispositivos, portanto, não atende às exigências dos órgãos de saúde e está em desacordo com o propósito da Águas de Penha, que é o  de levar água com qualidade até o ponto de entrega”, conclui.

Posts Relacionados

Porto de Itajaí poderá receber novo Operador Portuário em sua área pública

Rótula da rua Estefano José Vanolli vai desaparecer

Sábado tem Café com Artistas na Univali e oficina no Salão de Artes

Unimed Litoral contrata técnicos de ressonância e tomografia, técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e fonoaudiólogos

Embarcações já podem se inscrever para o 11º Juntos pelo Rio em Itajaí

Domingo (17) tem ‘Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau’ no Teatro Municipal de Itajaí

Itajaí confirma mais três mortes por dengue

Prefeitura lança novo inventário turístico de Navegantes

Obras da rede de esgoto em Penha avançam para trazer benefícios à comunidade

Representantes da Hyundai Motor Group e Hyundai Motors do Brasil visitaram o Porto de Itajaí