Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Itajaí é o primeiro município brasileiro a sancionar lei que inclui no calendário da cidade a “Semana de Conscientização dos Relacionamentos Abusivos”

“Há muita opressão nos relacionamentos. Há formas de opressão que silenciam principalmente as mulheres, em nome do que chamam de amor”, comentou o autor da proposta.

Foi sancionada a lei que inclui no calendário do Município de Itajaí a “Semana de Conscientização dos relacionamentos abusivos”, a ser realizada todos os anos no mês de junho.

A semana será dedicada à realização de ações educativas para a conscientização dos relacionamentos saudáveis, e tem por objetivo promover a reflexão e fomentar o debate sobre os relacionamentos abusivos e seus reflexos para os envolvidos, suas famílias e para a sociedade.

A sanção e promulgação da lei coincidem com o aumento da violência contra a mulher em meio à pandemia do coronavírus; as denúncias ao 180 subiram 40% – segundo dados* do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMDH).

A lei é inédita no país – não há legislação específica sobre o tema. O projeto de lei – agora lei – foi integralmente copiado e está tramitando na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul. A Lei 7.153de 16 de junho de 2020 é de autoria do vereador Edson Lapa – acesse a lei: http://abre.ai/leirelacionamentosabusivos

Objetivo da lei
Satisfeito por ter transformado o projeto em lei, o vereador diz que o objetivo é fomentar o debate e conscientizar. “É preciso conscientizar e alertar a todos, mas principalmente as mulheres sobre as diferentes formas de violência que não são habitualmente consideradas como agressões, mas que caracterizam o relacionamento abusivo, além de incentivar as vítimas a denunciarem esses tipos de situações”, disse o parlamentar.

O tema relacionamentos abusivos
Nos últimos anos, o termo relacionamento abusivo ganhou grande visibilidade. Trata-se de condutas de dominação sobre o outro que podem causar danos, tanto psicológicos quanto físicos. Quem enfrenta a situação, normalmente tem dificuldade em notar os primeiros sinais de abusos porque muitos deles são considerados normais na sociedade. Relacionamentos abusivos não se aplicam somente a casais; amizades e relações familiares também podem ser abusivas.

Os abusos e o date perfeito
O projeto nasceu da preocupação do vereador com os abusos nos relacionamentos, e o Dia dos Namorados foi o date perfeito para apresentar a proposta. “Claro que a tendência é que o mercado exalte o lado romântico do Dia dos Namorados e faça esse apelo na mídia e nas redes sociais. Mas há muita opressão nos relacionamentos.

Há formas de opressão que silenciam principalmente as mulheres, em nome do que chamam de amor. São os relacionamentos abusivos. E há um enorme silêncio sobre este tema, mas agora, todos os anos, Itajaí terá uma semana para fomentar o assunto, e creio que mudaremos este quadro”, comentou o Lapa.

*Fonte: https://www.istoedinheiro.com.br/violencia-contra-a-mulheraumenta-em-meio-a-pandemia-denuncias-ao-180-sobem-40/ .  

Posts Relacionados

Lideranças comunitárias aprovam construção da ETA Penha

Abastecimento do bairro São Miguel, em Penha, terá o reforço de mais um poço artesiano

Justiça condena procurador da prefeitura, empresa de segurança e cooperativa bancária por propaganda eleitoral antecipada em Itajaí

Programa Itajaí Ativo oferece aulas nas casas para incentivar a prática de exercícios físicos

ETA Conquista vai ampliar fornecimento de água em Penha

Águas de Penha participa de reunião para discutir impactos da gestão de perdas no novo Marco Legal do Saneamento

Edital Extrajudicial com prazo de 15 dias

Edital Extrajudicial com prazo de 15 dias

Águas de Penha lança programa Afluentes em formato digital

Guarda Portuária recebe equipamentos para auxiliar na inspeção de veículos

Klabin conquista Selo Social 2019 por práticas que fomentam o desenvolvimento sustentável em Itajaí (SC)

diariodacidade

Águas de Penha vai construir mureta para caixa padrão de novas ligações na rede de água tratada

diariodacidade

Empreendedora do ramo calçadista de Itajaí realiza bazar para driblar efeitos da crise

diariodacidade

Vereador requer novas regras para distribuição de cesta básica em Itajaí

diariodacidade

Crianças e jovens são quase 15% dos infectados por coronavírus em Itajaí

diariodacidade

Itajaí registra mais duas mortes por COVID-19 nesta quarta-feira (17) e chega a 23 óbitos

diariodacidade

Inaugurada primeira Estação de Tratamento de Esgoto de São Francisco do Sul

diariodacidade

Barra Velha inicia ação de sanitização de espaços públicos do município

diariodacidade

Implantação de rede de esgoto em Cordeiros alcança fase final

diariodacidade

Águas de Penha inova com instalação de totem de autoatendimento e define pontos extras para pagamento

diariodacidade

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: