Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC z Itajai z.Destaques

Intestino Gigante (IG) chega a Itajaí nesta semana

Uma réplica ampliada do intestino grosso, o Intestino Gigante (IG), estará exposta de 02 a 04 de Setembro, das 09h às 19h, no Centreventos, durante a Ação Setembro Verde, um projeto da Associação Brasileira de Prevenção ao Câncer de Intestino. A Prefeitura de Itajaí é parceira do evento.

O IG retrata lesões, como o pólipo, tumor responsável pelo aparecimento do câncer, quando não diagnosticado e extraído em tempo hábil. Além disso, os visitantes poderão ver as representações das lesões enquanto recebem mensagens por vídeo de curta duração, que são apresentados em quatro pontos no interior do intestino e que informam sobre a prevenção do câncer Colorretal.

Mais de mil alunos das Redes públicas e privadas do município já confirmaram presença nas visitas guiadas. Grandes profissionais da área da saúde estarão monitorando o passeio. Coloproctologistas, oncologistas, clínicos, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, estomaterapeutas, fisioterapeutas, assistentes sociais, além dos professores e alunos do curso de medicina da Univali, estarão contribuindo na divulgação do assunto.

O esforço para trazer o IG para Itajaí foi grande e está sendo comemorado pela Associação Brasileira de Prevenção ao Câncer de Intestino.”Esta é a primeira vez que o Intestino Gigante vem para Santa Catarina, geralmente ele é levado apenas para grandes capitais, foi difícil, mas conseguimos”, comenta o Doutor Gustavo Becker Pereira, responsável pelo apoio regional sul da Associação Brasileira de Prevenção ao Câncer de Intestino e membro da diretoria da Associação Catarinense de Coloproctologia.

Os tumores de intestino, em geral, crescem de forma silenciosa. Os sintomas só aparecem quando estão mais desenvolvidos. São eles: sangramento anal, sangue nas fezes, alteração do hábito intestinal (diarreia e constipação alternados), vontade frequente de ir ao banheiro, com sensação de evacuação incompleta, dor ou desconforto abdominal ou anal, fraqueza, anemia, sensação de gases ou distensão e perda de peso sem causa aparente.

Alimentação e vida saudáveis são os principais aliados para a prevenção da doença. A recomendação é aumentar o consumo de fibras, frutas e vegetais frescos e diminuir o consumo de gordura e de álcool. A investigação do câncer de intestino deve começar a partir dos 50 anos. Para indivíduos com antecedentes familiar de câncer de intestino, retocolite ulcerativa ou doença de Crohn, câncer de mama, ovário ou útero, a investigação deve se iniciar aos 40 anos.

SOBRE O INTESTINO GIGANTE

– Comprimento: 20 metros, 2,5 metros de altura externa (2,5m interna);

– Área ocupada da instalação: 324m²;

– Espaço com cadeiras e suporte para TV e DVD para apresentação de vídeo de introdução.

ROTEIRO DA VISITA

O público é inicialmente conduzido para assistir a um vídeo de 1 minuto e meio, que o introduz a visita ao interior do IG.

A visita ao IG possui, além das reproduções das doenças, quatro pontos em que são apresentados vídeos de 1,5 minutos, falando sobre prevenção e sobre as doenças que são apresentadas no percurso.

Ao final da visita, o visitante é questionado se tem dúvidas e, em caso positivo, é encaminhado de acordo com a natureza de sua dúvida, às nutricionistas, enfermeiras ou médicos/estudantes de Medicina de plantão.

Posts Relacionados

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)

Programa Obra Mais Segura contribui para aumentar a segurança na construção civil

Grupo Habitasul lança “árvore fundamental” do futuro Parque de Jurerê in_, nas comemorações do aniversário de Floripa

Diário da Cidade

Primeira entrega de títulos do Programa Lar Legal Rural é realizada em Xanxerê