Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Irani desenvolve papel 100% reciclável, biodegradável e resistente a umidade usada em nova embalagem da Nespresso

Material oferece uma alternativa sustentável para o descarte e armazenamento dos produtos; Nespresso aposta em tecnologia da companhia catarinense e usa papel em novas sacolas de reciclagem para cápsulas de café

Com um olhar constante em trazer alternativas mais sustentáveis e inovadoras ao mercado, a Irani Papel e Embalagem desenvolveu um papel biodegradável e 100% reciclável, além de ser resistente a vazamentos e a condições extremas de umidade e clima seco. O material já vem sendo utilizado por empresas preocupadas com o destino e armazenamento dos seus produtos, como a Nespresso, que escolheu o papel da companhia catarinense como matéria-prima para as suas novas sacolas de reciclagem para descarte de cápsulas de café.

Com tecnologia inovadora, a nova sacola Nespresso comporta até 100 cápsulas, tem dupla camada e oferece uma resistência superior nas mais diferentes condições climáticas, tanto em ambientes secos quanto em condições de umidade extrema, evitando vazamentos durante o uso e garantindo a integridade dos itens armazenados, mesmo em longos tempos de exposição. Esses diferenciais conferem ainda mais comodidade e praticidade durante o transporte da embalagem aos postos de coleta de cápsulas disponibilizados pela marca da Nestlé.

O desenvolvimento do novo papel da Irani é resultado de um extenso projeto da plataforma de inovação da empresa. “Ao longo de dois anos, realizamos uma série de estudos e pesquisas para criar uma embalagem sustentável e que garantisse a integridade do produto armazenado em longos tempos de exposição e a condições diversas, de chuva à altas temperaturas. Diante da sua alta qualidade, o material ganhou versatilidade e interesse junto ao mercado, passando a ser usado nas mais diversas finalidades e auxiliando nossos clientes na melhoria de seus processos e produtos”, explica Robert David Friesen, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Irani.

E de acordo com a Gerente de Sustentabilidade da Nespresso no Brasil, Cecilia Soares, utilizar o papel da Irani como matéria-prima para as sacolas de reciclagem reforça ainda mais o compromisso da marca com a sustentabilidade e na adoção de atitudes sustentáveis. “Na Nespresso, trabalhamos focados em melhorias que podem gerar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente como um todo. Investimos e apoiamos constantemente em diversas ações voltadas à reciclagem, e é por isso que buscamos ir sempre além do que já entregamos. A adoção de atitudes sustentáveis nunca foi tão indispensável. Com isso, torna-se essencial o uso do papel reciclável nesta cadeia, além de estimular a prática sustentável junto ao público em diversas frentes”, conta a executiva.

Inicialmente, o projeto surgiu para atender a demanda de coleta de pólen para melhoramento genético do milho mas ganhou outras funcionalidades. A nova sacola sustentável foi produzida pela Incopy Papéis, especializada em embalagens especiais, que adquiriu o papel produzido pela Irani e desenvolveu a nova solução de embalagem da Nespresso.
Segundo o CEO da empresa, Altamir Silva, por meio desta inovação foi possível alcançar uma embalagem retornável realmente voltada aos conceitos de sustentabilidade: “A Nespresso poderá contemplar o consumidor com mais eficiência em seu ciclo de responsabilidade ambiental, com as cápsulas com alumínio 100% reciclável, café 100% verificado pelo programa AAA de Qualidade Sustentável, e agora, embalagem 100% biodegradável”, afirma ele.

O interesse de empresas de diferentes segmentos por soluções como o novo papel desenvolvido pela Irani segue uma das principais tendências do segmento de embalagens – a substituição do plástico pelo papel, cada vez mais presente na sociedade por seu menor tempo de decomposição no meio ambiente. Já que, o papel leva aproximadamente até seis meses para se decompor enquanto o plástico pode levar de 100 a 400 anos.

O compromisso da Irani com a sustentabilidade está presente em toda a cadeia de negócios, desde o manejo das áreas florestais, que são certificadas pelo FSC, sistema de certificação florestal internacionalmente reconhecido e que identifica produtos originados do bom manejo florestal. E, assegurando práticas ambientalmente adequadas, a companhia catarinense também é uma empresa carbono neutro por natureza, o que significa que captura mais gases de efeito estufa da atmosfera do que emite.

Iniciativas de inovação
Com a missão de oferecer soluções inovadoras, tecnológicas e alinhadas ao pilar de Sustentabilidade, a Irani atua com as plataformas de inovação em algumas frentes principais: atuação com novos insumos já existentes no mercado mas ampliando seu custo competitivo, no desenvolvimento de novos produtos com novos tipos de papel e novas embalagens, além de inovações voltadas à eficiência operacional, economia circular e silvicultura.
Além das equipes internas dedicadas à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e com o apoio de áreas comerciais e assistência técnica, a empresa possui diversas iniciativas de inovação aberta, as quais são desenvolvidas por meio da interação crescente com startups, universidades, parques tecnológicos e incubadoras de empresas e centros de inovação no Brasil e no Exterior.

Sobre a Irani – Fundada em 1941 e controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional Grupo Empresarial da Região Sul do País, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens de papelão ondulado no Brasil, além de ser referência no setor de papel para embalagens (rígidas e flexíveis). Com produção integrada, florestas próprias, energia autogerada e máquinas e equipamentos constantemente atualizados, a Irani produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, resinas de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade e competitividade. A Irani possui 5 unidades produtivas: duas em Vargem Bonita (SC), uma em Santa Luzia (MG), uma em Indaiatuba (SP) e uma em Balneário Pinhal (RS), além de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC).

Posts Relacionados

Americanas tem até 60% de desconto e frete grátis no evento Mega App

Diário da Cidade

Com investimentos de mais de R$ 160 mil, Royal Face inaugura 1ª unidade em São José (SC)

Sabrina Sato diversifica seus investimentos na startup Mimo e aposta no mercado de live commerce

Abertas as inscrições para o mega evento mundial da música O Make Music Day 2021

Nova coleção da Made by You retrata o fazer e o vestir artesanal em todas as idades

Balneário Saboroso ocorrerá de 8 a 31 de julho

Empreendedora de Itajaí impulsiona seu negócio com o programa Salto Aceleradora de MEIs do Sebrae/SC

APROVEITE AS ESTAÇÕES MAIS FRIAS DO ANO PARA COMPOR LOOKS BONITOS E ELEGANTES

Coleção upcycling feita com a lona do Green Valley iniciará as vendas no mês de maio

Tecnologia Educacional mostra as novidades da LEGO® Education na Jornada Bett Online 2ª Edição

Diário da Cidade

Documentário sobre as canoas de garapuvu é exibido em escolas da região

3 dicas para prestar um serviço mais humanizado

Diário da Cidade

4 passos de como montar um armário cápsula sustentável

Modelos ousam no OnlyFans e lançam ensaio lésbico na plataforma

Diário da Cidade

Psicóloga Ana Paula Majcher aborda “Maternidade ideal versus possível” em livro sobre Primeira Infância

Ação de Dia das Mães do Bistek tem série em vídeo com influenciadora digital

Lançamento de filtro no Instagram e projeto digital inédito no mês de maio

Hospital de Olhos Sadalla inaugura sua versão 4.0 em clínica inteligente com tecnologia de ponta

Promoção de Dia das Mães sorteia carro zero para quem contratar seguro de vida com Sicoob

Aussie Grill lança promoção em parceria com a Brahma