Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

INTERAÇÃO ENTRE CRIANÇAS E PETS: UMA LIGAÇÃO BENÉFICA DURANTE A INFÂNCIA

Estudos demonstram que a presença de pets na vida das crianças, mesmo que muito pequenas, pode causar efeitos positivos no desenvolvimento cognitivo e de aprendizado do vocabulário.

Observar a interação entre uma criança e um pet, sempre cheia de sorrisos e risadas, traz uma inegável sensação de felicidade. O Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal WALTHAM™, parte da Mars Petcare, tem dedicado grande parte de suas pesquisas às temáticas relacionadas à interação humano-animal para comprovar o quanto essa relação é benéfica para os dois lados e, em especial, para as crianças.

Os estudos mostram que a presença de pets na vida de crianças, mesmo que muito pequenas, pode causar efeitos positivos no desenvolvimento cognitivo e de aprendizado do vocabulário. Isso porque quando elas chegam na pré-escola, onde existe uma grande presença de imagens de animais, já possuem conhecimento e afeição pelas figuras expostas na sala de aula.

Os benefícios que a interação com os animais trazem já é entendido e aplicável em diversos aspectos do ser humano, como no desenvolvimento psicológico, cognitivo, social e emocional, e isso não é diferente com crianças.

Desenvolvimento Fisiológico

Os resultados de pesquisas mostram que a convivência com cães e gatos pode ser associada à diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial, por exemplo. Mais do que isso, terapias envolvendo animais, especialmente cães, em hospitais e clínicas médicas também mostraram que os pacientes, crianças e adultos, reportaram uma redução de estresse, medo, fadiga e tristeza.

Desenvolvimento Cognitivo

Recentemente, houve um aumento nos estudos sobre como a interação com pets pode auxiliar estudantes no processo de aprendizado. As experiências sinalizam que a presença dos cães aumentou a motivação dos pequenos estudantes e ajudou na construção da confiança em sala de aula.

Cães de terapia também tiveram resultados positivos em estudos que envolviam a interação com crianças com Transtorno do Espectro do Autismo e crianças com Deficit de Atenção (DDA).

Desenvolvimento Social e Emocional

Os pesquisadores têm fortes indícios de que ser tutor de um pet ou conviver com um pode impactar positivamente a saúde emocional e as habilidades sociais das crianças. Por exemplo, ter contato com os animais em casa é relacionado à redução de ansiedade na fase infantil. Além da comprovação de que crianças que têm ligações fortes com seus pets, os estudos sinalizam elevados índices de empatia e convívio social.

Por fim, é importante ter em mente que a interação entre eles deve ser sempre monitorada por adultos, visto que podem acontecer imprevistos onde a criança pode se machucar ou exceder o limite imposto pelo animal, causando uma situação estressante para ambos. Por isso, a interação entre criança e animal deve ser pautada pela segurança. Existem sinais no comportamento do pet que o adulto deve aprender a compreender e orientar a criança. Um Médico-Veterinário é sempre uma opção para auxiliar no processo e deve ser consultado quando necessário.

Posts Relacionados

Soweto inicia turnê de comemoração dos 30 anos do grupo

Roomys lança novo sabor de sorvete low carb e com alto teor de proteína

New Balance 42K Porto Alegre oferecerá experiências aos corredores com palestras, venda de produtos e ativações

CEI do bairro Dom Bosco elege realeza da Marejadinha Itajaí 2024

Sábado (27) tem WeekenDance Festival no Teatro de Itajaí

Última semana para votar no melhor buteco de Joinville

Mariellaluz, a Musa do Criciúma, Brilha no Concurso Musa do Brasileirão 2024

Sintex apresenta lançamentos de 2024 na Construsul

Amanda Cadore leva shows gratuitos da tour Arrebentação para 4 cidades de SC

Fazzenda Park Resort: sinergia entre equipes de marketing e comercial impulsiona resultados