Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Itajaí é o primeiro município brasileiro a sancionar lei que inclui no calendário da cidade a “Semana de Conscientização dos Relacionamentos Abusivos”

“Há muita opressão nos relacionamentos. Há formas de opressão que silenciam principalmente as mulheres, em nome do que chamam de amor”, comentou o autor da proposta.

Foi sancionada a lei que inclui no calendário do Município de Itajaí a “Semana de Conscientização dos relacionamentos abusivos”, a ser realizada todos os anos no mês de junho.

A semana será dedicada à realização de ações educativas para a conscientização dos relacionamentos saudáveis, e tem por objetivo promover a reflexão e fomentar o debate sobre os relacionamentos abusivos e seus reflexos para os envolvidos, suas famílias e para a sociedade.

A sanção e promulgação da lei coincidem com o aumento da violência contra a mulher em meio à pandemia do coronavírus; as denúncias ao 180 subiram 40% – segundo dados* do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMDH).

A lei é inédita no país – não há legislação específica sobre o tema. O projeto de lei – agora lei – foi integralmente copiado e está tramitando na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul. A Lei 7.153de 16 de junho de 2020 é de autoria do vereador Edson Lapa – acesse a lei: http://abre.ai/leirelacionamentosabusivos

Objetivo da lei
Satisfeito por ter transformado o projeto em lei, o vereador diz que o objetivo é fomentar o debate e conscientizar. “É preciso conscientizar e alertar a todos, mas principalmente as mulheres sobre as diferentes formas de violência que não são habitualmente consideradas como agressões, mas que caracterizam o relacionamento abusivo, além de incentivar as vítimas a denunciarem esses tipos de situações”, disse o parlamentar.

O tema relacionamentos abusivos
Nos últimos anos, o termo relacionamento abusivo ganhou grande visibilidade. Trata-se de condutas de dominação sobre o outro que podem causar danos, tanto psicológicos quanto físicos. Quem enfrenta a situação, normalmente tem dificuldade em notar os primeiros sinais de abusos porque muitos deles são considerados normais na sociedade. Relacionamentos abusivos não se aplicam somente a casais; amizades e relações familiares também podem ser abusivas.

Os abusos e o date perfeito
O projeto nasceu da preocupação do vereador com os abusos nos relacionamentos, e o Dia dos Namorados foi o date perfeito para apresentar a proposta. “Claro que a tendência é que o mercado exalte o lado romântico do Dia dos Namorados e faça esse apelo na mídia e nas redes sociais. Mas há muita opressão nos relacionamentos.

Há formas de opressão que silenciam principalmente as mulheres, em nome do que chamam de amor. São os relacionamentos abusivos. E há um enorme silêncio sobre este tema, mas agora, todos os anos, Itajaí terá uma semana para fomentar o assunto, e creio que mudaremos este quadro”, comentou o Lapa.

*Fonte: https://www.istoedinheiro.com.br/violencia-contra-a-mulheraumenta-em-meio-a-pandemia-denuncias-ao-180-sobem-40/ .  

Posts Relacionados

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes

Unimed Litoral tem vagas de emprego para Itajaí e região

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13) em Navegantes

Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza doação de 30 cadeiras de rodas ao Hospital Marieta

Itajaí oferece aula gratuita de Tai Chi e Qi Gong no Ginásio Gabriel Collares

Procon divulga pesquisa de preço da cesta básica em Navegantes

Intervenção artística TOSKA – Uma estranha passageira vai circular pelos ônibus de Navegantes no fim de semana

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com soluções digitais e novo formato clean e intuitivo