Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Itajaí é a primeira cidade do Brasil a levantar bandeira de sustentabilidade da ONU

Itajaí é a primeira cidade do Brasil a levantar bandeira de sustentabilidade da ONU

Compromisso “Mares Limpos” foi oficializado nesta quarta-feira (18)

A abertura do seminário técnico científico O Futuro dos Oceanos: combate ao lixo no mar, realizado durante a Volvo Ocean Race, foi marcada pela assinatura da Carta Compromisso de Mares Limpos. O documento firma parceria entre a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Município de Itajaí, primeira cidade brasileira a assumir o compromisso.

“Esta tarde será memorável por causa de nosso compromisso com o futuro de Itajaí”, enfatizou o prefeito Volnei Morastoni. “Para Itajaí é um orgulho receber esse evento junto com a Volvo Ocean Race, que nos consolida como Polo Náutico do Brasil”, encerrou.

O documento prevê quatro pontos de atuação: trabalhar no sentido de publicar novas leis, em conjunto com os municípios vizinhos, para criação de uma política regional de combate ao lixo no mar; informar os cidadãos de Itajaí sobre a importância deste tema, através de campanhas de educação ambiental, palestras, seminários e workshops; encorajar e fomentar a iniciativa privada para que realizem práticas sustentáveis que visem a redução do lixo marinho, especialmente o plástico; e minimizar o uso de plástico nas atividades do executivo municipal.

A carta foi assinada pelo prefeito Volnei Morastoni e por Fernanda Daltro, representante da ONU Meio Ambiente.

O Futuro dos Oceanos e a Volvo Ocean Race em Itajaí
Na abertura do seminário, o presidente da Itajaí Stopover e secretário de Turismo, Evandro Neiva, ressaltou a importância do evento para Itajaí. “O evento é mais que uma festa, mas uma oportunidade de promover Itajaí em várias frentes, inclusive como cidade sustentável”, enfatizou Neiva.

“Esse evento foi planejado desde o ano passado. Itajaí é protagonista do combate ao lixo no mar”, declarou o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí (Famai), Victor Valente Silvestre. “O problema do lixo no mar é um problema nosso”, alertou Silvestre.

O Futuro dos Oceanos: combate ao lixo no mar reuniu uma série de pesquisadores e personalidades envolvidas na causa. O tema desta edição da Volvo Ocean Race é justamente o cuidado com os oceanos.

Posts Relacionados

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)