Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Itajaí intensifica vacinação contra HPV e Meningite C

Itajaí intensifica vacinação contra HPV e Meningite C

Para ampliar a cobertura vacinal e reforçar a prevenção contra o HPV e a Meningite C, Itajaí está intensificando a vacinação nas escolas do município. Desde o início deste mês, as Unidades Básicas de Saúde estão se mobilizando e indo até as instituições escolares para vacinar os estudantes. A intenção é atingir o máximo de crianças e adolescentes na faixa etária das vacinas.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Itajaí, somente serão vacinados os alunos que entregarem na escola a autorização dos pais ou responsáveis assinada. Também foi enviado um termo de recusa para aqueles que não quiserem vacinar os filhos e informações sobre a importância da vacinação.

“A vacinação contra o HPV é muito importante para prevenir o câncer de colo do útero, além de outras complicações causadas pelo papiloma vírus humano. Já a vacina meningocócica C protege as crianças e adolescentes contra uma forma grave de meningite. Por isso, estamos mobilizando unidades de saúde e escolas para ampliar a cobertura vacinal em Itajaí”, reforça a diretora da Vigilância Epidemiológica, Sandra Ávila.

A vacinação contra o HPV está disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Após seis meses, é necessário fazer a segunda dose da vacina para ficar totalmente protegido. No Brasil, são estimados 16 mil casos de câncer de colo do útero por ano e cinco mil óbitos de mulheres devido à doença. Mais de 90% dos casos de câncer anal e 63% dos cânceres de pênis também são atribuíveis à infecção pelo HPV. Por isso, a vacinação é tão importante para prevenir a doença.

Já a imunização contra a Meningite C deve ser aplicada em meninas e meninos de 11 a 14 anos – faixa etária que foi ampliada neste ano pelo Ministério da Saúde. Além de proporcionar proteção, a ampliação fornecerá proteção indireta para pessoas não vacinadas. A vacina contra meningite também é aplicada aos três, cinco e 12 meses.

Pais ou responsáveis ainda podem levar seus filhos para fazer as vacinas na unidade de saúde mais próxima, durante todo ano. Para receber a dose é necessário um documento de identificação ou carteira de vacinação.

__________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500

Posts Relacionados

FIESC apresenta em Itajaí programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Projeto fomentará apresentações de estudantes de Música no Mercado Público de Itajaí

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí leva muita cultura para Navegantes a partir desta quinta-feira

Itajaí Shopping inaugura C&A mais moderna de Santa Catarina

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes

Unimed Litoral tem vagas de emprego para Itajaí e região

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13) em Navegantes

Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza doação de 30 cadeiras de rodas ao Hospital Marieta