Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Investimentos em 2024: entenda quais são as melhores escolhas

Com a chegada do fim do ano, é preciso começar o planejamento financeiro para garantir os rendimentos e a lucratividade nos próximos 12 meses

O mercado financeiro passa por um processo de recuperação após um período tumultuado na economia mundial, provocado pela pandemia de Covid-19. Até à presente data, os números alcançados em 2023 apontam para um cenário promissor para os investidores. Afinal, há novamente uma dose mínima de estabilidade que permite diversificar fontes de rendimento e aplicações.

Diante dessa conjuntura, a tendência é que para o próximo ano a retomada econômica se consolide nas principais economias do globo. No final de setembro, inclusive, o Fundo Monetário Internacional (FMI) confirmou os sinais de estabilização da situação financeira na China, junto da oportunidade de aceleramento, caso ocorram as reformas previstas.

Além disso, outro fator que contribui para perspectivas positivas parte do otimismo do Banco Central, quando, por meio do Relatório Trimestral de Inflação, publicado no dia 28 de setembro, prevê crescimento de 2,9% no PIB brasileiro em 2023 e de 1,8% em 2024. O ritmo crescente do setor financeiro e a inflação estável formam o ambiente ideal para diversificar a carteira.

Como investir em 2024

Para entender quais são os negócios com potencial de valorização e lucratividade adequados para cada perfil e estilo de investidor, é necessário, antes de tudo, fazer um planejamento de investimentos. A partir das informações atualizadas sobre o contexto econômico e a performance de ativos no mercado financeiro pode-se traçar estratégias mais inteligentes considerando riscos, segurança e rentabilidade.

Ainda assim, existem opções que se mostram como alternativas vantajosas, diante das projeções feitas para o próximo ano. Dentre elas, se destacam:

  • Commodities de energia

Seguindo um movimento global de oferta e demanda por fontes renováveis, aqueles que conseguirem proporcionar avanços tecnológicos suficientes na entrega de soluções sustentáveis na geração de energia tendem a ser lucrativos. Dentro da B3, a Petrobras (PETR4) e a Vale (VALE3), segundo a agência de notícias Reuters, assinaram um protocolo de descarbonização para os próximos dois anos. Isso implica a inclusão de fontes de energia verdes como o diesel renovável e o hidrogênio.

  • Imóveis

Desde o início da pandemia, o mercado imobiliário se mostrou próspero para quem procura alternativas para proteger e valorizar o patrimônio financeiro. Afinal, o segmento, embora passivo, mantém-se estável em longo prazo e, ainda, performa com segurança em fases de incerteza econômica.

A aquisição de um imóvel residencial ou comercial para locação, ou diversificação de carteira se sustenta como uma escolha viável, especialmente para investidores conservadores. No mercado de ações, as LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e os fundos imobiliários também figuram como alternativas para participação de lucros obtidos pela valorização das cotas.

  • Renda fixa

Populares nos últimos anos, os negócios de renda fixa continuam com rendimentos superiores aos da poupança e modalidades isentas do imposto de renda. Entre os especialistas do mercado, costuma ser recorrente o incentivo aos investimentos atrelados à inflação. Igualmente, investir em pós-fixados tem se mostrado favorável em longo prazo.

Nas situações em que as pesquisas sobre os capitais e as taxas de crescimento não sejam suficientes para orientar quais ações representam melhor oportunidade de lucro, o investidor pode se valer do uso de um simulador de investimento. Essa ferramenta permite acessar estimativas de retorno financeiro, seja na comparação de resultados, seja de Tesouro prefixado, Selic, renda fixa ou outros, seja por ganhos adicionais de cada taxa.

Posts Relacionados

Jaraguá sedia congresso de estética e beleza

Grupo HARD investe R$17 milhões em sua segunda unidade industrial e de distribuição

Senar/SC oferece mais de 400 capacitações gratuitas em março

Turismo Rural no Oeste destaca belezas naturais durante o 25º Itaipu Rural Show

Credifoz conquista marco histórico de 100 mil cooperados

Sinais de alerta com a saúde mental das crianças

CDL se une a Gazz Company, maior rede de gestão da área, e lança programa voltado para donos de bares e restaurantes de Joinville

Programa Terra Boa 2024 será lançado na próxima quarta-feira, no 25º Itaipu Rural Show

IFC Blumenau tem vagas para curso gratuito de EJA em Eletricista Industrial

A importância do Legal Design e Visual Law no ambiente jurídico