Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Itajaí lança campanha Agosto Itajaiense: cuidando dos nossos peixeirinhos

Itajaí lança campanha Agosto Itajaiense: cuidando dos nossos peixeirinhos

Para intensificar os cuidados com a saúde da criança, o Município de Itajaí dá início à campanha “Agosto Itajaiense: cuidando dos nossos peixeirinhos”. A ação, a partir de amanhã (1º), contará com uma série de atividades durante todo mês de agosto nas unidades de saúde e no Centreventos. A campanha é uma promoção da Secretaria Municipal da Criança, do Adolescente e da Juventude, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

A abertura do Agosto Itajaiense será na quarta-feira junto com o início da Semana Mundial da Amamentação, que neste ano tem como tema “Amamentação é a Base da Vida”. De 1º a 7 de agosto, as unidades de saúde de Itajaí estarão engajadas na ação, que visa reforçar a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos – sendo que o leite materno deve ser o alimento exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê.

O estímulo à amamentação também contribui para redução da mortalidade infantil e de casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade em crianças. Para reforçar as orientações sobre o assunto, está previsto um seminário sobre amamentação aberto à comunidade no dia 10, a partir das 13h30, no Centreventos. Além disso, as unidades de saúde trabalharão o assunto em rodas de conversa, grupos de gestantes e vão promover a Hora do Mamaço no dia 30 de agosto, às 16h.

O município ainda vai intensificar o agendamento de consultas de puericultura para crianças nas unidades e oferecer capacitações para profissionais de saúde sobre o acompanhamento e crescimento da criança e emergências pediátricas.

Confira a programação da campanha Agosto Itajaiense:

01/08 – Abertura da campanha Agosto Itajaiense: cuidando dos nossos peixeirinhos e início das ações da Semana Mundial da Amamentação

06 a 17/08 – Grupos de gestantes das unidades básicas de saúde vão trabalhar temas relacionados à amamentação; haverá rodas de conversas nas salas de espera das unidades sobre a saúde da criança; e a intensificação do agendamento de consultas de puericultura.

10/08 – Seminário sobre amamentação aberto à comunidade. No encontro, gestantes e mães poderão esclarecer dúvidas sobre amamentação e trocar experiências.
Local: Centreventos de Itajaí, das 13h30 às 17h30

23/08 – Treinamento ‘Acompanhamento e crescimento da criança: A importância da puericultura’ para profissionais de saúde
Local: Centreventos de Itajaí, das 13h30 às 17h30

30/08 – Hora do Mamaço com realização de atividades educativas para mulheres que estão amamentando
Local: Unidades de Saúde do município, às 16h

31/08 – Treinamento ‘Risco e vulnerabilidade da criança em situação de emergência (Emergências Pediátricas)’ para profissionais de saúde
Local: Centreventos de Itajaí, das 13h30 às 17h30.

Posts Relacionados

Mutirão Juntos Pelo Rio recolheu cinco toneladas de lixo em sua 11ª edição

Associação Amar Cura realiza ação de bem-estar para pacientes da Associação Madre Teresa

‘Celebration Tour’ no Rio: conheça detalhes do show que Madonna vai trazer para Copacabana

Diário da Cidade

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana