Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Itajaí é o primeiro município brasileiro a sancionar lei que inclui no calendário da cidade a “Semana de Conscientização dos Relacionamentos Abusivos”

“Há muita opressão nos relacionamentos. Há formas de opressão que silenciam principalmente as mulheres, em nome do que chamam de amor”, comentou o autor da proposta.

Foi sancionada a lei que inclui no calendário do Município de Itajaí a “Semana de Conscientização dos relacionamentos abusivos”, a ser realizada todos os anos no mês de junho.

A semana será dedicada à realização de ações educativas para a conscientização dos relacionamentos saudáveis, e tem por objetivo promover a reflexão e fomentar o debate sobre os relacionamentos abusivos e seus reflexos para os envolvidos, suas famílias e para a sociedade.

A sanção e promulgação da lei coincidem com o aumento da violência contra a mulher em meio à pandemia do coronavírus; as denúncias ao 180 subiram 40% – segundo dados* do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMDH).

A lei é inédita no país – não há legislação específica sobre o tema. O projeto de lei – agora lei – foi integralmente copiado e está tramitando na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul. A Lei 7.153de 16 de junho de 2020 é de autoria do vereador Edson Lapa – acesse a lei: http://abre.ai/leirelacionamentosabusivos

Objetivo da lei
Satisfeito por ter transformado o projeto em lei, o vereador diz que o objetivo é fomentar o debate e conscientizar. “É preciso conscientizar e alertar a todos, mas principalmente as mulheres sobre as diferentes formas de violência que não são habitualmente consideradas como agressões, mas que caracterizam o relacionamento abusivo, além de incentivar as vítimas a denunciarem esses tipos de situações”, disse o parlamentar.

O tema relacionamentos abusivos
Nos últimos anos, o termo relacionamento abusivo ganhou grande visibilidade. Trata-se de condutas de dominação sobre o outro que podem causar danos, tanto psicológicos quanto físicos. Quem enfrenta a situação, normalmente tem dificuldade em notar os primeiros sinais de abusos porque muitos deles são considerados normais na sociedade. Relacionamentos abusivos não se aplicam somente a casais; amizades e relações familiares também podem ser abusivas.

Os abusos e o date perfeito
O projeto nasceu da preocupação do vereador com os abusos nos relacionamentos, e o Dia dos Namorados foi o date perfeito para apresentar a proposta. “Claro que a tendência é que o mercado exalte o lado romântico do Dia dos Namorados e faça esse apelo na mídia e nas redes sociais. Mas há muita opressão nos relacionamentos.

Há formas de opressão que silenciam principalmente as mulheres, em nome do que chamam de amor. São os relacionamentos abusivos. E há um enorme silêncio sobre este tema, mas agora, todos os anos, Itajaí terá uma semana para fomentar o assunto, e creio que mudaremos este quadro”, comentou o Lapa.

*Fonte: https://www.istoedinheiro.com.br/violencia-contra-a-mulheraumenta-em-meio-a-pandemia-denuncias-ao-180-sobem-40/ .  

Posts Relacionados

FIESC apresenta em Itajaí programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Projeto fomentará apresentações de estudantes de Música no Mercado Público de Itajaí

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí leva muita cultura para Navegantes a partir desta quinta-feira

Itajaí Shopping inaugura C&A mais moderna de Santa Catarina

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes

Unimed Litoral tem vagas de emprego para Itajaí e região

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13) em Navegantes

Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza doação de 30 cadeiras de rodas ao Hospital Marieta