Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Invenção brasileira completa 29 anos com a missão de salvar vidas no trânsito

Em 20 de agosto de 1992 foi implantada a primeira Lombada Eletrônica do mundo na cidade de Curitiba (PR)

 

Curitiba, agosto de 2021 – No Brasil, o desenvolvimento e a operação de equipamentos de fiscalização eletrônica teve início há 29 anos com a invenção da lombada eletrônica pela Perkons. O equipamento surgiu a partir de uma história curiosa. No início dos anos 90, engenheiros da empresa paranaense sofreram um incidente ao passar por uma lombada física e começaram a pensar em uma forma mais eficiente e menos abrupta de se reduzir a velocidade. Até então, não existia no mundo qualquer equipamento similar.

Esse foi o marco para, depois de muito estudo, trabalho e persistência, em 20 de agosto de 1.992 ser instalado o primeiro modelo da solução em uma das vias mais movimentadas de Curitiba (PR).

De tão inovadora, a Lombada Eletrônica foi incluída no livro 101 Inovações Brasileiras. Adotada hoje em larga escala – e extrapolando as fronteiras brasileiras -, a lombada eletrônica e outros equipamentos de controle de velocidade, criados após a sua invenção, já salvaram muitas vidas. Atualmente a Perkons está presente em 490 municípios e 25 estados brasileiros. “Os dados gerados por equipamentos que a Perkons tem instalados em todo o país apontam que 99,93% dos motoristas respeitam a velocidade nos pontos fiscalizados, o que demostra efetividade no controle de velocidade e, consequentemente, maior qualidade e vida nas ruas e vias”, comenta Luiz Gustavo Campos, diretor da empresa e especialista em trânsito.

Mas, para aqueles que não respeitam a velocidade permitida, a fiscalização eletrônica é uma forma de inibir e de educar. “Em 2020 nossos equipamentos monitoraram mais de 4 bilhões e 600 milhões de veículos, contribuindo para a segurança no trânsito e redução dos acidentes. Em quase 30 anos de atuação, estimamos que nossos equipamentos salvaram cerca de 84 mil vidas”, completa Campos.

A lombada eletrônica não só mede a velocidade, mas também permite o controle do fluxo veicular na via, facilitando a contagem do número de veículos que nela transitam, o que auxilia no planejamento da mobilidade urbana. Além disso, atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro prevê a fiscalização eletrônica como a regra.

Curiosidade: como funciona a lombada eletrônica

As lombadas eletrônicas identificam a velocidade através de laços indutivos instalados na pista, que são acionados pela presença do veículo. Então, um microprocessador recebe os sinais elétricos, calcula a velocidade com alta precisão e a indica no display. A lombada é um equipamento chamado ostensivo, que conta com um conjunto de sinais luminosos, além do display, para informar aos condutores e pedestres a condição de tráfego do veículo. Ideal para áreas com grande circulação de pedestres e ciclistas, o propósito da lombada é informar ao condutor a sua velocidade e, assim, torná-lo mais consciente acerca da maneira como está trafegando. As lombadas podem capturar vários tipos de infração como transitar com veículo em situação irregular e em horário e local não permitido (rodízio e restrição de caminhões) e contramão de direção, entre outros.

Posts Relacionados

Aumento do desemprego, queda do poder de compra e a recuperação do orçamento familiar preocupam na região Sul

Maior evento de geotecnologia acontece esse mês e mostra quem está na liderança da transformação no país

Vida de 35 milhões de brasileiros está em risco por falta de saneamento básico

Setembro Amarelo: ansiedade e estresse deixam trânsito brasileiro mais violento

Diário da Cidade

‘Golpe da novinha’, a nova modalidade de cibercrime no Brasil

Familiares e infectados pela Covid-19 têm direito a benefícios do INSS

Pela primeira vez, aplicativo de comida brasileiro atenderá uruguaios na fronteira

Mandar prints de conversas do WhatsApp pode gerar indenização

Agosto encerra com a média da gasolina próxima dos R$ 6 na Região Sul, aponta Ticket Log

Venda de passagens rodoviárias dobra no feriado de 7 de setembro

“Passaporte da vacina está em conformidade com a Constituição Federal e não há impedimento à sua aplicação”

Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (FENAERT) repudia o ataque feito à imprensa nesta quarta-feira (08/09)

Mitos e verdades sobre a mamografia

Estes são os top 10 países mais felizes do mundo

Dia mundial de Duchenne: PTC apoia campanha “Esse menino sou eu” para conscientização sobre doença rara

Tecnologia brasileira para transporte público sustentável é destaque em evento internacional

Diário da Cidade

PT perde ação de dano moral contra Luciano Hang

Diário da Cidade

CBF anuncia Kwai como novo patrocinador das seleções femininas e masculinas

PL quer restringir direito de dirigir a agressores de mulheres

Correios, Viracopos e Receita Federal iniciam projeto para embarque de carga internacional