Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Instituto Crescer recebe certificação internacional por práticas criativas

Instituto Crescer recebe certificação internacional por práticas criativas

O Instituto Crescer – Movimento, Cidadania e Juventude, recebeu na sexta-feira, 5 de julho, a certificação de Instituição Criativa, pela Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC, na Universidade de Barcelona, na Espanha. O Crescer foi a primeira ONG a receber este tipo de reconhecimento no mundo.

Conforme o presidente, Antonio Ayres dos Santos Junior, a certificação se deu em razão do Instituto realizar um programa de Ecoformação continuada de gestores e professores, que busca o desenvolvimento da criatividade e da complexidade, cujos pressupostos teóricos e metodológicos são o pensamento complexo, a transdiciplinariedade e a Ecoformação. “É um programa organizado com base nos princípios que norteiam a RIEC, incorporados em uma proposta formativa adequada ao atendimento das demandas indicadas pelo Instituto”, explica.

A certificação da RIEC é feita após uma análise detalhada das ações das instituições integrantes, onde é empregado o questionário VADECRIE, que consiste em um instrumento de avaliação elaborado por 20 pesquisadores da RIEC. Este questionário é composto por dez parâmetros e 100 indicadores, sendo dez indicadores para cada parâmetro. O Crescer atingiu média geral de 7.6 nos índices do VADECRIE.

O Instituto Crescer é membro da RIEC desde 2016 e participa ativamente em diversos eventos promovidos pelo Núcleo de Santa Catarina da Rede, com realização de pesquisas científicas, produção de relatos de experiências e artigos científicos. “É importante salientar que a participação em eventos de reconhecimento internacional propaga o inovador trabalho docente realizado no Instituto Crescer”, afirma.

O Crescer
Fundado em 2003, o Instituto Crescer – Movimento, Cidadania e Juventude é o braço social da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), com o apoio da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e da Secretaria Promoção da Cidadania (SEDAC), da Prefeitura Itajaí. Atende cerca de 500 alunos, com idade entre 14 e 18 anos em situação de vulnerabilidade que estão matriculados na rede pública de ensino.

O Instituto Crescer objetiva o resgate da cidadania, oferecendo serviços educacionais não seriados e não formais, reforçando a educação formal, promovendo a ética, a cidadania e a responsabilidade. E ainda, atua na qualificação os jovens, buscando inseri-los no mundo do trabalho e na vida.

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira