Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Isolamento registra aumento no consumo de gás LP. Saiba como economizar durante o inverno

Brasileiros passaram a consumir 23% a mais de GLP durante a quarentena e frio faz a conta de gás aumentar.

Com o isolamento social causado pela pandemia do Covid-19, a população passou a ficar mais tempo dentro de casa e, consequentemente o consumo de gás, luz, água, aumentaram. No caso do gás de cozinha – ou GLP – os brasileiros passaram a consumir 23% a mais do produto por conta da quarentena, segundo o Ministério de Minas e Energia. Segundo Wolney Pereira, CEO da Gaslog, distribuidora de gás LP, o consumo de GLP nos condomínios residenciais atendidos pela empresa aumentou 15%.

Agora, com a chegada do inverno, os aquecedores, lareiras e chuveiros são itens que tendem a funcionar mais nesta época. Veja as dicas dos especialistas da Gaslog, para aquecer mais e gastar menos em casa, durante o inverno!

1- Cozinhe de forma inteligente

Alguns detalhes parecem não influenciar na queima de GLP. No entanto, limpar e certificar-se que as bocas de seu fogão estão desobstruídas é essencial para ter uma boa chama e economizar gás LP. Além disso, é importante checar se seu fogão não está localizado em um local com corrente de ar. O vento impede que a chama saia com facilidade e também tende a demorar mais para finalizar sua receita.

2- Cuidado com banhos longos

É comum que os banhos fiquem mais longos com a chegada do frio. Nesta época, ter uma boa ducha, que cubra grande parte do seu corpo, faz com que o tempo no chuveiro se torne menor. Além disso, se o banheiro estiver bem aquecido, é possível desligar a ducha nos intervalos de esfrega.

3- Aquecimento de ambientes

Em dias mais frios, o aquecedor de ambientes é um bom aliado. No entanto, para economizar e não precisar tanto dele, uma dica é deixar o sol entrar ao longo do dia e manter a casa aquecida. Além disso, ligar o aparelho quando há pessoas no ambiente é o mais indicado, já que o calor do corpo ajuda a esquentar mais rápido.

Quer economizar mais? Substitua a luz elétrica pelo GLP

É importante saber que o Gás LP é fonte de energia com o melhor custo x benefícios se comparado a energia elétrica ou gás natural. Um estudo do Sindigás compara um banho de 60 litros de água (10 minutos) com a energia elétrica e GLP. O aquecido a gás sai 64,2% mais barato.

Mas, não é só isso, o GLP é muito versátil. Além de ser usado no chuveiro, o insumo é útil em lareiras, aquecedores e lavanderias também. Eles aquecem mais rápido e com menor desperdício. Segundo Wolney Pereira, a lareira a gás, por exemplo, é muito prática, já que não faz bagunça ou fumaça como a lenha. Com instalação simples, o recurso exige apenas um ponto de gás. Se comparada às lareiras a etanol e elétricas, a com GLP tem maior capacidade de aquecimento. E, além disso, por ser combustível mais limpo, o GLP não produz resíduos tóxicos.

Outra dica é optar por aquecimento de água a gás para todas as necessidades de sua casa, não só para o banho. O GLP é mais econômico para aquecer o fluxo de água das torneiras. Na cozinha, o aquecimento faz com que a gordura das louças se solte mais rápido e gaste menos água para lavar. Além de aquecer a água para lavar roupas, pode ser utilizado em secadoras.

São diversas utilidades que o GLP pode assumir seja dentro de casa, em pequenos aparelhos domésticos, até grandes instalações industriais e comerciais. Ele também é útil para a esterilização de roupas, instrumentos cirúrgicos e equipamentos usados no hospital.

Mercado de GLP aquecido mesmo durante a crise

Por conta desta situação, em que o consumo tem crescido, o mercado de GLP tem se mantido aquecido mesmo durante a pandemia no país. Segundo a Petrobrás, a produção do insumo está sendo ampliada na refinaria Reduc, em Duque de Caxias (RJ). A produção na unidade bateu o recorde de entrega de GLP pelo segundo mês consecutivo em abril.

A Reduc, no mês passado, vendeu mais de 90 mil toneladas de GLP. Foram produzidas 102 toneladas a mais do produto por dia em relação a março. Com isso, a refinaria rompeu sua marca média de 3 mil toneladas diárias, o que representou um aumento de 3,5% na entrega diária. Esse é um cenário positivo para o GLP no país.

“Apesar de o comércio, principalmente os serviços de gastronomia, terem sofrido com a crise e diminuindo a demanda por GLP; os condomínios residenciais aumentaram o consumo. Todo o abastecimento foi controlado para que não faltasse gás à população e a distribuição da Gaslog não sofreu alteração com a pandemia. Nossos técnicos continuam realizando abastecimentos, instalações e manutenção com todos os cuidados necessários com a equipe e com o cliente”, acrescenta o CEO.

Sobre a Gaslog

A Gaslog atua há mais de dez anos na distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP) a granel fornecido pela Petrobrás. Credenciada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) para atuar em todo o território nacional, hoje está presente nos estados do Paraná e Santa Catarina. É especialista no dimensionamento e implantação de instalações de GLP para atender as demandas de clientes dos segmentos industrial, residencial, comercial, serviços e agronegócio. Por ter uma filosofia de transparência e respeito pelo seu cliente a Gaslog é a empresa que mais cresce no Sul do país, sendo referência no Mercado em oferecer atendimento eficaz e personalizado. www.gaslogbr.com.br

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)