Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Itajaí intensifica vacinação contra HPV e Meningite C

Itajaí intensifica vacinação contra HPV e Meningite C

Para ampliar a cobertura vacinal e reforçar a prevenção contra o HPV e a Meningite C, Itajaí está intensificando a vacinação nas escolas do município. Desde o início deste mês, as Unidades Básicas de Saúde estão se mobilizando e indo até as instituições escolares para vacinar os estudantes. A intenção é atingir o máximo de crianças e adolescentes na faixa etária das vacinas.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Itajaí, somente serão vacinados os alunos que entregarem na escola a autorização dos pais ou responsáveis assinada. Também foi enviado um termo de recusa para aqueles que não quiserem vacinar os filhos e informações sobre a importância da vacinação.

“A vacinação contra o HPV é muito importante para prevenir o câncer de colo do útero, além de outras complicações causadas pelo papiloma vírus humano. Já a vacina meningocócica C protege as crianças e adolescentes contra uma forma grave de meningite. Por isso, estamos mobilizando unidades de saúde e escolas para ampliar a cobertura vacinal em Itajaí”, reforça a diretora da Vigilância Epidemiológica, Sandra Ávila.

A vacinação contra o HPV está disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Após seis meses, é necessário fazer a segunda dose da vacina para ficar totalmente protegido. No Brasil, são estimados 16 mil casos de câncer de colo do útero por ano e cinco mil óbitos de mulheres devido à doença. Mais de 90% dos casos de câncer anal e 63% dos cânceres de pênis também são atribuíveis à infecção pelo HPV. Por isso, a vacinação é tão importante para prevenir a doença.

Já a imunização contra a Meningite C deve ser aplicada em meninas e meninos de 11 a 14 anos – faixa etária que foi ampliada neste ano pelo Ministério da Saúde. Além de proporcionar proteção, a ampliação fornecerá proteção indireta para pessoas não vacinadas. A vacina contra meningite também é aplicada aos três, cinco e 12 meses.

Pais ou responsáveis ainda podem levar seus filhos para fazer as vacinas na unidade de saúde mais próxima, durante todo ano. Para receber a dose é necessário um documento de identificação ou carteira de vacinação.

__________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500

Posts Relacionados

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes

Unimed Litoral tem vagas de emprego para Itajaí e região

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13) em Navegantes

Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza doação de 30 cadeiras de rodas ao Hospital Marieta

Itajaí oferece aula gratuita de Tai Chi e Qi Gong no Ginásio Gabriel Collares

Procon divulga pesquisa de preço da cesta básica em Navegantes

Intervenção artística TOSKA – Uma estranha passageira vai circular pelos ônibus de Navegantes no fim de semana

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com soluções digitais e novo formato clean e intuitivo