Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Intervenção artística TOSKA – Uma estranha passageira vai circular pelos ônibus de Navegantes no fim de semana

Perdida na cidade de Navegantes, Toska, uma exótica mulher que veio do Kraków num navio de carga, entra no ônibus, provocando estranhamento e curiosidade.

Com humor e empatia, interage com os usuários do ônibus e com o motorista fazendo perguntas com seu linguajar peculiar, tirando objetos curiosos de sua mala. A partir dessa interação surgem situações engraçadas e inusitadas.

A proposta é fazer intervenções com a personagem Toska nas linhas de ônibus do Transporte Dengo Dengo, percorrendo as linhas amarela, vermelha, verde, azul e turquesa em um fim de semana de passagem livre, nos horários mais movimentados do dia em cada linha.

Toska é uma personagem cômica, com características circenses, na linha do bufão, na linha da típica mulher barbada dos antigos circos. A personagem já foi protagonista de curta metragem e de cenas teatrais e fez parte de um espetáculo chamado Toska Prapúrdia.

A ideia da atriz é entrar nos ônibus normalmente, acreditando ser uma passageira comum, porém sua figura é extremamente exótica e irá chamar a atenção dos usuários. Com sensibilidade e atenção aos estímulos da plateia de passageiros irá interagir.

A partir dessa interação podem surgir situações que serão desenvolvidas com improviso e humor.

Toska se comunica com as pessoas falando um gromelô russo, com algumas palavras entendíveis em português. Podem surgir situações engraçadas e desastradas, como uma paquera ou uma encrenca, que serão desenvolvidas com improviso e humor. Sua peruca pode cair mostrando a careca, seu salto pode quebrar, seu guarda-chuva pode abrir dentro do ônibus.

Carrega uma mala com vários elementos curiosos, que são tirados durante a viagem, como uma garrafa falsa de uma bebida típica russa, um sanduíche estranho, um quadro com a foto de seu pai, um rádio que toca um hino da Krackóvia – que é uma música feita pelo compositor Ademir de Souza, especialmente para a personagem (tocada através de uma caixinha de som).

As situações serão desenvolvidas e resolvidas desde o local de partida, onde a personagem entrará no ônibus, até o ponto final, onde será seu destino.

A ideia vem para enfatizar e dar visibilidade ao momento histórico e necessário que a população do município já esperava há muito tempo, que é o ônibus municipal, além de ser mais um estímulo à utilização do transporte público, um ideal ecológico e logístico, diminuindo assim, o acúmulo de veículos na cidade.

Confira a programação:

Sábado (13/04)
– 09h10 – Linha Amarela (Gravatá/Terminal)
– 12h15 – Linha Turquesa (Terminal/Porto Escalvado)
– 16h30 – Linha Azul (Escalvado/Terminal)

Domingo (14/04)
– 16h30 – Linha Verde (Pedreiras/Terminal)
– 19h – Linha Vermelha (Terminal/Machados)

Posts Relacionados

Campanha de Dia das Mães presenteia com kit exclusivo de talheres para servir no Itajaí Shopping

Celebração da cultura da paz une famílias no “Dia da Família” na Escola SESI de Itajaí

Água de Penha intensifica orientação a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti

FIESC apresenta em Itajaí programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Projeto fomentará apresentações de estudantes de Música no Mercado Público de Itajaí

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí leva muita cultura para Navegantes a partir desta quinta-feira

Itajaí Shopping inaugura C&A mais moderna de Santa Catarina

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes