Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Itajaí é a terceira melhor cidade do Brasil para fazer negócios no Comércio

Itajaí foi destaque no ranking das melhores cidades para fazer negócios no Brasil. O Município ficou com a terceira posição no setor de Comércio entre as 100 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. O estudo foi realizado pela Urban Systems para a Revista Exame.

A pesquisa do setor de Comércio mapeou 10 indicadores para formular o ranking de cidades. Entre eles: percentual de empregos no setor com média e alta remuneração, crescimento da renda do trabalhador do comércio varejista e atacadista, crescimento no número de estabelecimentos do comércio, número de empregos no setor, crescimento populacional, densidade de banda larga e renda média dos trabalhadores formais.

Na análise, Itajaí ficou atrás apenas das cidades de São Paulo (SP) e Barueri (SP), primeira e segunda colocadas, respectivamente. Em relação à pesquisa de 2022, o Município saltou 85 posições na listagem desse mesmo setor.

“O empresário retomou por completo sua confiança para investir e temos percebido tanto o aumento do número de comércios varejistas e atacadistas, quanto o crescimento dessas empresas em nossa cidade. Ainda que o setor de Serviços permaneça sendo o que mais contrata, é acompanhado de perto pelo Comércio, que tem muito potencial de crescimento”, pontua o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni.

O levantamento da Urban Systems analisou o desempenho de todos os municípios brasileiros acima de 100 mil habitantes em sete setores: Comércio, Serviços, Mercado Imobiliário, Educação, Indústria, Agropecuária e Saúde. Ao todo, foram estudadas 319 cidades do país e destacadas as 100 melhores para se investir em cada área. Itajaí figurou em cinco rankings neste ano.

“Estar presente no ranking das melhores cidades para fazer negócios no Brasil demonstra as potencialidades de Itajaí em diversos setores, em especial no de Comércio. O Poder Público tem realizado diversos investimentos em obras estruturantes e que garantem mais qualidade de vida para a população. Isso tudo se reflete na atração de mais investimentos e negócios”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Além da terceira colocação no setor de Comércio, Itajaí registrou a 27ª posição na categoria Indústria, a 69ª em Mercado Imobiliário, a 73ª em Serviços e a 80ª em Saúde. Os dados dos indicadores utilizados pela Urban Systems para formulação dos rankings também são monitoradores pelo Planejamento Estratégico do Município de Itajaí (PEMI) e utilizados para traçar ações e políticas públicas.

Foto: Marcos Porto

Posts Relacionados

Cães-guias da Escola Helen Keller passeiam pelo Itajaí Shopping como parte do treinamento de socialização

Desafio Itajaí Shopping: influenciadores criam conteúdos sobre a cidade em série especial para mídias sociais

Complexo Portuário do Itajaí-açu alcança a marca de 1.500 giros na área da nova Bacia de Evolução

Águas de Penha promove encontro com lideranças comunitárias para discutir abastecimento

Navegantes abre inscrições para as oficinas gratuitas do Curso de Cerâmica

Recuperação do asfalto da avenida Osvaldo Reis começa na segunda-feira (05)

Homem é preso furtando whisky em supermercado no bairro Vila Operária, em Itajaí

Vila dos Smurfs traz universo lúdico dos desenhos animados em nova atração no Itajaí Shopping

Dois navios de cruzeiros atracarão simultaneamente em Itajaí nesta quarta-feira (24)

Programa Arte nos Bairros de Itajaí abre inscrições para credenciamento de oficineiros