Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Instalação de eliminadores de ar na rede de água pode causar riscos à saúde pública

Diferentes empresas comercializam equipamentos que prometem reduzir a conta de água, supostamente eliminando ou bloqueando o ar existente na rede de abastecimento. Além de irregulares, estes dispositivos não têm eficácia comprovada e podem trazer riscos à saúde pública e ao abastecimento. Em Penha, a proposta de instalação destes equipamentos vem sendo defendida por algumas lideranças do município.

A presidente da Águas de Penha, Reginalva Mureb, explica que a instalação desses equipamentos coloca em risco a qualidade da água. “O dispositivo que supostamente eliminaria o ar tem que ter um orifício, o que deixaria a rede da Águas de Penha aberta e exposta à eventual entrada de microorganismos, como bactérias causadoras de doenças”, destaca. Ela chama a atenção para o fato de que o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) – ou qualquer outro órgão credenciado – ainda não homologou este tipo de equipamento.

Reginalva também tranquiliza a população, assegurando que as redes da concessionária estão dotadas de equipamentos homologados pelas autoridades. “A solução para eventual entrada de ar na rede, durante os serviços de manutenção, é coletiva. No mundo inteiro são instaladas ventosas em pontos estratégicos, de acordo com a boa técnica da engenharia. Não cabe solução individual”, explica. Em Penha, os equipamentos instalados na  rede de distribuição pela concessionária são testados e tecnicamente aprovados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Os eliminadores de ar individuais também podem afetar a qualidade da água que os clientes estão recebendo, com risco de se espalhar por um setor inteiro de abastecimento. Desta forma, uma ação individual pode comprometer a coletividade. “A instalação destes dispositivos, portanto, não atende às exigências dos órgãos de saúde e está em desacordo com o propósito da Águas de Penha, que é o  de levar água com qualidade até o ponto de entrega”, conclui.

Posts Relacionados

FIESC apresenta em Itajaí programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Projeto fomentará apresentações de estudantes de Música no Mercado Público de Itajaí

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí leva muita cultura para Navegantes a partir desta quinta-feira

Itajaí Shopping inaugura C&A mais moderna de Santa Catarina

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes

Unimed Litoral tem vagas de emprego para Itajaí e região

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13) em Navegantes

Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza doação de 30 cadeiras de rodas ao Hospital Marieta